NOTICÍA

A Bobcat apresentará novos produtos e tecnologias na Bauma

07 Jul 2022

Na Bauma 2022, a Bobcat apresentará vários novos produtos e avanços tecnológicos pela primeira vez na feira.

O stand na Bauma apresentará uma ampla exibição das mais recentes carregadoras de rodas e rastos da Bobcat, miniescavadoras, incluindo quatro novos modelos e lançamentos interessantes na categoria de 5 a 8 toneladas, os mais recentes manipuladores telescópicos, produtos de compactação ligeira e uma variedade de novos implementos. Além disso, será mostrado o que há de mais moderno em eletrificação, digitalização, autonomia e gamificação Bobcat, entre outras coisas:   

 

  • Novas carregadoras S86 e T86 da série R 
  • Conceito: os rastos quádruplos são finalistas do Prémio de inovação da Bauma
  • Conceito: a T7X, a primeira carregadora compacta de rastos totalmente elétrica do mundo
  • Conceito: ecrã tátil transparente OLED
  • Conceito: miniescavadora de controlo de sinal elétrico E35

 

“Muitos dos produtos Bobcat que serão apresentados na Bauma serão exibidos pela primeira vez. Nos últimos três anos renovámos significativamente o nosso portfólio, adicionámos novas gamas de produtos e na Bauma vamos estrear ainda mais categorias de produtos novos", disse Gustavo Otero, Presidente de Doosan Bobcat EMEA.

 

As carregadoras mais potentes da Bobcat: as S86 e T86 da série R

A nova carregadora compacta S786 da série R e a carregadora compacta de rastos T86 da série R substituem as carregadoras anteriores 700 e 800 da série M e completam a atual gama de carregadoras da série R. Ao oferecer mais potência hidráulica e do motor, a Bobcat S86 e a T86 são as carregadoras compactas mais potentes que a empresa construiu até hoje. Ambas as máquinas usam um motor Bobcat 3.4L compatível com Stage V para desenvolver 78kW (105CV) a 2600rpm. 

 

Uma das novidades mais interessantes da S86 e da T86 é que ambas as máquinas têm, pela primeira vez, três saídas de caudal auxiliares diferentes. A configuração de caudal standard de 87 l/min é disponibilizada para aplicações como carga e transporte ou ao usar acessórios de baixo caudal hidráulico. A Bobcat também proporciona duas funções adicionais de desempenho hidráulico usando a nova bomba de cilindrada de controlo eletrónico (EDC): uma função de alto débito que fornece 138 l/min e uma nova função de supercaudal, única no sector que impulsiona o caudal auxiliar a 159 l/min.

 

A opção de supercaudal normalmente aumenta a produtividade de acessórios semelhantes em 15-20% e apresenta um novo bloco de conexão de 5 acopladores que permite o uso de acopladores rápidos maiores de ¾" e mangas de acessórios de ¾". Essa mudança também ajuda a aumentar a eficiência e o desempenho dos sistemas hidráulicos auxiliares.

 

Inovações e tecnologias Bobcat

 

Conceito: os rastos quádruplos são finalistas do Prémio de inovação da Bauma

O conceito de rastos quádruplos, atualmente a ser testado nos mercados norte-americanos, permite que as rodas de certas carregadoras compactas Bobcat sejam facilmente substituídas por quatro rastos individuais, convertendo-as em carregadoras de rastos.

 

Escolhido como finalista na categoria Engenharia Mecânica dos Prémios para a Inovação da Bauma 2022, os rastos quádruplos da Bobcat adicionam uma versatilidade considerável às minicarregadoras, permitindo que se adaptem facilmente a diferentes ambientes. As vantagens incluem maior flutuação, menor pressão no solo e uma melhor tração em terrenos húmidos, em comparação com as carregadoras de rodas compactas tradicionais, com um deslocamento mais suave relativamente às carregadoras compactas de dois rastos.

 

A solução de rastos quádruplos da Bobcat permite que converta uma carregadora de rodas compacta numa carregadora de rastos quádruplos simplesmente removendo as rodas, adicionando uma barra estabilizadora para limitar a oscilação total e anexando os rastos aos eixos existentes. A máquina pode ser facilmente convertida novamente numa carregadora de rodas, sempre que desejado. 

 

A pressão no solo exercida pela carregadora de quatro rastos está entre a de carregadoras compactas de rastos comparáveis. Isto proporciona forças ainda melhores ao escavar o solo, empurrar neve ou noutras aplicações onde é necessária uma força de impulso alta em comparação com as carregadoras compactas.

 

Embora os rastos quádruplos sejam uma tecnologia bem conhecida, não tinham sido usados antes em carregadoras compactas, que exigem um sistema de rastos que possa suportar movimentos laterais, para frente e para trás, que é introduzido na direção de deslizamento.

 

Conceito: a T7X, a primeira carregadora de rastos compacta totalmente elétrica do mundo

Juntamente com muitos outros avanços no mundo da eletrificação, a T7X foi projetada como uma máquina que responde às metas de redução de ruído e emissões da Bobcat. A bateria de iões de lítio de 62 kWh oferece quatro horas de uso contínuo. Este número é possível, em parte, graças a um sistema de gestão de energia com sensor de carga, que reduz automaticamente a saída de energia para que não seja mais do que a necessária para a tarefa em questão. Os operadores também podem ajustar manualmente o desempenho da T7X para trabalhos específicos, incluindo a capacidade de variar a sua velocidade de acionamento enquanto está no binário máximo.

 

“Outra característica chamativa da T7X, ao contrário de qualquer outra carregadora do planeta, é o facto de praticamente não haver fluidos na máquina. O grupo de trabalho hidráulico tradicional foi completamente substituído por um sistema de acionamento elétrico composto por cilindros elétricos e motores de acionamento elétrico. O único fluido que a máquina usa são cerca de quatro litros de refrigerante ecológico", disse Joel Honeyman, vice-presidente de inovação global da Doosan Bobcat.

 

A máquina oferece uma carga nominal de 1374 kg e zero emissões de CO2. Na Bauma, a Bobcat usará a T7X para continuar a recolher as opiniões dos clientes que trabalham em diferentes aplicações para que a empresa possa entender as oportunidades de mercado na Europa, Médio Oriente e África.

 

“A T7X foi desenhada a pensar na produtividade, nas emissões zero e na supremacia tecnológica. O objetivo da máquina é minimizar a pegada de carbono, reduzir o ruído, as vibrações e as necessidades de manutenção, ao mesmo tempo que aumenta a produtividade. A Bobcat também estudará as necessidades normativas na Europa e a preparação da infraestrutura de pós-venda”, disse Joel Honeyman. 

 

Conceito: ecrã tátil transparente OLED

O ecrã tátil transparente Bobcat foi desenvolvido em colaboração com a LG Electronics e a BSI Research e usa a tecnologia OLED (sigla em Inglês para díodo orgânico emissor de luz). Este novo sistema oferece uma solução de ecrã tátil transparente e atraente incorporada na estrutura de vidro da cabine do operador para melhorar a sua produtividade, eficiência e visibilidade da tarefa em mãos. O ecrã pode ser montado no párabrisas dianteiro ou na janela lateral da cabine de várias máquinas Bobcat, como miniescavadoras, manipuladores telescópicos e carregadoras.

 

O operador pode personalizar o ecrã com widgets inteligentes e aplicações interativas, para integrar dados relevantes ao local de trabalho ou às atividades diárias. Este ecrã transparente e multifuncional permite que o operador veja as informações vitais e os dados da máquina exibidos no ecrã OLED e simplesmente reoriente a sua visão para ver tudo o que acontece ao seu redor no local de trabalho. 

 

Conceito: miniescavadora controlada por sinais elétricos E35, chega a automatização

A Bobcat apresentará pela primeira vez na Bauma a nova miniescavadora E35 de 3,5 t com controlo eletrohidráulico. Como na maioria das escavadoras pesadas, os joysticks controlados hidraulicamente são substituídos por um sistema eletrohidráulico. Este sistema permite que a Bobcat combine os controlos da máquina com qualquer nível de habilidade do operador. O operador também possui funcionalidades digitais adicionais e recursos especiais na máquina.

 

“Com a ajuda dos sensores integrados, a máquina também pode realizar algumas tarefas semiautomáticas auxiliando o operador com a nivelação precisa, abertura de valas ou tarefas repetitivas, como retorno à escavação, entre outras. Queremos mostrar a capacidade deste conceito e demonstrar o valor que ele traz para o trabalho e produtividade do operador”, disse Vijay Nerva, Chefe de Inovação e Aceleração da Doosan Bobcat EMEA.