SDF aposta em formação em gestão de após-venda para os concessionários

15 Mar 2023

A SDF Portugal, filial do grupo Same Deutz-Fahr para Portugal, está a apostar na formação de gestão de após-venda para os seus concessionários. A medida surge devido à falta de formação histórica neste sector, resultando numa necessidade de melhorias na gestão dos concessionários que se traduzirá num incremento da qualidade de serviço e da sustentabilidade do negócio destes distribuidores.

Em 2019, a SDF criou a primeira formação em Gestão de Após-Venda, em parceria com a empresa de "coach management" ACM, para gerentes de concessão e responsáveis de após-venda. Em 2021, foi lançada a segunda formação sob a mesma temática, e agora chegou o nível 2, denominada "Gestão Master de Após-Venda".

Com adesão de 11 concessionários, a formação é composta por 11 módulos e 88 horas de aprendizagem. O objetivo é melhorar a gestão de processos internos e planos de negócios de após-venda dos concessionários aderentes.

Para o diretor-geral da SDF Portugal, Arnaldo Caeiro, já se verificam melhorias assinaláveis nos concessionários que aderiram à formação. O formador da empresa ACM, Dário Afonso, destacou a importância de perceber as necessidades específicas dos concessionários para estabelecer um plano de formação adequado.

Os maiores desafios identificados pelo formador são a monitorização de gestão oficinal e rentabilidade das oficinas, assim como a digitalização e marketing de após-venda. Para contornar essas dificuldades, foi criado um modelo de negócio de um concessionário de máquinas agrícolas em 2028, permitindo garantir novas ferramentas e antevendo novas formas de operação.

Os resultados obtidos foram excelentes, e a SDF pretende continuar a apostar na formação dos seus concessionários, abrangendo novas áreas. A formação em gestão de após-venda é fundamental para melhorar a gestão dos concessionários e contribuir para um melhor desempenho e crescimento dos negócios.

Os concessionários presentes e agora possuidores do Certificado de mérito empresarial "Programa de Gestão Master de Após-Venda 2022/23, são os seguintes:

- Auto Agrícola Alburitelense
- Agro121
- Alfaidouro
- Alfredo Dias
- António Fernando Nobre Prata
- Arménio Pereira de Sousa
- Benjamim F. Limede
- Maquicorredora
- MJCP
- Plamir
- Xerocar