Antonio Carraro - Agroglobal 2021

A Antonio Carraro esteve presente na Agroglobal 2021. Conversámos com Josep Maria Ventura, responsável comercial da Antonio Carraro Ibérica para Portugal , que nos apresentou os modelos mais recentes e representativos de cada série presente na feira.

Josep Ventura
Export manager, Agroglobal 2021


Nova Série Tora

A nova Série Tora, equipada com motores Yanmar de 4 cilindros, em conformidade com a Fase 5, com potências de 52 e 66 cv, carateriza-se por um upgrade em termos de conforto hidráulico, mecânico e de condução. São seis modelos multifuncionais, todos supercompactos, isodiamétricos ou com rodas traseiras superdimensionadas, oferecidos com quadro oscilante ACTIO™, articulado ou com volantes, monodirecionais ou equipados com RGS Rev-Guide System (nova patente AC), com roll-bar ou cabine. Com uma gama de 5 plataformas diferentes, consegue-se um melhor conforto de condução. Apesar da extrema compactação destes veículos, pauta-se por ter muito espaço para o operador a bordo, mantendo as dimensões externas extremamente contidas, inalteradas em relação aos modelos anteriores da empresa, caraterística técnica que ganhou o Prémio EIMA EDP 20/21 de Inovação da Série Tora. Além disso, as dimensões gerais contidas são a principal caraterística de todos os tratores AC, com objetivo de serem capazes de trabalhar em terrenos irregulares, em encostas íngremes e em filas estreitas ou numa altura limitada do veículo. Tem uma distância entre eixos curta e uma largura de via adequada, sem afetar a manobra, a estabilidade e a segurança da borda. Todos os modelos da série estão equipados com caixa de velocidades 16 + 16 com inversor sincronizado. Os modelos Tora reversíveis oferecem uma posição de direção associada à alta ergonomia dos controlos para facilitar o uso do trator, mesmo em marcha atrás, com engates frontais. A pedido, o modelo reversível pode ser equipado com joystick e levantamento de esforço controlado, proa ou cabine RedCab. Cabine, com visibilidade panorâmica, insonorizada e equipada com ar condicionado, super compacta mas confortável por dentro, com um perfil elegante e um formato cónico que facilita o desengate do trator entre filas estreitas mesmo em trabalhos em declives laterais.

R, a Série "Revolucionária"

Também estiveram presentes diversos modelos da sua Série ‘estrela’, a Série R, conhecida pela sigla 10900 a que pertencem os modelos (TRX, TRG, TGF, SRX, Mach 4, Mach 2). Cada um caraterizado por uma configuração diferente: com chassis rígido, o articulado tem um baixo centro de gravidade, com calha larga ou superestreita, até trator de rastos. Todos os modelos são equipados com um guia reversível na torre giratória RGS™, com exceção do TGF monodirecional. A transmissão da Série R, com 32 marchas (16 + 16), que pode ser opcionalmente equipada com os dispositivos E-drive, Eco-mode, HI-LO, está equipada com um inversor sincronizado que pode ser engatado durante a condução e tração às quatro rodas, com controlo eletrónico de reengate. A função Cruise Control (Tempomat) com dupla memória das rotações do motor é útil quando se trabalha a uma velocidade constante ou para trocar, durante o trabalho, a diferentes rotações do motor, nas muitas manobras a realizar, inclusive, na cabeceira. O joystick multicontroler fornece um controlo proporcional das saídas hidráulicas de duplo efeito; controlo do elevador e do flutuador; controlo elétrico e ativação do fluxo contínuo. O sistema de amortecimento DAMPING reduz as oscilações do hidráulico traseiro e oferece o máximo conforto ao circular com o equipamento montado. A gama está disponível com cabina Air pressurizada – que também pode ser Cat.4 – com exceção do TGF, equipado com o Protetor de perfil super baixo, 1740mm de altura, que apesar de ser extremamente compacto, é útil para trabalhar em filas estreitas também localizadas em declives, e especialmente devido à altura muito baixa do veículo, para não danificar a folhagem das plantações. Na versão pressurizada com certificação Cat. 4, a cabine garante a máxima proteção e isolamento do operador da inalação nociva de poeiras, gases e vapores, prioridade para quem realiza tratamentos com produtos fitossanitários.

Tratores de transmissão hidrostática. Série Infinity

A Série Infinity representa a resposta AC às necessidades agrícolas do futuro. Uma gama de tratores reversíveis superprofissionais, equipados com transmissão hidrostática contínua. Dotados de grande conforto de operação, aliado a uma compactação única, útil em cultivos em filas estreitas ou onde sejam necessárias dimensões mínimas. Todos os modelos estão equipados com o mesmo motor turbo Kohler 75cv de 4 cilindros: TR monodireção e SR articulado. Com baixo centro de gravidade, destinado ao cultivo em declives. Permite trabalhar nas duas frentes de deslocação com as mesmas velocidades (cada uma equipada com 3 faixas hidráulicas) de 0-15 e 0-40 km/h, que podem ser inseridas manualmente ou em modo de caixa de velocidades automática, sem perda de tração. O pedal de avanço auxilia na travagem mesmo em declives, parando o veículo ao soltá-lo, mesmo sem usar os travões. As funções Cruise Control (ouTempomat), Limit RPM, Intellifix, Fast Reverse permitem que o operador encontre a configuração correta, com base no tipo de processamento. Nos modelos Infinity, a embraiagem é usada apenas para dar arranque e atua como um dispositivo de segurança caso queira parar o veículo imediatamente. O inversor eletro-hidráulico no volante é extraordinariamente prático para manobras para frente/para trás, mesmo repetidamente, sem usar a embraiagem. Os travões praticamente não são acionados porque o pedal do acelerador, além de controlar o andamento, permite gerir a desaceleração até à paragem do trator: com apenas pedal do acelerador, toda a transmissão é controlada.

Josep Maria Ventura, destacou ainda a robusta imagem de marca que a Antonio Carraro tem em Portugal e o trabalho da rede de concessionários que tem sido muito valioso nos anos mais recentes. A política do grupo é que o cliente Antonio Carraro possa encontrar um ponto de venda e assistência sem se deslocar mais de 50 ou 60 km.

Nas palavras de Josep Maria Ventura "a estratégia da Antonio Carraro assenta em 3 pilares: o pilar do produto, que é feito a partir da fábrica com total competência e atenção sobre as necessidades do mercado; um 2º pilar que é a parte da formação e identificação da marca e dos revendedores, onde a formação é um ponto-chave cada vez mais importante e definidor do trabalho de interação entre os concessionários e a casa-mãe; e o 3º pilar que é toda a parte relacionada com o desenvolvimento de rede, onde continuamos a trabalhar, mas que está cada vez mais consolidada".