NOTICÍA

Valtra lança a nova Série Q - Pensa como um profissional. Trabalha como uma fera.

29 Jun 2022

A gama de modelos de 5ª geração da Valtra está agora completa com uma Série totalmente nova que se encaixa entre as populares Séries T e S. A Série Q, projetada, desenvolvida e fabricada na Finlândia, é o trator ideal para grandes explorações e prestadores de serviços que procuram desempenho e tecnologia inteligente integrada na faixa dos 230-305 HP. Ao combinar design líder do sector, componentes e acabamento de alta qualidade e excelente suporte após-venda, a Série Q tem potência, inteligência e versatilidade para maximizar a produtividade enquanto reduz os custos. 

 

A Série Q é uma máquina inteligente e fácil de utilizar, construída para profissionais, permitindo que os clientes realizem qualquer tarefa agrícola ou de prestação de serviços e manuseiem qualquer implemento com facilidade e eficiência, graças ao fiável motor AGCO Power de 7,4 litros e à transmissão AGCO CVT líder do sector. O conforto do operador é excelente graças à cabine grande e confortável que oferece ótima visibilidade, excelente suspensão e a premiada interface de utilizador SmartTouch. 

 

O custo total de propriedade da Série Q é muito favorável. Soluções de agricultura de precisão fáceis de usar, um design poderoso, robusto e fiável e um excelente suporte ao cliente permitem que os clientes Q maximizem o seu desempenho e garantam eficiência de combustível, eficiência nas horas de trabalho e consumos reduzidos. Esta é uma combinação vencedora que proporcionará a melhor experiência de trator para este segmento de potência. 

 

“A Série Q é um trator de alta qualidade com Q maiúsculo e os clientes merecem um serviço igualmente de alta qualidade. Para garantir a melhor experiência do trator, introduzimos um programa de certificação para os concessionários da Série Q”, comenta o Diretor de Vendas Matti Tiitinen. 

 

Os concessionários da Valtra oferecem conhecimento especializado em vendas e serviço após-venda, um alto nível de disponibilidade de peças sobressalentes, contratos de serviço e opções financeiras flexíveis para controlo total de custos. Além disso, os concessionários certificados Q oferecem uma frota 100% ligada para garantir o máximo de tempo de atividade usando as mais recentes ferramentas de diagnóstico remoto para agendar a manutenção preditiva, para quando for mais conveniente para os clientes. Na entrega, será dada atenção especial para garantir que a Série Q do cliente está configurada com os seus implementos e todos os recursos agrícolas inteligentes desde o primeiro dia. 

 

Uma linha de direção de vanguarda 

 O motor de 7,4 litros apresenta a maior cilindrada do mercado para este tamanho de trator garantindo fiabilidade e eficiência de combustível. A potência máxima está disponível em regimes muito baixos do motor de 1850 rpm e o binário máximo permanece consistente na faixa de 1000 a 1500 rpm. O motor de curso longo gera facilmente a alta potência e binário disponíveis na Série Q. O princípio EcoPower da Valtra foi aplicado a toda a gama da Série Q, reduzindo ainda mais o consumo de combustível. A velocidade máxima de condução é alcançada com apenas 1500 rpm. 

 

A transmissão é fácil de operar. A gestão eletrónica da transmissão da Série Q seleciona automaticamente o regime mais baixo possível do motor para o trabalho, a fim de manter o menor consumo de combustível e distribui a potência de acordo com o sistema hidráulico, a tomada de força ou a transmissão. O operador simplesmente ajusta as configurações para o que melhor se adequar ao operador ou tarefa. Com o controlo de transmissão, o operador pode alterar o comportamento do trator para um desempenho ainda mais económico ou intensivo para economizar combustível ou tempo, dependendo das preferências de economia de custos do cliente. 

 

O Q não é muito leve nem muito pesado com um peso de 9,2 toneladas e protege o solo da compactação. O peso bruto máximo é de 16 toneladas o que garante uma elevada carga útil e transporte dentro dos limites legais. 

 

A Série Q é compacta, tem uma altura total baixa e uma distância entre eixos longa. Portanto, o centro de gravidade é baixo, o que torna o Q extremamente estável. A Suspensão “Aires" em combinação com a longa distância entre eixos aumenta a força de tração do trator e reduz a variação de potência. A aderência ao solo é aumentada porque a suspensão pneumática tem um tempo de reação mais rápido em comparação com a suspensão hidráulica utilizada na indústria. 

 

Em velocidades de estrada, a potência é transmitida quase puramente mecanicamente, o que significa aceleração rápida e suave. Tanto a cabine como o eixo dianteiro são suspensos pneumaticamente e estão perfeitamente sincronizados para garantir uma condução suave em qualquer ambiente e qualquer temperatura, seja a colheita num dia quente de verão ou a limpar a neve das estradas no inverno. 

 

De Profissional para Profissional 

 Os operadores apreciarão o conforto da Série Q durante todo o dia com a sua suspensão pneumática, o apoio de braço SmartTouch premiado e fácil de usar, ergonomia cuidadosamente projetada, visibilidade líder de mercado e os recursos agrícolas inteligentes mais fáceis de usar do mercado. 

 

A Série Q encaixa-se em qualquer frota graças à telemetria avançada Valtra Connect e à gestão de tarefas fácil de usar, permitindo uma integração suave de FMIS e Agrirouter. Todos os recursos agrícolas inteligentes da Série Q são controlados de forma inteligente e simples a partir da interface do utilizador SmartTouch. As tarefas podem ser armazenadas e bastam apenas alguns toques para iniciar as tarefas, que são divertidas de concluir, pois os recursos do ISOBUS fornecem o resultado mais preciso e eficiente.  

 

Em combinação com o Auto U-pilot, o SmartTurn eleva a facilidade de uso da Série Q. Com o SmartTurn, a experiência de operação em campo torna-se totalmente automatizada, libertando a atenção dos operadores para se concentrar totalmente no implemento e na tarefa em mãos. Os operadores podem escolher viragens automáticas para minimizar a compactação do solo e aumentar a velocidade e a eficiência. 

 

No verdadeiro conceito Valtra, a Série Q pode ser otimizada ainda mais com o Valtra Unlimited. Desde atualizações à cor da cabine ou do trator até adaptações especializadas para trabalhos de prestação de serviços no campo ou na estrada, os clientes da Valtra podem realmente adaptar a Série Q às suas necessidades para aumentar ainda mais a produtividade. 

 

A Série Q pode ser otimizada com o sistema de lubrificação central automática Valtra Unlimited que ajuda a garantir que a Série Q esteja sempre a funcionar sem problemas e evita a lubrificação manual trabalhosa. O sistema central inteligente de enchimento de pneus da Valtra protege a estrutura do solo no campo e otimiza o consumo de combustível na estrada. O Valtra Unlimited traz segurança para a Série Q com novas luzes de trabalho dianteiras LED integradas com iluminação equilibrada na frente e em ambos os lados. Os pirilampos automáticos acendem quando a velocidade atinge 25 km/h. E quando o dia de trabalho termina, a função follow-me-home ilumina o pátio para aumentar a segurança, pois as luzes de trabalho dianteiras permanecem acesas por um período de tempo quando sai da cabine. 

 

Tudo na Série Q foi projetado para reduzir consumos, maximizar rendimentos, otimizar a eficiência de combustível e ajudar os clientes a cumprir os requisitos dos reguladores, responder às suas próprias metas de sustentabilidade e relatá-las facilmente. A Série Q vem de uma das fábricas de tratores mais sustentáveis do mundo em Suolahti, na Finlândia, que funciona inteiramente com energia renovável. 

 

A produção da série Q começará no outono de 2022 e os primeiros tratores serão entregues aos clientes a partir de outubro.