NOTICÍA

Galiforest Abanca 2022 encerra com número recorde de 7.161 visitantes

04 Jul 2022
  • Presença é 27% maior do que na última edição, quando participaram 5.627 pessoas

 

  • Esta sexta edição foi a maior celebrada pelo concurso até hoje, tanto em assinaturas e expositores presentes como em superfície ocupada, além de se tornar a mais internacional

 

  • Os expositores comunicaram principalmente à organização que este evento superou as suas expectativas

 

A sexta edição da feira florestal Galiforest Abanca, que decorreu no Centro de Formação e Experimentação Agroflorestal de Sergude (Boqueixón) entre 30 de junho e 2 de julho, registou 7.161 visitantes ligados ao sector florestal. Uma grande afluência que representa um número recorde para o evento e que representa 27% a mais do que no último evento, em 2018, quando pouco mais de 5.627 pessoas compareceram.

 

Estes participantes viajaram de muitas partes de Espanha, bem como de outros países, principalmente de Portugal, mas também de Itália, França, Alemanha, Finlândia ou Estónia.

 

O público presente na área de exposição pôde conhecer os produtos, serviços e propostas de 371 empresas expositoras (47% a mais do que na última convocatória) de 26 países (24% a mais), dos quais 96 foram expositores diretos (26% a mais) de diferentes partes da Espanha, Portugal, Itália, Letónia e Eslovénia. Na sua área de exposição, que ocupou 13.726 metros quadrados (mais 16% do que em 2018), foram apresentadas máquinas, equipamentos e peças de reposição florestais com um valor superior a 40 milhões de euros, o que representa mais 74% do que na convocatória anterior.

 

Por outro lado, os expositores informaram a organização de uma forma geral que esta edição superou as suas expectativas, ao mesmo tempo que confirmam que voltarão a participar em 2024, muitos deles com uma superfície maior. Da mesma forma, diferentes empresas do sector que vieram como visitantes a esta feira forneceram à equipa organizadora os seus dados de contacto para que possam ser informados sobre a próxima edição devido ao interesse em serem expositores da mesma.

 

Algumas expectativas que supõem que o ideal para a celebração da Galiforest Abanca 2024 é aumentar o espaço expositivo montado no recinto para o certame.

 

Com tudo isto, a Galiforest Abanca consolida-se como a maior feira florestal de Espanha, com a organização da Feira Internacional de Galicia ABANCA, entidade que depende da Segunda Vice-Presidência da Xunta de Galicia, e o apoio da Consellería do Medio Rural através daAxencia Galega da Industria Forestal (XERA).

 

Demonstrações, conferências e workshops

À grande exposição deste evento juntou-se um interessante programa de atividades. Nele, destacaram-se as exposições de máquinas e sistemas florestais, que se repetiram em diferentes ocasiões ao longo dos seus três dias, somando um total de mais de 180 demonstrações que ultrapassaram em muito as 150 que tinham sido realizadas na última edição. Entre outras, realizaram-se demonstrações de processadoras florestais e de lenha, colhedoras com cabeça processadora, estilhadores, centros de processamento para corte de lenha, serrações portáteis, biotrituradores, centros de mecanização para produzir lenha para aquecimento ou carvão vegetal, rachadores horizontais progressivos, unidades de embalamento para lenha, trituradores, cabeças florestais, autocarregadores, descascadores de troncos e arrancadores de cepos. Da mesma forma, havia sistemas de trepa, poda em altura, manuseio de motosserras, elaboração de nós para uso em arboricultura, preparação de estacas de castanheiro, inoculação de micélio para o cultivo de cogumelos, sistemas para obtenção de resina, scanner a laser com aplicação florestal, simuladores de manejo de máquinas florestais ou abate manual controlado.

 

Acrescentaram-se exposições mais lúdicas, além de workshops, testes de produto e competições, podendo os visitantes participar em alguns deles com os devidos equipamentos de segurança. Entre eles, workshops de afiamento, manuseio e corte seguro com motosserra, figurismo (realização de esculturas em madeira com motosserra), concursos de habilidade na montagem e desmontagem da barra e corrente em motosserras, testes profissionais de motosserras ou exposições do que se conhece como o desporto da madeira.

 

Por outro lado, realizou-se um interessante programa de conferências em que se debateram temas de grande interesse, como os produtos florestais não madeireiros (PFNM) e os serviços ecossistémicos florestais, a transição digital no sector florestal, os desafios e oportunidades do pinheiro ou o melhoramento da planta.

 

Concurso de Inovação

A Galiforest Abanca 2022, no seu objetivo de contribuir para a promoção da I+D+i no sector, voltou a realizar o seu Concurso de Inovação Tecnológica, que contou com 14 novidades que foram avaliadas no concurso por um júri composto por dez especialistas de diferentes áreas.

 

O primeiro prémio foi para um projeto sobre técnicas de extração de resina para massas de pinho com o objetivo de produzir madeira e obter resina de alta qualidade. Uma das menções foi para uma solução inteligente que permite aos operadores e prestadores de serviços ver o progresso da exploração florestal em tempo real, podendo conhecer a todo o momento a evolução da obra, e a outra foi obtida por uma cabeça de corte direcional com dimensões e peso reduzido e com possibilidade de orientar a cabeça, marcando o sentido de corte e mantendo a máquina parada.