NOTICÍA

Tratores, máquinas forrageiras e para culturas especializadas, os destaques da Forte e da Sagar na FNA 2022

21 Jun 2022

A Forte e a Sagar trouxeram à FNA algumas máquinas destacadas, para todo o tipo de culturas. Por um lado, não poderia faltar a ampla gama de tratores Fendt, sempre dos mais requisitados para fotografias na feira. Por outro, estiveram disponíveis para tocar e ligar motores os tratores especializados da Goldoni, entre os que se destacou a presença do S100GT com cabine de Cat.4

 

Pelo lado das alfaias, mereceu atenção a ampla gama de equipamentos ID David. A gama forrageira da McHale e os sempre chamativos e variados equipamentos Kverneland  (tanto para sementeira, como para mobilização ou forragem).

 

Bernardo Agria, da equipa comercial, identificou e detalhou os principais destaques que a Forte e a Sagar trouxeram à FNA 2022:

 

Goldoni S100GT Cab Cat.4

Uma “pequena-grande” máquina para pomares e vinhas. O S100 GT (com turbo intercooler, tração às quatro rodas, plataforma montada em sinoblocos e cabine com visão de 360 ​​graus e ar condicionado) dá-lhe toda a versatilidade sem necessitar de um trator maior. Equilibrados, compactos, resistentes e incansáveis, são os companheiros ideais para trabalhar sem preocupações, e existem 6 versões, para que o agricultor uma que se adapte exatamente às suas necessidades.

 

- Capacidade do circuito hidráulico 39+61 litros

 

- Peso idealmente equilibrado

 

- Manobrável e ágil

 

- Conforto de condução: plataforma em “sinoblocos” e cabine “pressurizada” com A/C

 

O maior destaque vai para a cabine super equipada e com os sistemas de filtragem mais avançados. Uma Categoria 4 que permite trabalhar nas condições mais adversas sem entrada de qualquer resto de partículas para o interior da mesma.

 

Intercepas IDavid Id-NAMIC

Equipamento do fabricante espanhol para vinhas mecanizadas. Máxima versatilidade através de chassis reversível para utilização frontal e traseira. Acionamento eletrohidráulico. Extensão hidráulica direta ao trator. Com kit rotor de enxada.

 

Semeador Kverneland Óptima R SX

O semeador Optima SX high speed garante desempenho e eficiência maximizados.

Com separação e colocação precisa de sementes e velocidades de trabalho mais altas, até 18 km/h, o semeador Optima é até 50% mais eficiente do que a linha HD-II standard. 

 

Vantagens:

 

- Ótimo controlo de profundidade devido ao peso básico pesado da unidade de sementeira com a possibilidade de adicionar pressão adicional (até 100 kg) em cada unidade de sementeira individual através do sistema de mola.

 

- Acompanhamento eficaz do contorno do terreno devido ao grande controlo de profundidade das rodas apalpadoras (⌀410mm, com 120mm)

 

- Colocação precisa das sementes pela pequena relha que forma um sulco limpo. Boa colocação e cobertura de sementes é feita pela roda de aperto intermediária flexível e suave e pela roda de aperto em V ajustável.

 

McHale Fusion 3 Plus

A enfardadeira combinada McHale Fusion 3 Plus consiste numa enfardadeira de câmara fixa de 18 rolos e um anel de embalamento vertical integrado. A McHale Fusion 3 Plus é uma máquina totalmente automática que é controlada pela unidade de controlo McHale iTouch e também possui uma câmara integrada para monitorizar a operação de embalamento.

 

Aplicação de filme patenteada

A McHale desenvolveu um sistema de aplicação de filme patenteado que ajusta a força de rutura no rolo de plástico em linha com as condições de trabalho e permite um alongamento continuamente variável que se pode ajustar às mudanças de temperatura do dia automaticamente, sem que o operador tenha de ajustar qualquer configuração.

 

- O sistema de aplicação de filme patenteado McHale garante um esticar consistente do filme e aplicação fiável, oferecendo formato e densidade do fardo ideais.

 

- Se um operador desejar usar rede para feno ou palha, isso pode ser feito com um simples ajuste.

 

Fendt 942 Vario

Por fim, como não poderia deixar de ser, a máquina mais procurada no stand da Forte foi o Fendt 942 Vario. Com o mesmo estilo do irmão mais velho, Série 1000, o 942, é o topo de gama da Série 900, trata-se de uma máquina com uns impressionantes 415 cv. Monta motor MAN e transmissão continuamente variável, Vario. O pack de equipamento inclui ferramentas de conectividade para agricultura de precisão, um sistema de infoentretenimento com sistema de mãos livres, chave codificada contra roubo e possibilidade de verificação das contas de correio eletrónico no monitor do trator. O Fendt 942 Vario é a verdadeira máquina do futuro.