VÍDEO

Amiga: um microtrator elétrico que pode mudar a pequena agricultura

2023-03-27 12:51:22

Este microtrator pode ser revolucionário uma vez que se trata de um verdadeiro "transformer" que ajuda o agricultor em múltiplas tarefas. Pelas suas características, é ideal para pequenas explorações e para culturas especializadas.

 

A startup norte-americana Farm-ng desenvolveu este microtrator elétrico sob o nome Amiga, um veículo multifunções que está a ter um verdadeiro impacto entre os agricultores dos Estados Unidos da América.

 

A sua estrutura modular permite-lhe adaptar-se facilmente às diferentes condições culturais. Por exemplo, pode variar a largura de trabalho de acordo com a distância entrelinhas.

 

Também pode ser portador de múltiplas ferramentas, o que lhe permite realizar tarefas de lavoura, deservagem, sementeira, pulverização, fertilização, colheita e transporte, entre outras.

 

Pode ser operado de forma manual ou remotamente, com a possibilidade de incorporar robótica para o seu funcionamento totalmente autónomo, uma das especialidades da Farm-ng.

 

Desde a Farm-ng destacam que o microtrator Amiga está desenhado para ajudar os produtores a manterem-se competitivos através de um equipamento elétrico simples, acessível e altamente personalizável.

 

Atendendo a este objetivo, o equipamento incorpora as últimas tendências em técnicas de Agricultura de Precisão, com o fim de maximizar o rendimento, reduzir a carga de trabalho, facilitar a recopilação de dados, melhorar a segurança e minimizar a compactação do solo.

 

Devido às suas características, o Amiga é ideal para explorações de pequenas dimensões e culturas regionais. Para já, nos Estados Unidos é utilizado principalmente na produção hortícola orgânica e de plantas aromáticas.

 

A comercialização desta máquina ainda não chegou à Europa mas prevê-se que venha a ter impacto quando isso ocorrer.

 

Investidores

O sucesso comercial do Amiga nos Estados Unidos traduziu-se num crescente interesse por parte dos investidores.

 

Recentemente, a Farm-ng realizou bem sucedida ronda de financiamento para apoiar o seu projeto.

 

O investimento, liderado pela Xplorer Capital, será utilizado pela empresa californiana para aumentar a capacidade de produção do microtrator.

 

Também utilizará os novos recursos para um maior desenvolvimento da navegação autónoma em operações agrícolas que vão desde a colheita até ao transporte.

 

A Farm-ng é uma startup californiana dedicada ao desenvolvimento de hardware e software de robótica para agricultura e outros sectores.

Vídeos (12)