Greenplace ganha concurso para o fornecimento de duas máquinas no âmbito do projeto F4F

03 Out 2022

No dia 29 de agosto de 2022 foram apresentados às entidades envolvidas e à comunicação social os dois robots destroçadores de rastos adquiridos pela Pinhal Maior - Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul à empresa Greenplace, de Vila Chã de Ourique. Esta aquisição foi realizada através de um concurso público ganho pelo modelo Green Climber LV600 da MDB.

Este evento contou com a presença dos presidentes das Câmaras Municipais associadas: Município de Mação, Município de Oleiros, Município de Proença-a-Nova, Município de Sertã, Município de Vila de Rei, dos Bombeiros Voluntários da Sertã, e representantes de outras entidades envolvidas no projeto. O Engenheiro Daniel Luís, gestor do projeto, foi quem tratou de toda a organização e apresentação do evento.

André Dias e Alfredo Dias estiveram presentes como representantes da SerQ, promotor líder do projeto Forest 4 Future, e salientaram que esta aquisição é de extrema importância no cumprimento dos objetivos a que o F4F se propõe, nomeadamente no direcionamento das soluções e tecnologias para as especificidades da região, assim como na mitigação de riscos bióticos e abióticos, com impacto direto, imediato e estrutural em toda a fileira.

O consórcio do projeto F4F, cujo promotor líder é o SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, na Sertã, é composto por entidades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (universidades, politécnicos, laboratórios do estado e unidades de investigação) em cooperação com agentes de interface (associações, centros tecnológicos, autoridades públicas, empresas e representantes da sociedade).

Uma das grandes vantagens da utilização deste tipo de máquinas é a segurança que oferece pelo facto de permitir um distanciamento do operador relativamente à máquina, por ser manobrada através de um controlo remoto. As máquinas adquiridas serão utilizadas na implementação de soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Professor Carlos Viegas, investigador do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) e da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra que visam «melhorar a eficiência e rapidez dos trabalhos de limpeza e reduzir o seu custo. Atuam ainda na prevenção dos fogos rurais. São soluções que permitem um distanciamento do operador em relação à máquina de corte, reduzindo os riscos: identificar obstáculos, classificá-los e agir em conformidade. No final do projeto espera-se atingir tecnologias com uma maturidade que permita colocá-las no mercado de uma forma mais ampla, podendo chegar a mais câmaras em todo o país» afirma o Professor Carlos Viegas. Uma das máquinas adquiridas servirá de protótipo na implementação de adaptações no sentido de a tornar autónoma, podendo trabalhar sozinha através da definição de coordenadas geográficas, para além da implementação de sistemas de localização das próprias máquinas.

No caso específico das Green Climber LV600 da MDB, fornecidas pela Greenplace, várias outras vantagens são de destacar:

  • Trabalha em inclinações de 60º em declives frontais ou laterais graças ao afastamento das lagartas até 1700 mm;
  • Possui uma estrutura muito robusta com sete apoios de motor, radiador e bomba hidráulica;
  • O chassi é fabricado com chapa quinada de aço hardox 700;
  • As lagartas com 9 rodas de apoio permitem uma melhor distribuição do peso, evitando que a lagarta salte em pendentes maiores;
  • O seu motor com sistema de lubrificação patenteado, garante a lubrificação em grandes inclinações;
  • Realiza o trabalho de 12 a 14 desmatadores manuais.

Vasco Estrela, Presidente da Câmara de Mação e atual presidente da Pinhal Maior, considera esta aquisição essencial para nesta primeira fase trabalhar nas faixas de gestão de combustível, na proteção das zonas industriais e em redor das aldeias e futuramente poderá estender a sua utilização às Áreas de Intervenção de Gestão de Paisagem.

As cabeças destroçadoras escolhidas foram aconselhadas pela empresa fornecedora, Greenplace, por serem as que melhor se adequam ao objetivo do projeto e às características da região.

Esta apresentação contou com a presença de um dos maiores especialistas a nível mundial na área florestal e especificamente na área de investigação em incêndios florestais, o Professor Doutor Domingos Xavier Viegas, da Universidade de Coimbra.

Greenplace
Morada: Rua das Corriolas E.N.3
2070-651 Vila Chã de Ourique
Tel.: 968492683