NOTICÍA

Krone apresenta a sua renovada gama de equipamentos de colheita e forrageiros

10 Set 2020

Krone introduziu inúmeras inovações em todos os equipamentos forrageiros e de colheita. Os diferentes responsáveis de produto revelaram cada um desses interessantes desenvolvimentos através de uma conferência de imprensa online.

Por força da atual situação de pandemia em que nos encontramos, o meio digital foi o escolhido pela Krone para apresentar os seus novos produtos e a atualização de grande parte da gama existente. Graças às novidades apresentadas, a Krone mantém a sua posição de destaque dentro dos fabricantes de máquinas forrageiras e de colheita. E demonstra, por outro lado, o seu compromisso com o desenvolvimento de novos produtos.

Dessa forma, apresentou novidades em muitas das suas gamas de equipamentos, bem como a introdução numa nova categoria, como a das plastificadoras montadas de fardos redondos. Por meio de uma conferência de imprensa dinâmica, os diferentes responsáveis de produto foram apresentando, primeiro de forma estática e depois junto da própria máquina, cada uma das gamas de produtos sobre as quais há novidades. As apresentações incidiram sobre as novas gadanheiras duplas traseiros EasyCut B 870 e EasyCut B 1000, os novos voltadores de feno Vendro, a gama profissional de enfardadeiras de fardos redondos VariPack, a nova geração de ensiladoras automotrizes Big X e, finalmente, a introdução na gama de plastificadoras com a linha Easy Wrap.

Um ano atípico mas positivo
Além da apresentação do produto, Bernad Krone, presidente da Krone Holding, também participou na conferência de imprensa para apresentar uma avanço dos resultados económicos, principalmente aqueles relativos à parte relacionada com o sector agrícola. Lembrando que o ano fiscal da Krone vai de 1 de agosto a 31 de julho. Assim, os dados preliminares apontam para um volume de negócios de cerca de 730 milhões de euros, com um crescimento de 4,6% face aos 698 do ano anterior. Esse é um dado que está acima do resto do sector de maquinaria agrícola. Algo especialmente importante num ano tão difícil como o atual, com a crise provocada pela pandemia do coronavírus. Abordou-se também a situação em diversos países, com mercados que caíram nas vendas como o francês ou o espanhol e outros que aumentaram os seus números, como os dos países nórdicos.

Também dirigiu palavras de incentivo aos trabalhadores que têm mantido o nível de produção nas fábricas durante a parte mais difícil da pandemia, de forma que as entregas e pedidos foram mantidos em todos os momentos.

Novos EasyCut B 870 e B 1000
O primeiro produto apresentado foram as novas gadanheiras montadas traseiras tipo borboleta EasyCut B 870 e B 1000. Em comparação com os tridentes anteriores sem condicionador, estes novos modelos destacam-se pelo seu design moderno, pelas lonas tensadas e pelo seu peso otimizado graças ao novo cabeçote.

Ambos os modelos vêm de fábrica com suspensão hidráulica, proteção contra impactos non-stop e os sistemas comprovados Krone SmartCut, SafeCut e DuoGrip. As máquinas são montadas perto do trator com engates de Categoria II e III por meio de pinos de acoplamento.

Um detalhe especial do EasyCut B 870 é a possibilidade de escolher entre duas posições de acoplamento para o braço da gadanheira, permitindo aos operadores ajustar a largura de trabalho entre 8,31 m e 8,62 m, bem como as sobreposições, de acordo com necessidades específicas.

Outra caraterística emblemática no novo tridente EasyCut B 1000 é a exemplar comodidade de trabalho para o operador, e a largura de trabalho variável entre 9,28 m e 10,00 m, que se controla de maneira hidráulica a partir da cabine do trator, e que permite responder de maneira flexível às condições mutáveis de trabalho.

Voltadores de feno Vendro
Uma gama de produtos completamente nova é a representada pelos voltadores de feno Vendro. Esta nova gama vem substituir a gama KW e tem nove modelos: dois com 4 rotores (Vendro 470 e Vendro 560), três com 6 rotores (Vendro 620, Vendro 680 e Vendro 790), dois com 8 rotores (Vendro 820 e Vendro 900) e dois com 10 rotores (Vendro 1020 e Vencro 1120). Com larguras de trabalho entre 4,70 m e 11,20 m, adaptam-se às necessidades de qualquer exploração.

A caraterística mais marcante desses novos modelos é o acoplamento próximo ao trator. Selado e isento de manutenção, o acionamento principal com embraiagem integral antideslizante oferece tempos máximos de trabalho e total fiabilidade. Como os modelos Highland, os voltadores de feno Vendro apresentam rotores Krone OptiTurn e com os dedos patenteados Krone OptiTurn. As rodas de direção giram muito próximas dos dedos Krone OptiTurn para trabalhar excecionalmente perto do solo.

Enfardadeiras de fardos redondos VariPack
No campo das máquinas de colheita, também foram apresentadas novas caraterísticas, em primeiro lugar nas enfardadeiras de fardos redondos VariPack Plus, o novo standard da Krone para rendimento e densidade de fardos no segmento de enfardadeiras de fardos redondos profissionais. A gama conta com quatro modelos - VariPack V 165, VariPack V 165 XC, VariPack V 190 e VariPack V 190 XC.

O diâmetro dos fardos é infinitamente variável entre 80 cm e 1,65 m no VariPack V 165 e de 80 cm a 1,90 m no VariPack V 190. Ambos os modelos podem ser equipados com um sistema de corte opcional.

Quatro faixas contínuas formam os fardos de acordo com a pressão e diâmetro previamente ajustados do terminal na cabine do trator. O operador pode escolher de forma rápida e simples entre três opções para o núcleo dos fardos, ajustando a densidade e o tamanho dos fardos conforme necessário.

Nova geração da Big Pack
Melhorar a comodidade do operador e reduzir os custos de propriedade: estas foram as duas premissas sob as quais a Krone trabalhou para atualizar a sua gama de enfardadeiras gigantes. Dentro desta atualização reviram-se e otimizaram-se muitos dos componentes de alta resistência, para aumentar a vida útil das máquinas.

O resultado é a nova geração de BiG Packs, que se destacam por serem verdadeiramente de alto desempenho. Os novos modelos da linha moderna foram redesenhados e apresentam uma câmara de fardos mais longa, o sistema de enchimento variável VFS de alta resistência e outras caraterísticas que maximizam o conforto do operador, como o sistema de limpeza da máquina PowerClean. O último sistema é um recurso totalmente novo para a limpeza do atador, que não só limpa o mecanismo do atador, mas também outras áreas da máquina. Por meio de turbinas hidráulicas é gerada uma sobrepressão dentro do atador, para que a sujidade não se acumule neste ponto.

O fluxo de ar é canalizado para áreas abaixo dos painéis e para baixo do eixo. O facto de haver resíduos na câmara de enfardamento é coisa do passado - isso melhora a vida dos atadores, pois agora trabalham num ambiente totalmente limpo.

A Big X continua a surpreender
Depois de passar por uma reformulação, as novas Krone Big X 480/530/580/630 ficaram impressionantes - com tecnologia comprovada e recursos inovadores. Além da nova cabine, o sistema de fluxo de colheita foi redesenhado e os motores agora estão em conformidade com as regulamentações de emissões Stage V. A cabine Premium standard tem um ecrã de 8”, portas USB e de câmara, bem como um párassol e limpa párabrisas frontal e dois limpa párabrisa laterais.

A cabine Premium Comfort opcional possui volante revestido em couro, ecrã tátil de 12”, USB, portas de câmara, um refrigerador e párassois nos vidros laterais, dianteiros e traseiros. Assim como a gama Big X 680-1180, estes novos modelos apresentam condicionador de rolos para milho OptiMaxx, com perfil dentado num ângulo de 5º.

Todos os modelos possuem motores MTU, mais do que comprovados, com até 653 CV. Todos atendem às normas de emissões Stage V (Europa) e Tier 4 final (EEUU). Outro ponto a destacar destes novos modelos Big X é a largura de via reduzida: mesmo com pneus 710/70 R42, estas ensiladoras automotrices ficam abaixo de 3 m de largura, para circular com segurança em vias públicas.

Uma nova gama de equipamentos
Finalmente, foi apresentada uma nova linha de produtos dentro da família Krone. Para completar o trabalho com a forragem e obter os melhores resultados. A Krone apresenta um novo modelo de plastificadora de fardos redondos - a EasyWrap 150, que plastifica fardos de 1,00 a 1,50 m.

A nova gama EasyWrap de plastificados foi especialmente concebida para agricultores e prestadores de serviços que trabalham em pequenas parcelas e que enfardam e plastificam em passagens diferentesCom um braço de plastificação que gira a 36 rpm, a EasyWrap 150 é atualmente a plastificadora de um braço mais rápida do mercado. Montada num engate de 3 pontos na parte dianteira ou traseira do trator, a distribuição de peso ideal permite-lhe trabalhar com segurança e estabilidade em qualquer terreno. A sua construção robusta e fácil manipulação permitem que se possam enfardar fardos até 1.600 kg sem engates adicionais, mesmo nos tratores mais pequenos.

O plástico tem 750 mm de largura e 55% ou 70% de pré-tensado. O EasyWrap 150 é operado a partir do terminal DS 500, com um grande ecrã e menús claros e intuitivos que maximizam a sua utilidade.

Com o lançamento da plastificadora EasyWrap, a Krone reforça a sua posição como especialista de forragem no segmento das plastificadoras. A nova linha destaca-se pelo seu design, desempenho máximo, conforto incomparável do operador e facilidade de uso. O EasyWrap 150 será seguido por outros modelos da mesma gama.