NOTICÍA

Bobcat apresenta manipulador telescópico supercompacto e carregadoras compactas mais potentes

21 Set 2022

O novo manipulador telescópico TL25.60, a carregadora compacta S86 e a carregadora compacta de rastos T86, foram apresentados num evento online que contou com a presença do portal comerciomaquinas.com

 

A Bobcat ampliou a nova geração de carregadoras compactas da Série R com o lançamento do novo manipulador telescópico supercompacto TL25.60 e as novas carregadoras compactas S86 e T86. Ao ser a máquina mais pequena da gama, a nova TL25.60 eleva para 11 o número de manipuladores telescópicos de estrutura rígida Bobcat para construção, aluguer e manipulação em geral. A nova carregadora compacta S86 da série R e a carregadora compacta de rastos T86 da série R substituem as anteriores carregadoras 700 e 800 da série M e completam a atual gama de carregadoras da Série R.

 

Mike Vought, Vice President Product Management da Doosan Bobcat EMEA, comentou sobre estes novos produtos: «À medida que as obras são cada vez mais estreitas, os manipuladores telescópicos devem de ser mais compactos e ágeis. Projetamos a nova Bobcat TL25.60 não apenas para responder a esta procura, mas para ser a melhor máquina compacta do mercado. A S86 e a T86 também são máquinas excecionais, as carregadoras compactas mais potentes que já construímos, oferecendo ainda mais versatilidade como porta-ferramentas.»

 

Lançamento do manipulador telescópico super-compacto TL25.60   

O novo TL25.60 possui as características ideais para proporcionar facilidade de uso, excelente estabilidade, ótimo conforto e operação segura em qualquer tipo de aplicação. 

 

O modelo TL25.60 é movido por um motor Stage V de 75 CV. Esta máquina tem uma capacidade operacional nominal de 2.500 kg, oferece uma altura máxima de elevação de 5,91 m e um alcance máximo de 3,31 m. O chassis Bob-Tach (manual ou hidráulico) aumenta a versatilidade ao permitir que o TL25.60 utilize implementos projetados para a gama de carregadoras Bobcat.

 

Florian Hilbert, Telescopics Product Manager EMEA da Bobcat, disse: «Além deste formato supercompacto, a cabine do TL25.60 é a mesma do modelo topo de gama de 18 m da Bobcat da Série R, para que os clientes possam ter certeza de que têm a cabine mais espaçosa do mercado de manipulares telescópicos compactos. Uma versão complementar do TL25.60 destinada ao mercado agrícola será lançada em 2023.» 

 

Entre as características da cabine estão incluídas: 

 

-      Novo ecrã LCD de 5" 

 

-      Maior intuição e simplicidade de utilização

 

-      Numerosos espaços de armazenamento

 

-      Assento com suspensão pneumática para disfrutar de conforto todo o dia

 

-      Coluna de direção basculante e telescópica opcional

 

-      Facilidade para entrar e sair da cabine com uma abertura de porta de 90º e um degrau de entrada baixo

 

Como todos os manipuladores telescópicos Bobcat, o novo capot do motor foi projetado para maximizar a visibilidade no lado direito da máquina. Juntamente com o novo design do painel e os pilares da cabine, fortes, mas finos, oferece uma excelente visibilidade desobstruída para o operador. Combinado com o melhor raio de viragem do mercado, o operador pode movimentar-se pela obra com facilidade e os acidentes ou erros são minimizados. 

 

O TL25.60 possui um design ultrarresistente com uma estrutura e lança robustas para trabalhar em qualquer ambiente possível. O design blindado proporciona proteção para os componentes hidráulicos e elétricos (incluindo os tubos, tranças de cabos e a transmissão) e uma placa de aço que protege a base da máquina. Como todos os manipuladores telescópicos da Bobcat, o TL25.60 tem uma disposição de secção em caixa e uma significativa distância livre ao solo para maior tranquilidade.

 

O TL25.60 oferece um controlo impressionante em qualquer altura graças ao acionamento hidrostático suave, aos movimentos hidráulicos da lança e à partilha de caudal, garantindo que as suas necessidades sejam atendidas em qualquer local da obra. Utilizando a mesma válvula principal de outros modelos da gama da série R, o TL25.60 oferece os melhores ciclos do mercado.

 

O topo da gama: as carregadoras compactas S86 e T86 

Ao oferecer mais potência hidráulica e de motor, as Bobcat S86 e a T86 são as carregadoras compactas mais potentes que a empresa fabricou até hoje. Ambas as máquinas usam um motor Bobcat de 3.4L compatível com Stage V para alcançar 78 kW (105 cv) a 2.600 rpm. Como todas as carregadoras da Série R, o motor é montado em linha com transmissão direta, o que melhora a capacidade de refrigeração do motor e dos componentes hidráulicos. Esta mudança aumenta a fiabilidade em aplicações de alta intensidade, como a construção de estradas e os trabalhos florestais.

 

John Chattaway, Loaders Product Manager de Bobcat, comentou: «As S86/T86 seguem a introdução bem-sucedida das carregadoras mais pequenas S66/T66 e S76/T76 menores. Os modelos de gama alta S86/T86, continuam a mesma tendência, definindo novos standards do sector em todas as áreas, desde conforto e segurança da cabine até potência disponível e versatilidade dos implementos. Os S86/T86 levam as carregadoras compactas a um nível completamente novo».

 

Melhor circuito hidráulico do mercado

Uma das novidades mais interessantes do S86 e do T86 é que ambas as máquinas possuem, pela primeira vez, três saídas de caudal auxiliares diferentes. A configuração de caudal standard de 87 l/min é oferecida para aplicações como carga e transporte ou ao usar implementos de baixo caudal hidráulico. A Bobcat também oferece duas funções adicionais de desempenho hidráulico usando a nova bomba de cilindrada de controlo eletrónico (EDC): uma função de alto caudal que fornece 138 l/min e uma nova função de super caudal, exclusiva no sector, que impulsiona o caudal auxiliar a 159 l/min.

 

O bloco de cinco acopladores (de série com a opção Super Flow) permite uma abordagem flexível para utilizar diferentes implementos. A partir de uma fonte comum, o operador pode conectar acessórios standard ou de alto caudal homologados a acopladores rápidos de tamanho standard de 1/2 polegada. Ao utilizar o Super Flow, o uso de acopladores de ¾ de polegada permite obter o máximo rendimento e produtividade de implementos avançados homologados.

 

Ambas as opções de alto caudal como de Super Flow vêm integradas com o módulo de Identificação de Anexo (ACD) exclusivo da Bobcat. As máquinas S86 e T86 equipadas com alto caudal ou Super Flow, permitem-lhe trocar os implementos Bob-Tach hidráulico sem sair do seu assento. O Bob-Tach hidráulico é um recurso adicional de conveniência e produtividade que permite conectar e remover alguns implementos sem que o operador saia do assento, simplesmente utilizando os interruptores convenientemente localizados na cabine, opcionais em máquinas com caudal standard.

 

Maiores capacidades de elevação

O novo design do grupo de trabalho do S86 e T86 aumenta a capacidade de levantar mais, transportar mais e chegar mais longe. Isto é conseguido através de uma nova geometria de grupo de trabalho que melhora a capacidade de elevação em toda a gama de movimentos do braço de elevação. Quando combinadas com um sistema hidráulico de alto rendimento e secções de braço de elevação de aço fundido mais leves e resistentes, as carregadoras oferecem maior capacidade durante todo o ciclo de elevação, mesmo em altura total.

 

Juntamente com os modelos S66/T66 e S76/T76 lançados nos últimos dois anos, os S86/T86 estabelecem novos standard no sector para o conforto da cabine. Isto inclui baixos níveis de ruído e vibração dentro da cabine selada e pressurizada de peça única, juntamente com os controlos intuitivos e exibições de informações do SJC de série. A cabine também conta com um sistema de climatização de série e uma maior visibilidade do operador, que pode ser melhorada ainda mais com a inovadora opção de cabine de laterais transparentes. Com este último, 75% das janelas laterais não são gradeadas, garantindo uma visão desobstruída da cabine. A Bobcat também incorporou uma câmara de visão traseira de série ao equipamento. Além do ecrã standard de 5 polegadas dentro da cabine, a Bobcat oferece como opção um ecrã avançado de 7 polegadas que proporciona informação da máquina ainda mais detalhada e uma conectividade de dispositivos sem precedentes.

 

Entre outras características principais do S86 e T86 incluem-se:

 

  • Gestão de potência da Bobcat: gestão de potência melhorada
  • Gestão da velocidade: para maximizar o rendimento e a precisão dos implementos
  • Trem inferior com suspensão de torsão de 5 articulações (opcional): estabilidade e conforto adicionais
  • Preparadas para contrapeso: para aumentar o rendimento de elevação e personalizar as máquinas
  • Auto nivelação do balde de dupla direção (de série): para reduzir o derrame do material e aumentar a eficiência
  • Esta opção proporciona uma condução mais suave em terrenos irregulares
  • Ventilador de refrigeração reversível (opcional) - reduz a manutenção e o tempo de inatividade 
Centrocar Bobcat