NOTICÍA

Enfardar e embalar em simultâneo com as máquinas FBP da Kuhn

17 Jan 2022

Enfardar e embalar numa única passagem é possível graças à Kuhn e às enfardadeiras-embaladoras FBP. O fabricante francês de maquinaria agrícola presente em mais de 100 países é pioneiro em tecnologias de enfardamento e embalamento. O seu modelo FBP é um equipamento combinado formado por uma enfardadeira de câmara fixa e um sistema de embalamento que permite realizar dois trabalhos em simultâneo: enfardar e embalar sem mudar de máquina.

Uma câmara de enfardamento infalível
O núcleo da enfardadeira está formado por 18 rolos PowerTrack com perfis assimétricos que permitem obter uma alta densidade do fardo com qualquer tipo de forragem. O seu fabrico em aço de alta resistência e 3,2 mm de espessura garante uma longa vida útil e o espaço mínimo entre rolos permite reduzir as perdas de forragem. Além disso, os rolos contam com raspadores integrados para empurrar o produto para fora e distanciá-lo dos rolamentos.

Três tecnologias de embalamento unidas
A FBP da Kuhn junta 3 sistemas de embalamento numa única máquina: a tecnologia Intelliwrap, o embalamento 3D e o atamento com plástico. Graças à combinação dos 3 é possível obter fardos bem formados e selados para conservar a qualidade da silagem durante longos períodos de armazenamento.

Por um lado, o sistema Intelliwrap utiliza sofisticados sistemas eletrónicos e hidráulicos que permitem realizar um embalamento inteligente e um controlo contínuo da sobreposição do plástico. É possível determinar exatamente o que cada fardo necessita e aplicar mais ou menos uma camada para ser mais eficiente.

Por outro lado, o embalamento 3D da Kuhn é uma solução inovadora para aplicar plástico e distribui-lo de forma eficiente e uniforme por toda a superfície do fardo. Primeiro aplica-se nas zonas mais vulneráveis, como são as laterais do fardo, e depois, graças ao embalamento cilíndrico, o ar do interior é eliminado preservando a forma redonda.

Transferência de fardos rápida e fiável
É importante garantir uma transferência ágil dos fardos para minimizar os tempos de inatividade e economizar custos de produção. No modelo FBP esta rapidez está garantida graças às chapas laterais que facilitam a transferência ágil e segura inclusivamente ao trabalhar em zonas com grandes inclinações. Além disso, a mesa de embalamento com 4 correias, 2 rolos grandes e 4 cones laterais proporciona a máxima tração do fardo, uma rotação uniforme desta e uma sobreposição adequada do plástico.