NOTICÍA

A Antonio Carraro apresentará a sua gama de tratores na EIMA 20/21

04 Nov 2020

A próxima edição do EIMA 20/21 terá mais uma vez a presença dos mais destacados modelos de Antonio Carraro. É uma seleção de equipamentos com os quais a marca italiana cobre as necessidades de culturas especiais e também muitas outras necessidades do campo e do cuidado de espaços verdes.

Tigre 3800: Supercompacto
Este trator Antonio Carraro é a evolução do modelo Tigre 3200 (lider no segmento isodiamétrico), repleto de soluções técnicas que elevam os padrões profissionais de um meio supercompacto destinado ao trabalho rotineiro em pequenos terrenos agrícolas. Mas também em parques, jardins, estufas ou em trabalhos de manutenção.

O novo Tigre 3800 é um equipamento multitarefa desenhado para realizar inúmeras atividades em pequenos campos agrícolas, pomares, estufas, parques e jardins. Tem um motor Yanmar de 3 cilindros de 26 cv com refrigeração a água que cumpre as mais recentes regras de emissões, Stage V. Um motor “estruturado”, caraterizado por um binário excelente e generoso graças a uma maior cilindrada, o que o torna enérgico e eficiente mesmo a baixas rotações. Apesar da sua compacidade, oferece uma posição de condução espaçosa e confortável, graças à sua ampla plataforma isenta de alavancas no túnel central, caraterística única neste segmento.

Nova Série Tora
A Série TORA da Antonio Carraro nasceu com o objetivo de alcançar uma gama de tratores profissionais de média potência caraterizados por uma melhoria no sistema hidráulico, mecânico e no conforto de condução. Quaisquer que sejam as tarefas agrícolas, é importante considerar o consumo de combustível e os custos de gestão, utilizando sempre o trator com a potência proporcional a cada trabalho para atingir a máxima eficiência e mínimo desperdício de energia e tempo de trabalho.

A nova geração TORA de tratores de média potência (52/66 CV) com motor Stage V é composta por equipamentos multifuncionais que podem ser combinados com implementos complexos (máquinas intercepas, podadores e implementos hidráulicos para vinhas), graças ao aumento do caudal hidráulico com caudais contínuos ajustáveis, proporcionando o máximo controlo dos implementos. Os seis modelos da Série oferecem diferentes configurações: chassis ACTIO™ rígido ou articulado; direção reversível ou monodirecional; sistema hidráulico com load sensing com até 5 distribuidores de duplo efeito; joystick e hidráulico dianteiro, com dispositivo auxiliar com braços ajustáveis ​​e engates rápidos. O acesso ao posto de condução é rápido (sem alavancas no túnel central).

Série Infinity
A Série Infinity é a resposta da Antonio Carraro às exigências da agricultura do futuro. Uma gama de tratores superprofissionais reversíveis equipados com uma transmissão hidrostática especial. A Série está disponível em 3 versões, todas com opção de cabine, com grande conforto operacional e um design compacto e exclusivo no seu tipo, vantajoso para culturas em linha estreitas ou onde são necessárias pequenas dimensões.

Todos os modelos estão equipados com o mesmo motor Kohler de 75 cv com 4 cilindros turbo: TR, chassis rígido, SR, chassis articulado e TTR, de chassis rígido "largo" e baixo centro de gravidade, destinado a culturas em declives. A transmissão Infinity, denominador comum da gama, permite trabalhar nos dois sentidos de deslocamento com as mesmas velocidades (cada uma com 3 gamas hidráulicas) de 0-15 e 0-40 km / h, que podem ser acionadas de forma manual ou em modo automático sem perda de tração. O pedal de avanço facilita a travagem, parando o veículo quando ele pára de operar, sem necessidade de usar os travões. As funções Cruise Control (ou Tempomat), Limit RPM, Intellifix, Drive Mode, Fast Revers e suspensão Uniflex, permitem que o operador use as configurações apropriadas para cada tipo de trabalho. Com os modelos Infinity só precisa de usar a embraiagem para arrancar o veículo ou quando quiser travar imediatamente. O inversor eletro-hidráulico no volante é incrivelmente prático de manobrar para frente e para trás, mesmo repetidamente, sem pressionar a embraiagem. Os travões quase não são utilizados, pois o pedal do acelerador, além de controlar o avanço, facilita a desaceleração até o trator parar: somente com o pedal do acelerador pode ser controlada toda a transmissão.

R, a Série “Revolucionária”
Na EIMA 20/21 será exibida na íntegra a magnífica Série "R" da Antonio Carraro. Após as últimas adições, existem agora sete modelos, todos com a abreviatura 10900 (TRX, TRG, TGF, TTR, SRX, Mach 4 e Mach 2), cada um caraterizado por uma configuração diferente: rígido, baixo centro de gravidade, chassis longo, articulado ou com rastos de borracha. Todos contam com sistema de acionamento reversível em torre giratória RGS™, exceto o TGF, que é unidirecional.

O motor dos modelos R é um Kubota 4 cilindros com injeção eletrónica, Common Rail, 98 cv. A tecnologia CAN-bus facilita a comunicação instantânea entre as várias unidades de controlo com um uso muito limitado de conexões, permitindo ao operador gerir eletronicamente o motor, com todos os comandos localizados no painel de instrumentos (incluindo memórias de trabalho e curvas de aceleração). Graças ao seu degrau ligeiramente alongado em relação aos modelos das gerações anteriores, os pesos do trator estão perfeitamente distribuídos.

O sistema de amortecimento absorve os movimentos do elevador traseiro e proporciona conforto absoluto nas deslocações com um implemento incorporado. A gama está disponível com cabine de ar pressurizada, exceto para o TGF 10900 R, que monta a super low profile Protector 100 - 1740 mm - super-tecnológica e confortável, com um amplo espaço para o operador apesar da sua extraordinária compactação, muito útil em circulação em espaços confinados e entre vegetação. Na versão pressurizada com certificação Categoria 4, a cabine garante a máxima proteção e isolamento do operador contra inalações prejudiciais de poeira, gases e vapores, algo prioritário para quem realiza tratamentos com produtos fitossanitários.

Transmissão
A transmissão de 32 velocidades (16 + 16), com E-drive opcional, Overspeed e HI-LO, possui um inversor sincronizado (de série) que pode ser ativado em marcha, e tração integral com controlo de reconexão eletrónica. Vem de série com a função Cruise Control (Tempomat) com dupla memória de regime do motor, muito vantajosa em tarefas com velocidade constante ou para comutar dinamicamente para um regime do motor diferente e programado, como nas manobras de cabeceira. O joystick multicontrolador prático e ergonómico facilita o controlo proporcional de distribuidores hidráulicos de duplo efeito, controlo de elevação e flutuação, controlo elétrico e ativação do caudal contínuo.

A TDF também é de duas velocidades, 540/540E (mais a sincronizada independente) e como extra pode oferecer velocidades de rotação 540S e 1000, velocidades diversificadas para otimizar o trabalho com todos os implementos. A suspensão UNIFLEX® patenteada (opcional) Com cilindros coaxiais permite que o implemento utilizado se adapte instantaneamente ao perfil do terreno à medida que se desloca, mantendo uma pressão constante no solo e aumentando a velocidade e precisão do trabalho. Ao reduzir a pressão específica do implemento no solo, o conforto de operação é melhorado e é obtida menor compactação do solo, menor resistência a puxar ou empurrar e o consumo é também reduzido.

Série Tony
A série de tratores Antonio Carraro denominada TONY nasceu de um projeto que visa melhorar a relação desempenho-consumo, independentemente da atividade realizada, com máquinas capazes de simplificar e agilizar as tarefas no campo, reduzindo custos operacionais. É composto por 5 modelos de transmissão híbrida mecânico-hidrostática, entre os quais estão o TTR 10900 Tony (chassis largo isodiamétrico) e o Tony 8900 V (o primeiro trator AC com chassis convencional), os modelos mais recentes.

A transmissão Tony dos tratores Antonio Carraro possui sistemas operacionais que gerem automaticamente diversas atividades com base no terreno, nos implementos utilizados e no estilo de condução do operador. Oferece funções automáticas controladas pelo sistema operacional ITAC, como Cruise Control (ou Tempomat) e Tractor Management Control (TMC), que facilitam as operações do operador ao permitir que selecione diversos parâmetros para qualquer tipo de trabalho. A velocidade é independente do regime do motor, portanto, ambas podem ser programadas separadamente. O intervalo de velocidade é de 100 m/h a 40 km/h.

Tony 10900 TTR
O novo modelo de 98 cv com transmissão hidrostática Tony foi desenhado para executar com segurança tarefas potencialmente críticas num ambiente equipado com caixa de velocidades mecânica tradicional.

Este modelo Antonio Carraro baseia-se no seu «primo», o TTR 10900 da Série R, com mudanças mecânicas: isodiamétrica, reversível, com chassis ACTIO™ oscilante integral e baixo centro de gravidade, configuração que garante estabilidade nas tarefas em encostas íngremes. A novidade deste trator está na transmissão híbrida mecânico-hidrostática Tony, que é controlada eletronicamente pelo software Tractor Management Control (TMC) System. É composto por uma unidade hidrostática que opera uma unidade mecânica com 4 gamas robotizadas, operáveis ​​sob carga e sem o uso da embraiagem, que podem ser selecionadas com o trator parado ou em movimento. O modelo pode ser equipado com um terceiro ponto, um tirante hidráulico esquerdo e suspensão Uniflex™ (de série) que aumenta a aderência das rodas ao solo, reduzindo o peso que é descarregado no solo e aumentando a estabilidade do trator. Está disponível com cabine fechada, espaçosa e confortável, com climatização automática. O acesso a bordo é fácil por ambas as portas. As suas grandes janelas oferecem visibilidade de 360°. Está equipado com 2 portas USB, uma tomada de 3 pólos unipolar de 12 V, um rádio e luzes de trabalho LED. Também vem de série com o joystick multifunções. Outra novidade é o banco do passageiro, ao lado do operador, homologado para tráfego rodoviário.

Tony 8900 V
O Tony 8900 V da Antonio Carraro é candidato ao prestigioso prémio Trator do Ano 2021. Distingue-se pelas suas caraterísticas únicas e inovadoras. A AC, reconhecida líder mundial em compactos isodiamétricos, propõe pela primeira vez em Itália o seu primeiro trator com chassis convencional, a fim de ampliar ainda mais a oferta para a sua grande clientela, proporcionando a cada um deles um trator "à medida".

O Tony 8900 V (motor Kubota de 74,3 CV - Turbo Common Rail - Estágio V - 4 cilindros - 16 válvulas) monta a transmissão Tony, desenhada para simplificar o trabalho do operador agrícola. Destinado a vinhas em linhas muito estreitas, oferece versatilidade, praticidade e precisão. A transmissão hidrostática combina o melhor desempenho do topo de gama com facilidade de uso. A bomba de caudal regulável load sensing e os circuitos com sistema de descarga têm a capacidade de reduzir o consumo de energia quando o sistema hidráulico do trator não está em uso. As suas dimensões são incrivelmente contidas, graças a uma transmissão compacta que determina uma largura mínima de apenas 98 cm. O posto de condução é caraterizado pelos seus elementos refinados. Está localizado sobre uma plataforma espaçosa com sistemas de isolamento e insonorização para aumentar a estabilidade e o conforto. O eixo dianteiro permite um ângulo de direção de até 55°, alcançando manobras altamente precisas.

A cabine (opção) AIR «V» é composta por 4 pilares para oferecer visibilidade em todas as direções. É pressurizado em Cat. 4 e com homologação ROPS. O volante pode ser ajustado em altura e inclinação, com retorno assistido para acelerar a saída e descida do operador.

HoloMaintenance
A Antonio Carraro aproveitará a feira EIMA para lançar as suas novas iniciativas digitais no atendimento pós-venda. Com o objetivo de promover e apoiar diagnósticos remotos e reparações realizadas por oficinas autorizadas AC, o primeiro dispositivo a ser apresentado serão os óculos interativos HoloMaintenance, que combinam realidade física e virtual.

O HoloMaintenance é um novo serviço Antonio Carraro de atendimento 7 dias por semana, que se realiza conetando os óculos interativos ao tablet ou smartphone via bluetooth. O dispositivo usa uma plataforma conectada a óculos «inteligentes» com HoloLens (lentes interativas especiais) para realizar assistência remota em todas as oficinas AC autorizadas do mundo.

Este novo instrumento, além de encurtar distâncias, reduz o uso de meios de transporte e, portanto, o consumo (e as emissões correspondentes), economizando muito tempo e dinheiro. Outro aspeto importante a ter em conta é a satisfação e o prazer dos operadores que se ligam através do interface nas operações de assistência com o HoloLens e que são catapultados para uma realidade incrível mas verdadeira, com tudo imediatamente ao alcance da sua mão. Graças ao HoloLens e à orientação dos especialistas do departamento de Pós-Venda AC, os revendedores e distribuidores AC poderão realizar reparações com grande habilidade e em pouquíssimo tempo em qualquer lugar do mundo.