Antonio Carraro celebra 25 anos diretamente na Península Ibérica

19 Out 2022

Há 25 anos a marca de tratores especializados Antonio Carraro iniciou a sua caminhada na península ibérica de uma forma direta de fábrica.

Neste período a casa italiana conseguiu consolidar o seu negócio ibérico através de uma rede de concessionários muito bem estabelecida e uma gama de produtos perfeitamente adaptada às necessidades dos agricultores do sul da Europa.

Em relação a Portugal, a evolução da agricultura nacional foi notória nos últimos anos e isso fez com que algumas culturas especializadas se tornassem fundamentais para o desenvolvimento nacional. Por exemplo, o crescimento em viticultura, pomares de pomóideas e de frutos secos, viveiros e até de culturas tão pouco estabelecidas no passado como o kiwi, fez com que a procura por soluções profissionais e de elevada capacidade produtiva se tornassem uma necessidade premente. É aí que entra a Antonio Carraro. Os seus tratores caracterizam-se por ser altamente produtivos, mas ao mesmo tempo extremamente versáteis, podendo operar nas normais operações de campo, mas beneficiando da capacidade de trabalho em posição reversível para um maior controlo por parte do operador em ações como pré-poda, despampa, destroçamento de restos de poda, etc. Também a funcionalidade de empilhador de colheita assenta perfeitamente às máquinas Antonio Carraro. Nas operações no terreno merece também destaque a sua capacidade de trabalho em áreas de grandes declives.

Falando com Josep Maria Ventura, responsável de vendas, percebemos que ao longo dos anos a Antonio Carraro foi conquistando um lugar ao sol entre as marcas de tratores que operam no mercado nacional. Atualmente a Antonio Carraro encontra-se numa fase de forte crescimento no mercado de alto valor acrescentado, com a chegada da digitalização à agricultura.

Na opinião do responsável de vendas da marca para Portugal, a rede de concessionários tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos, treinada continuamente para dar o melhor serviço ao cliente, cada vez mais exigente na agricultura portuguesa. Todo este trabalho tem dado como fruto uma rede de vendas consolidada e fiel a marca.

A casa aproveitou esta data redonda, para celebrar junto dos seus concessionários, equipa interna e imprensa especializada - com o portal comerciomaquinas.com presente - um evento na Galiza entre 12 e 14 de Outubro que contou com visitas a "Bodegas" de Alvarinho, terminando com uma pequena peregrinação a Santiago do Compostela para reforçar os aspetos da alma. Esta foi a região escolhida para a celebração por se tratar da zona da Península Ibérica onde a Antonio Carraro tem o seu maior parque de máquinas instalado, sendo líderes de mercado em tratores compactos.

Nas Bodegas Martin Códax e Granbazán os convidados puderam provar alguns dos melhores vinhos espanhóis, além de degustarem as melhores iguarias galegas. De realçar que também estiveram presentes, juntamente com a equipa da Antonio Carraro Ibérica, o próprio CEO da empresa, Marcello Carraro com a sua equipa dirigente.

Aproveitando esta singular comemoração, Andrea Beltrame, responsável de investigação e desenvolvimento da Antonio Carraro SpA, apresentou 3 novidades presentes pela primeira vez na península IBERICA:

TRG 8900R Tony. Ainda em fase de projeto é o primeiro trator reversível com rodas desiguais e com transmissão hidrostática TONY “nascido das necessidades do mercado da Península Ibérica”. Esta unidade é exposta aqui pela primeira vez ao público. É um modelo rígido reversível, que graças às suas rodas traseiras de maior tamanho, se adapta, além de a vinhas e a pomares, também a tarefas de “campo aberto”, sobretudo de tração e de reboque. Conta com cabine Cat. 4 e, sobretudo, a transmissão de variação contínua sem necessidade de embraiagem.

Mach 4R. Quadri-rasto articulado reversível com motor de 4 cilindros, transmissão 16+16 com inversor sincronizado, peso de 3.150 kg (versão com arco de segurança) e 3.300 kg (versão com cabine Air), com uma capacidade de 2.300 kg. Na EIMA 2022 apresentar-se-á o MACH 4 TONY, a versão com transmissão hidrostática, que foi premiada como Novidade Técnica nesta importante feira internacional.

SRX Hybrid. Trator articulado (a marca está a trabalhar também na versão rígida) com motor endotérmico de 75 CV e motor elétrico de 37 CV. Com este produto, o fabricante italiano pretende oferecer uma máquina híbrida ligeira que seja capaz de armazenar energia durante a fase de recuperação e utilizá-la quando assim for requerido, ou seja, ganhando em eficiência.

Após esta apresentação, ficou claro que a marca vem fazendo um trabalho cada vez mais sólido, estabelecendo laços duradouros com concessionários e clientes.

Assim como a Antonio Carraro Ibérica cumpre 25 anos, também Justo Sampayo cumpriu 25 anos como parte da equipa no passado mês de julho, dos quais os últimos 17 como máximo responsável. “E com o mesmo entusiasmo do primeiro dia”, exclamou sorridente. “Foi e é muito bonito trabalhar com esta equipa e num sector que não está ainda suficientemente valorizado”. Sampayo mostra-se muito satisfeito com a possibilidade de “constatar, pela proximidade que temos com os nossos clientes, que os meios que colocamos à sua disposição lhes permitem melhorar as suas vidas, as suas empresas, os seus rendimentos”.

“Mesmo sendo um grupo de profissionais com muita experiência no sector", prossegue o dirigente, "temos uma enorme esperança no futuro, muita vontade de dotar a agricultura de alto valor acrescentado com os meios que necessita, mantendo-nos perto dos nossos colaboradores e do cliente, que podem encontrar em nós uma ferramenta de produção excelente para umas condições de trabalho concretas, especializadas e, em certas ocasiões, muito complexas, sempre com vontade de inovar na procura de soluções num mundo tão complexo como o atual. Tudo isto é muito motivador”.