Pulverizadores Rocha na Agroglobal 2023: Inovação e Tecnologia a Favor da Agricultura

22 Set 2023

A Agroglobal 2023, realizada desta feita no CNEMA em Santarém, foi palco de grandes avanços na indústria agrícola. Entre as empresas que marcaram presença, a Pulverizadores Rocha destacou-se ao apresentar uma série de inovações e produtos que prometem impulsionar o tratamento das culturas. As principais novidades apresentadas por Sérgio Oliveira foram as seguintes:

Grandes Culturas
A Pulverizadores Rocha possui a gama mais completa de equipamentos para grandes culturas em Portugal. Destacaram-se os modelos "Prime EVO + Barra BRU EVO" com barras de 18 e 21 metros. Estas barras destacam-se pela resistência total devido à galvanização, facilidade de nivelamento, suspensão por molas e a capacidade de trabalhar com diferentes medidas, graças ao fecho tramo a tramo. Os pulverizadores de 1700L e 2000L impressionaram pelo excelente ponto de equilíbrio, design inovador do reservatório e sistema de engate rápido. Além disso, a Pulverizadores Rocha apresentou pulverizadores frontais em tamanhos variados para responder às necessidades específicas dos agricultores.

Culturas Especializadas
Para os produtores de culturas especializadas, como vinha, pomar e olival, a Pulverizadores Rocha trouxe soluções inovadoras. O "INVERT CRONOS TDV" com turbina dupla vertical é perfeito para plantações com condução alta e entre-linhas estreitas. Além disso, o pulverizador pneumático Mittos Douro WAATIC acoplado, é ideal para culturas em patamares, garantindo um tratamento preciso da face exterior do patamar. A empresa também apresentou o "MITTOS RB EVO" com barra de 6 faces e ISOBUS, bem como o "Pulverizador Silent NVS DC" com capacidade de 4000 litros e o sistema de sonar "Bravo 350" que controla a aplicação com base na deteção das árvores.

Distribuidores de Adubo
A Pulverizadores Rocha não deixou de lado os distribuidores de adubo, introduzindo um sistema sonar com localizador para distribuidores de adubo de prato duplo. O "KC QD" em tamanhos de 600 e 800 litros foi projetado para culturas com entrelinhas estreitas, como vinhas. Além disso, a empresa anunciou para breve um sistema VRA (Aplicação de Taxas Variáveis), através de células de carga, prometendo maior eficiência na distribuição de adubo.

Equipamentos para Vinha
A Pulverizadores Rocha também apresentou equipamentos específicos para a viticultura, incluindo despontadoras da linha "Vision" e pré-podadoras. Estas ferramentas são essenciais para melhorar a gestão das vinhas e aumentar a produtividade.

Agricultura 4.0 - Revolução Tecnológica
A empresa não ficou para trás no que diz respeito à agricultura de precisão. Introduziu tecnologias avançadas como o ISOBUS e ferramentas que permitem a criação de mapas de prescrição e a aplicação de taxa variável. Outra tecnologia em destaque é um sistema que controla a aplicação com base na velocidade de avanço em regime de trabalho intermitente, graças ao sistema sonar.