Ascendum Máquinas fornece oito escavadoras inovadoras Volvo EC250E Hybrid numa parceria com a Altri Florestal

18 Out 2022

No passado dia 5 de agosto, na Quinta do Furadouro, foi apresentada a primeira de oito máquinas EC250E Hybrid, da Volvo, adquirida por fornecedores de serviços da Altri Florestal à empresa Ascendum Máquinas. No âmbito do seu Compromisso 2030 que procura estar de forma pioneira na primeira linha do conhecimento, estudo e integração de equipamentos alimentados por fontes de energia alternativas e menos poluentes, a Altri Florestal estabeleceu com a empresa Ascendum Máquinas uma parceria para a aquisição de equipamentos com estas características por parte dos seus fornecedores de serviços.

As oito novas EC250E Hybrid Volvo, que estarão em breve ao serviço da Altri nas suas atividades de exploração florestal e preparação de terreno, dispõem de uma tecnologia hidráulica híbrida exclusiva que «utiliza o movimento descendente da lança para carregar um acumulador que alimenta um motor auxiliar, que por sua vez fornece torque ao motor.» como explica Diogo Martins, Gestor de Vendas da Ascendum Máquinas. «O resultado é um aumento de 17% de eficiência de combustível e também uma redução de 15% de emissões de CO2, mantendo toda a potência e desempenho da escavadora.»

Manuel Carvalho, Gestor Após-Venda da Ascendum Máquinas, refere que «com o lançamento deste novo modelo da Volvo o serviço Após-venda da Ascendum tem vindo a preparar-se e a formar toda a sua capacidade técnica de maneira a enfrentar os novos desafios trazidos pelas novas tecnologias» disponíveis atualmente na marca, numa gama bastante completa. «Quer em equipamentos autónomos, quer em equipamentos elétricos, temos hoje soluções integradas de dumpers articulados autónomos, 100% elétricos; temos escavadoras e mini-escavadoras 100% elétricas; até mesmo escavadoras de grande dimensão, de 22 toneladas» esclarece Pedro Gaspar, Diretor Comercial da Ascendum Máquinas, explicando ainda que «juntamente com o nosso fornecedor Volvo, temos soluções para o nosso mercado e para os nossos clientes que vão ao encontro do Compromisso 2030.»

Pedro Silva, Gestor de Aprovisionamentos da Altri Florestal, explica que «neste compromisso, denominado Compromisso 2030, assinado com a UNESCO, a Altri definiu metas claras e objetivas em que se compromete a baixar todas as suas emissões. Sabemos que a Ascendum, e as marcas que representa, estão também nesse caminho» e por este motivo «estabelecemos uma parceria em que os fornecedores de serviços da Altri, investindo em equipamentos com este tipo de tecnologia, menos poluente, terão da parte da Altri um compromisso de garantia de trabalho» e desta forma «a Altri tenta que esses fornecedores e investidores tenham de certa maneira garantida a amortização do seu investimento.»

Em resposta, os fornecedores de serviços da Altri viram nesta aquisição um excelente negócio. Nuno Almeida, Gerente da VLO, fundamenta a sua escolha em dois principais benefícios para a sua empresa: «por ser híbrida e ter consumos inferiores». E adianta «por isso adquiri a Volvo; não uma, mas duas! Esta é a primeira e a segunda vem em janeiro.». Após experimentar a nova Volvo EC250E Hybrid, Victor Costa, Operador da empresa VLO, constata ainda mais vantagens: «a respeito da cabine a máquina é mais confortável e mais silenciosa.»

Pedro Silva refere ainda que «Estamos com o único equipamento que nos interessa para o sector florestal e que existe disponível no mercado», mas sendo este o compromisso para uma década, haverão «muitos mais passos para além deste equipamento». Segundo Pedro Silva, o objetivo é que em 2030 a Altri alcance consumos percentualmente mais baixos do que em 2022.«A Ascendum, e especialmente a Volvo, estão na linha da frente, e a Altri também (...) faz todo o sentido estarmos juntos e esta é a razão principal deste compromisso.» conclui.

ASCENDUM
Morada: Rua do Brasil nº27
2695-535 São João da Talha
Tel.: 808911191