NOTICÍA

A CLAAS intensifica a sua cooperação com a AgXeed e inicia as primeiras operações de venda

20 Jun 2022

Após o sucesso dos primeiros projetos em comum, a CLAAS está a expandir o relacionamento com a start-up holandesa AgXeed para o desenvolvimento e comercialização de máquinas agrícolas autónomas. Para o efeito, a CLAAS, através da sua filial de investimento Seed Green Innovations GmbH, participou na fase de financiamento juntamente com o investidor de capital Amathaon Capital de Munique e uma empresa do grupo AMAZONE com sede em Hasbergen-Gaste, Alemanha. Como filial de investimento do Grupo CLAAS, a Seed Green Innovations GmbH apoia e dá acesso à CLAAS às empresas inovadoras que desejam desempenhar um papel fundamental na agricultura do futuro.

 

A cooperação entre a CLAAS e a AgXeed começou após o primeiro investimento durante a primavera de 2021 e foi continuamente expandida desde então. Com o novo investimento, a CLAAS garante o acesso a tecnologias inovadoras para máquinas agrícolas. Ao mesmo tempo, a AgXeed beneficia da rede internacional e da experiência do Grupo CLAAS em muitas áreas, desde o desenvolvimento até à venda e ao serviço. Por exemplo, a CLAAS Vertriebsgesellschaft mbH (CVG) assinou um contrato de distribuição com a AgXeed em maio. Em consequência, a partir do verão de 2022, alguns concessionários CLAAS na Alemanha, na Suíça e nos Países Baixos, tornar-se-ão parceiros de distribuição e de serviços da AgXeed. Além da venda dos AgBots, também estarão disponíveis modelos de renting que devem facilitar a incorporação dos clientes na tecnologia de agricultura autónoma e permitir a execução de testes exaustivos nas suas próprias explorações. Para isso, a CVG já incluiu dois AgBots na gama FIRST CLAAS RENTAL.

 

Vários modelos

A startup holandesa AgXeed B.V. oferece um Sistema agrícola inteligente, sustentável e totalmente autónomo com hardware programável, ferramentas de planeamento virtual e modelos de dados abrangentes, tornando-se uma das empresas líderes neste âmbito atualmente na Europa. Após a apresentação da versão com rastos de 115kW (154cv) em 2020, seguiu-se em 2021 o AgBot de três rodas para pomares e vinhas, recentemente acompanhado pelo AgBot de quatro rodas, ambos de 55kW (74cv). Todos os veículos são híbridos. Juntamente com a CLAAS e os outros parceiros, Amazone e Amathaon, a AgXeed pretende continuar a acelerar o desenvolvimento de soluções e processos agrícolas eficientes e globais no futuro.