A eletrificação na indústria automóvel está a crescer em volume e a reduzir em custos. Esta tendência também está a impulsionar o desenvolvimento de tecnologia na indústria da logística, mais especificamente de empilhadores com baterias de iões de lítio. A transição da tecnologia de chumbo-ácido para a tecnologia de iões de lítio, tem vindo a aumentar nos últimos anos, no mercado europeu.
Mas a abordagem tem sido a de simplesmente substituir as células de chumbo-ácido por iões de lítio, usando a mesma caixa da bateria. A Toyota Material Handling Europe pretende permanecer na linha da frente nesta área, e por isso tem vindo a aplicar uma abordagem ágil, com o intuito de se adaptar continuamente aos novos desenvolvimentos nesta tecnologia: novos produtos químicos, nova inteligência de software e combinação destes. É fundamental ser o mais flexível possível e ser capaz de se adaptar a novas possibilidades.
Apresentação do conceito RED design
A Toyota Material Handling Europe, deu início ao seu projeto RED com o intuito de definir uma visão para o futuro do design de equipamentos de movimentação de cargas. RED significa Radical Energy Design, que está no núcleo do novo conceito de design. É possível revolucionar o design do empilhador, através da construção de soluções de baterias de iões de lítio por módulos, que são montados internamente na Toyota Material Handling.
O pensamento por trás do projeto RED é eliminar completamente a caixa da bateria e encontrar locais alternativos para os módulos de energia, individuais. Isto dá liberdade para redesenhar completamente a máquina, abordando vários benefícios para o cliente.
O projeto RED da Toyota está focado no desenvolvimento de futuras gerações de empilhadores elétricos. As células da bateria são distribuídas por todo o equipamento, o que reduz a sua dimensão global, sem comprometer a potência ou o desempenho. Além disso, a longa vida útil de uma bateria de iões de lítio e a possibilidade de reutilização durante várias vidas das máquinas, garantem um valor acrescido a longo prazo, para os clientes.
Iões de lítio permitem novo design
Como exemplo perfeito e prático da filosofia de melhoria contínua (kaizen), a Toyota Material Handling pensa “fora da caixa” ao apresentar um design revolucionário e inovador do porta-paletes elétrico. A equipa de design da Toyota Material Handling despendeu muito tempo a concretizar o primeiro porta-paletes redesenhado, compacto e com todos os detalhes aperfeiçoados, estabelecendo assim novos padrões na indústria.
Simplicidade é ter a coragem de eliminar em vez de adicionar, que tem sido o mote no design do novo BT Levio LWI160. Ao remover o tradicional tanque da bateria, todo o layout do equipamento foi otimizado, facilitando o ajuste ideal de todos os componentes. Este primeiro exemplo de conceito modular, abre portas para uma nova geração de equipamentos de armazém de baixa elevação, marcando o início de uma nova direção de design.
Benefícios para o operador
Projetar uma máquina não se trata unicamente do equipamento. Trata-se de colocar o ser humano no centro: a dimensão humana. A vantagem de colocar os módulos de bateria onde houver espaço disponível é que podemos tornar o porta-paletes menor, mais leve e mais eficiente em termos de energia. A redução do tamanho melhora a manobrabilidade, bem como a flexibilidade: equipamentos menores são capazes de trabalhar numa maior gama de aplicações comuns. O centro de gravidade também pode ser movido para melhorar o desempenho e garantir melhor estabilidade e tração.
Ao tornar uma máquina mais compacta, menor e mais leve, sem comprometer o seu desempenho, é possível elevar a eficiência energética ao próximo nível. A solução modular de baterias de iões de lítio também oferece carregamentos fáceis e rápidos, bem como soluções de energia personalizadas, dependendo das necessidades do cliente.
O novo design também facilita o trabalho em espaços confinados. Uma máquina de dimensão compacta, permite manobras mais fáceis e por isso é perfeita para usar dentro dos camiões. Ao colocar o timão no centro da máquina, o operador tem excelente visibilidade, tornando o equipamento fácil de usar, seguro e intuitivo.
Futuro
A visão do projeto RED vai para além de um novo e revolucionário design de equipamento, ou de uma otimização individual de cada modelo. O foco está em standardizar toda a gama de produtos. Antes, a indústria concentrava-se numa ampla gama de especificações entre as várias capacidades de bateria, alturas de elevação e ambientes de trabalho. Agora, chegou a hora de aplicar o novo design, como forma de simplificar a oferta para os clientes.
O objetivo é oferecer todos os modelos concebidos com base no projeto RED, com capacidades otimizadas, um design mais compacto, equipado com um pack de energia normalizado (com a flexibilidade de poder ser facilmente atualizado para as novas necessidades do cliente). Simplificando a oferta, criamos flexibilidade, uma vantagem que se tornará cada vez mais importante no futuro. Por exemplo, o novo design permite que os equipamentos sejam flexíveis o suficiente para alternar entre diferentes locais, o que é essencial quando a procura oscila rapidamente e são necessárias ações de curto prazo.
Nos próximos anos, o plano é desenvolver ainda mais o design e aplicá-lo a outros modelos, na próxima geração de porta-paletes e empilhadores elétricos. Este é apenas o início de uma nova era, que permite à Toyota Material Handling otimizar ainda mais projetos futuros e oferecer aos clientes uma solução cada vez melhor para as suas operações de manuseamento de materiais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Lovol apresenta nova gama M4000 em Portugal com motores até 115 CV
02 Abr 2025
Alliance patrocina pela primeira vez o Campeonato Europeu de Tractor Pulling
02 Abr 2025
TAFE surpreende com crescimento histórico de 263 por cento no mercado português em 2024
02 Abr 2025
Ponsse simplifica lubrificação das correntes de máquinas florestais com nova solução inovadora
02 Abr 2025