NOTICÍA

Ponsse lança nova tecnologia: uma máquina florestal elétrica

18 Ago 2022

O sistema completamente movido a baterias foi projetado para o Forwarder de 15 toneladas, modelo mais popular da Ponsse, e é um passo rumo a neutralidade de emissões

 

A Ponsse e a sua empresa de tecnologia, a Epec, apresentam o PONSSE EV1, um conceito de tecnologia de máquina florestal elétrica. Embora a máquina florestal somente esteja disponível comercialmente daqui a alguns anos, a tecnologia Epec já pode ser usada em veículos comerciais elétricos ou híbridos, bem como em máquinas móveis não rodoviárias. O conceito de tecnologia da Ponsse vislumbra o futuro e abre caminhos para o desenvolvimento tecnológico e soluções sustentáveis de colheita.  

 

O desenvolvimento de soluções sustentáveis norteia todas as operações da Ponsse, com escuta ativa das necessidades dos clientes, cuja meta é liderar o caminho no desenvolvimento de tecnologias para máquinas florestais. Este lançamento de um novo conceito tecnológico é parte da estratégia da empresa e constitui um passo concreto rumo à meta de neutralidade de carbono. Os estudos e desenvolvimento de novas soluções tecnológicas acontecem há muitos anos. O conceito PONSSE EV1 nasceu em 2019, quando a Ponsse e a Epec começaram a investigar soluções responsáveis de fontes de energia, alinhadas com o desenvolvimento sustentável.  

 

“O rápido desenvolvimento tecnológico dá-nos excelentes oportunidades para desenvolver ainda mais as nossas soluções, mesmo em direções inesperadas. Temos trabalho arduamente com a nossa empresa de tecnologia Epec para viabilizar este conceito. Ao mesmo tempo, ambas as empresas desenvolveram as suas capacidades e adquirimos novos conhecimentos importantes ao longo deste projeto. Este lançamento de um novo conceito tecnológico é um vislumbre do futuro e constitui uma das soluções oferecidas para trens de potência elétricos. O desenvolvimento sustentável é um fator de sucesso significativo para a Ponsse. Desejamos desenvolver substancialmente as nossas soluções com a Epec. A nossa estratégia tem sido bem-sucedida e estamos muito satisfeitos com o excelente desenvolvimento da Epec,” afirma Juho Nummela, presidente e CEO, Ponsse Plc.

 

Conceito tecnológico PONSSE EV1

O conceito PONSSE EV1 foi desenvolvido para forwarders com capacidade de carga de 15 toneladas, a categoria mais popular da Ponsse. A máquina conceito apresenta um trem de força totalmente eletrificado, bem como a unidade de distribuição de energia elétrica e unidade híbrida de controlo da Epec. O trem de força da máquina opera integralmente com energia fornecida por bateria. As baterias são carregadas usando um extensor de alcance que, neste estágio do desenvolvimento, é um motor de combustão. Os testes e o desenvolvimento estão a avançar continuamente. Esta tecnologia proporciona melhorias significativas na economia de combustível nesta categoria de tamanho.

 

Epec Flow: uma solução completa de sistema de eletromobilidade

O PONSSE EV1 apresenta a Epec Flow, a solução de sistema de eletromobilidade da Epec. A solução é baseada na Power Distribution Unit (PDU), ou Unidade de Distribuição de Energia, que permite a conexão de motores elétricos, baterias e vários dispositivos. As soluções de segurança integradas na PDU permitem o fabrico e manutenção eficiente de máquinas, bem como as suas operações em condições extremas. A Hybrid Control Unit (HCU) ou Unidade Híbrida de Controle controla o trem de força elétrico e inclui um software desenvolvido através de simulações, proporcionando excelente consumo de energia, produtividade e usabilidade.

 

“A solução Epec Flow é o coração de tudo. Foi desenvolvida para a eletrificação de vários veículos comerciais e máquinas móveis não rodoviárias. O software pode ser desenvolvido usando modelos de simulação e a solução pode ser concebida rapidamente para as necessidades das diversas máquinas. Os diferentes sistemas, incluindo o sistema de transmissão e controlo, trabalham em perfeita sintonia, permitindo o fabrico de máquinas seguras, eficientes e de zero emissões no futuro,” informa Jyri Kylä-Kaila, diretor gerente da Epec.