Popup Banner Landini Campanha Outubro 2025

Dia Nacional Maschio Gaspardo em Portugal reforça proximidade e aposta estratégica no mercado nacional

23 Set 2025

A Maschio Gaspardo celebrou, no passado dia 18 de setembro, o seu Dia Nacional, evento que decorreu na emblemática Casa Cadaval, em Muge, e que juntou cerca de 400 participantes, entre agricultores, prestadores de serviços agrícolas, concessionários e revendedores da marca.

Mais do que um encontro comercial, a iniciativa destacou-se pelo espírito de proximidade e partilha com os clientes, que puderam conhecer de perto algumas das soluções mais inovadoras do portefólio da marca, assistir a demonstrações no campo, conviver e até participar num sorteio de prémios exclusivos.

Máquinas em destaque

O evento contou com uma mostra diversificada de equipamentos, pensados para responder às exigências da agricultura moderna em Portugal:

PA2 – depósito frontal associável a semeadores, com capacidade de dois mil litros e equipado com duas tremonhas para semente e adubo. Graças ao sistema duplo de dosagem e distribuição, garante uma aplicação uniforme ao longo de toda a largura de trabalho, permitindo maior autonomia no campo.

Delta 830 – triturador articulado de 8,40 metros, ideal para operações de grande escala. Projetado para lidar com restos de culturas e biomassa, assegura uma fragmentação eficaz dos resíduos, sobretudo quando usado em conjunto com o Buffalo, deixando o solo pronto para a preparação seguinte.

Opera 600 – semeador combinado para a cultura do arroz e outras sementeiras exigentes. Permite uma distribuição precisa de sementes, garantindo uniformidade mesmo em condições de terreno mais difíceis.

Primavera 600 – semeador pneumático robusto, projetado para semear em solo preparado ou minimamente trabalhado. O distribuidor, preciso e eficiente com qualquer tipo de semente, é acionado eletricamente, enquanto a distribuição é pneumática. Um chassi robusto, com elevada altura ao solo, e a disposição das unidades de sementeira de disco duplo ou socos em quatro filas, asseguram um fluxo de produto regular mesmo em terrenos pedregosos ou com muitos restos culturais. A boa velocidade de sementeira e a tremonha de 1.500 litros garantem elevada produtividade.

Veloce F 500 - grade rápida de discos articulável com 5 metros de largura de trabalho e profundidade até 10 cm, ideal para a preparação rápida e eficaz do leito de sementeira.

Com 40 discos de 520 mm de diâmetro, opcionalmente 560 mm, dispostos em dois leques opostos, garante uma mistura uniforme do solo e dos resíduos culturais. Compatível com tratores de 150 a 200 cv, combina ligeireza, baixo consumo e robustez.

Durante o evento, a Veloce F 500 foi apresentada a trabalhar em conjunto com o depósito frontal PA2, mostrando a sua polivalência em sistemas de sementeira combinada.

Jumbo X – grade rotativa de grandes dimensões, com 10 metros de largura de trabalho. Construída para grandes explorações agrícolas, alia robustez à capacidade de nivelar e preparar o solo com eficiência, garantindo produtividade mesmo em condições exigentes.

Artiglio hydro F 410 – subsolador de 4 metros, apto para tratores de média e alta potência. Trabalha até 55 cm de profundidade e está equipado com sistema non-stop para superar obstáculos sem comprometer a estrutura da máquina. O rolo traseiro permite deixar o terreno nivelado e pronto para a cultura seguinte.

Drácula hydro F 430 – cultivador robusto e versátil, disponível em várias larguras de trabalho. Combina discos, hastes e rolos niveladores, permitindo numa única passagem misturar resíduos, descompactar e preparar o solo. O chassi articulado facilita o transporte entre parcelas.

Campo P32 IsoTronic Selectron – pulverizador rebocado que integra o sistema de corte bico a bico Selectron. Este sistema permite desligar automaticamente bicos individuais, evitando sobreposição de produto e aumentando a precisão na aplicação, com ganhos de eficiência e poupança de insumos.

Tempo Ultra 1600 – Entre os equipamentos em destaque encontrou-se também o pulverizador Tempo Ultra 1600, apresentado com a barra ALA 424 e complementado pelo depósito frontal Front Tank Pro 1500. Esta configuração permite maior autonomia e eficiência em campo, assegurando uma distribuição homogénea. O conjunto integra dupla bomba e um sistema automático de recirculação da água, que garantem fiabilidade, facilidade de utilização e melhor aproveitamento da calda, reduzindo desperdícios e tempos de preparação.

Primo, Chrono e Giraffa XL – máquinas que reforçam a gama apresentada, mostrando a diversidade de soluções que a Maschio Gaspardo coloca ao dispor dos agricultores portugueses.

As demonstrações em campo permitiram aos participantes observar a eficácia real das máquinas, com destaque para o Drácula 430, o Artiglio F Hydro, o Jumbo X ou o Opera em condições práticas de trabalho.

Portugal como mercado estratégico

A realização do Dia Nacional em Portugal reflete a relevância estratégica do país para a Maschio Gaspardo. A diversidade agrícola nacional, destacando-se as produções hortícolas, arrozeiras e tomate indústria, assim como as cerealíferas tradicionais — exige soluções técnicas diferenciadas, e a marca sublinha a sua capacidade de resposta.

“Apostamos em que distribuidores, agricultores e clientes confiem plenamente na qualidade das nossas máquinas. Nada melhor do que demonstrar em campo como trabalham”, afirmou Alfonso Egea, diretor-geral da Maschio Gaspardo Ibérica.

Alfonso Egea (Branch Manager Maschio Gaspardo Ibérica) à esquerda e Sérgio Raposo (Area Sales Manager para Portugal)

Também Sérgio Raposo, Area Sales Manager no mercado português, destacou:

“Este dia em Portugal foi um momento-chave para reforçar o nosso compromisso de proximidade. A escuta ativa continua a ser a base para compreender e dar resposta às necessidades reais dos agricultores.”

Alfonso Egea à esquerda com Diogo Monteiro Guerra (Parts Sales Manager para Portugal)

Reforço da equipa em Portugal

O encontro serviu igualmente para apresentar novidades na estrutura da marca no mercado nacional. A Maschio Gaspardo anunciou a entrada de Diogo Monteiro Guerra como Parts Sales Manager no país, reforçando uma equipa já sólida que integra dezenas de colaboradores da Maschio Gaspardo Ibérica (Portugal e Espanha).

Com quase 20 anos de experiência em departamentos de peças na área agrícola, Diogo Monteiro Guerra traz consigo uma especialização reconhecida que vem acrescentar valor ao departamento de peças da Maschio Gaspardo em Portugal. Este reforço traduz a aposta clara da marca no pós-venda e na assistência técnica, fatores cruciais para quem depende diariamente da fiabilidade das máquinas no campo.

Convívio e proximidade

Para além da componente técnica, o almoço-convívio e o sorteio de seis macacões e três viagens à fábrica Maschio Gaspardo, em Itália, criaram um ambiente de verdadeira ligação entre marca e clientes.

O Dia Nacional consolidou-se assim como um encontro-chave anual para a Maschio Gaspardo em Portugal, confirmando o impacto da marca no sector agrícola português e reforçando uma mensagem clara: mais do que máquinas, a empresa aposta em proximidade, inovação e confiança.