NOTICÍA

Fravizel, um bom exemplo na metalomecânica nacional

19 Mar 2019

Entrevista a Adérito Joaquim - Responsável pelo comércio internacional na Fravizel.

CM: Pode fazer-nos uma breve apresentação da empresa? 
AJ: A Fravizel é uma empresa de engenharia e metalomecânica que fabrica acessórios para todo o tipo de máquinas (escavadoras, carregadoras, dumpers, bulldozers, tractores) e está focada no aumento de produtividade nos sectores onde atua (construção, pedreiras, florestal, portos marítimos, indústria, etc.) e soluções à medida do cliente. A empresa tem 35 anos de história e nasceu para desenvolver e fabricar equipamentos adaptados à medida do cliente e com a máxima qualidade e robustez para cada tipo de trabalho. Por sua vez, a Coremaq, outra empresa do grupo, está focada na reparação de máquinas e na assistência continua dos seus parceiros.

CM: Qual a gama de produtos que a Fravizel produz? 
AJ: A Fravizel produz equipamentos florestais para preparação e limpeza de terrenos. Rachadores para cepos, arranca cepos, subsoladores, ripers, ancinhos, grade de discos, cabeça de corte de árvores, proteções florestais, robots para limpeza de matas, serviços, etc. Os nosso produtos são focados no aumento da produtividade com a maior durabilidade no terreno. E também pretendemos desenvolver sempre novas soluções para melhorar o mercado e por isso temos vários produtos patenteados e pertencemos à rede COTEC. O objetivo é o nosso cliente ganhar tempo ao tempo para ser mais competitivo nos seus trabalhos. Desde 2004 que temos produtos patenteados na área florestal, temos muita experiência e know how nesta área.

CM: Como carateriza os seus produtos e a sua fábrica? (tecnologia existente, materiais empregues) 
AJ: Inovadores e os melhores materiais disponíveis no mercado, a Fravizel sempre teve o posicionamento da melhor qualidade de produto e serviço possível para os seus clientes. Neste momento a Indústria 4.0 para o aumento de produtividade é o nosso foco.

CM: Quais os principais mercados a nível mundial? (relação entre mercado nacional e mercado internacional e dentro deste quais os mais significativos). 
AJ: Os nossos melhores mercados são a União Europeia e a América do Sul. Já exportamos para cerca de 42 países, sejam produtos florestais como ligados à construção e rocha natural.  

CM: Existem projetos para novos produtos a curto/médio prazo? 
AJ: Sim, continuaremos a aumentar a nossa gama de produtos florestais e a implementar tecnologia 4.0.

CM: Quais os principais desafios que um fabricante nacional como a Fravizel enfrenta?
AJ: Falta de reconhecimento da importância da qualidade e inovação do produto que levam ao aumento da produtividade no terreno. O importante para nós é que o nosso cliente aumente a sua rentabilidade final.