A Massey Ferguson anuncia a nova Série MF 5S, abrangendo 5 modelos de tratores, com motor AGCO Power de 105 a 145 cv, transmissão Dyna-4 ou Dyna-6, três níveis de equipamento e reafirmando a experiência de utilizador introduzida há alguns meses com o MF 8S.
A Massey Ferguson apresenta os novos tratores da Série MF 5S, que reforçam o posicionamento da marca no segmento de média potência. Seguem o design marcante da “Nova Era” (neo-retro) de tratores iniciada pela marca e com a nova experiência de utilizador, já introduzida no MF 8S.
Apresenta-se como um trator que pode equipar toda a tecnologia dos mais potentes tratores Massey Ferguson da série S, adaptável a todos os tipos de trabalhos agrícolas e adequado para pomares que necessitem de um trator compacto, mas com a máxima tecnologia precisão.
Motor
AGCO Power (Fase V) com 4 cilindros, 4,4 L de cilindrada, com potências máximas de 105 a 145 CV, com a tecnologia MF All-in-One, projetada para durar toda a vida útil do trator, ajudando a reduzir os custos de manutenção. Inclui o sistema SCR, DOC e catalisador de fuligem passivo SC, numa única unidade compacta. As trocas do filtro de óleo e combustível chegam às 600 horas.
Um novo sistema de fluxo de ar otimizado melhora a refrigeração do motor, aumentando o rendimento e a eficiência. Estes motores AGCO Power não possuem recirculação de gases de escape (EGR), mantendo o melhor consumo de combustível e alta densidade de potência em toda a gama de rotações e máxima fiabilidade dos componentes do motor.
Posto de condução
A cabine de altas especificações vem com um novo sistema de ar condicionado e oferece três níveis de acabamento:
Transmissões
Todos os tratores da série MF 5S estão disponíveis com uma seleção de transmissões semi-Powershift Dyna-4 (16x16) ou Dyna 6 (24x24) da Massey Ferguson ambas com função de travão a neutro.
Tanto na transmissão Dyna 4, com 4 grupos robóticos e 4 marchas Powershift, como na Dyna 6, com 4 grupos robóticos e 6 marchas Powershift, nunca é necessário pisar o pedal da embraiagem. A transmissão Dyna 6 Eco oferece velocidade máxima de 40 km h a 1.530 rpm.
Nos modelos Exclusive e Efficient as transmissões vêm com AutoDrive de série e são controladas pelo joystick Multipad. Este sistema proporciona uma transmissão totalmente automática das quatro ou seis marchas Powershift no trabalho de campo e no transporte uma transmissão totalmente automática.
As versões Essential com Dyna-4 possuem um controlo de transmissão com a conhecida alavanca em 'T' do MF, com Speedmatching, que seleciona automaticamente a marcha Powershift correta mais apropriada para a velocidade ao subir ou descer de grupo. Os modelos Dyna-6 vêm com AutoDrive de série.
As velocidades super-redutoras são uma opção em todos os modelos, oferecendo velocidades de até 70 m/h com pneus de 34" ou 80 m/h com pneus de 38".
Eixo dianteiro suspenso
Novo eixo dianteiro suspenso mais robusto, oferecendo um raio de viragem de até 4 metros. Com 900 kg a mais de capacidade de carga, ajuda a melhorar a eficiência ao permitir que os tratores usem equipamentos maiores montados à frente, com capacidade de elevação de 3 t, como as gadanheiras MF das gamas DM e M ou implementos mais pesados para trabalhar com vibrador ou guarda-chuva invertido no carregador frontal.
A suspensão do eixo é controlada eletro-hidraulicamente, está equipada com três acumuladores e dois cilindros independentes de maior curso, para oferecer o máximo conforto e máxima versatilidade graças ao facto de poder ser bloqueado à escolha do operador para trabalhar com os implementos mais pesados quando for requerido.
Elevador traseiro
Redesenhado para lidar com cargas mais pesadas, a capacidade de elevação do elevador de três pontos foi aumentada para 5.700 kg em todo o seu curso, 7% a mais do que o seu antecessor. Em certas circunstâncias, pode levantar até 6.000 kg. O elevador está construído com novos componentes para fornecer mais resistência e flexibilidade de montagem. Opcional com terceiro ponto hidráulico na parte superior.
Desenvolvido para montagem em conjunto com o novo eixo suspenso, o hidráulico dianteiro tem um design integrado com todo o eixo dianteiro o que ajuda a manter o raio de viragem de 4m. Com uma capacidade aumentada de 2.500 kg para 3.000 kg, isto permite aos operadores melhorar o desempenho com implementos maiores e mais largos.
Trabalhos com carregador frontal
Os MF 5S são especialmente úteis para o trabalho com carregador frontal, graças à sua capacidade de manobra, visibilidade dianteira sobre o capô estreito e inclinado e sistema hidráulico de alto caudal. As operações também são facilitadas pelos controlos da transmissão, assim como o travão para a posição neutra, tudo controlado com a mão direita no joystick multifunções. A cabine pode ser equipada com um teto Visio para uma visão desimpedida do balde ou implemento em todo o percurso de elevação.
A Massey Ferguson não só fornece uma ampla gama de carregadores frontais com auto-nivelamento ou sem nivelamento, a série MF FL, mas também podem ser fornecidos montados de fábrica no MF 5S. Esta opção inclui ancoragens no chassis, instalação elétrica e hidráulica com joysticks mecânicos ou eletrónicos, para integração total do carregador no trator. Isto ajuda a manter a capacidade de manobra, mesmo quando equipado com o elevador dianteiro opcional.
Telemetría MF Connect
É opcional e permite ao utilizador monitorizar todo o parque de maquinaria, mostrando as posições atuais das máquinas, as rotas percorridas, bem como uma série de informações operacionais de interesse.
O Datatronic 5 oferece operação intuitiva e é padrão nos modelos Exclusive e opcional nos modelos Efficient. Este ecrã tátil, com conexão ISOBUS, monitoriza todas as funções do trator e controla qualquer implemento compatível com ISOBUS.
Todos os elementos da MF Technologies/Smart Farming funcionam via Datatronic 5. Incluem a autocondução MF Guide, bem como o Controlo de Secção MF e o Controlo com Dosificação Variável (VRC), que agora podem lidar com até 36 secções e até 5 mapas de aplicação com 5 produtos diferentes.
O Datatronic 5 equipa o software MF TaskDoc para criar registos de campo, como mapas de aplicação com dosificação variável, registar o uso de combustível, fazer relatórios de trabalho, bem como manter uma contagem precisa de todos os inputs para cada hectare.
Para facilitar ainda mais as operações, o MF TaskDoc Pro permite que esses dados sejam transferidos, via Agrirouter, para o software de gestão agrícola do utilizador ou Next Machinery Management. Como alternativa, essas funções também podem ser controladas num terminal opcional com ecrã tátil Fieldstar 5 na versão Essential ou Efficient.
Empresa Destacada
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAN TGE: A nova geração de veículos comerciais feita à medida do seu negócio
17 Abr 2025
Startup alemã Escarda Technologies obtém certificação CE para robot de monda a laser
17 Abr 2025
PALFINGER S. A. passa a representar em exclusivo a gama BG LIFT em Portugal
16 Abr 2025
Junta de Sendim e Atenor aposta em equipamento profissional para limpeza de bermas
16 Abr 2025