NOTICÍA

Trator Landini Mistral2: dimensões compactas, máxima inovação

22 Set 2022

O Mistral2 é o novo trator Landini que incorpora mais de 130 anos de experiência e a visão de futuro da empresa: é a máquina que combina o mais elevado desempenho com o respeito pelo meio ambiente. Compacidade, flexibilidade e desempenho são as principais características do trator Mistral2, ideal para horticultura, culturas em latada, estufas, pomares e vinhas. No entanto, o seu tamanho compacto, flexibilidade e manobrabilidade também o tornam a solução perfeita para aplicações municipais, como manutenção de espaços verdes públicos, limpeza de neve e espalhamento de sal, ou para tarefas que necessitem de manutenção de relvados. Uma inovação como Mistral2 não pode ser resumida em poucas palavras, as suas especificações técnicas exigem um olhar mais atento.

 

Compacidade: vamos tirar medidas

O Mistral2 é o desdobramento da gama compacta Landini Stage V, da qual incorpora todas as melhores características: ligeireza, manobrabilidade, compacidade, desempenho, facilidade de uso e conforto. Além disso, para garantir a máxima visibilidade frontal e flexibilidade de trabalho mesmo nas áreas mais baixas, o Mistral2 apresenta um capot com a menor altura mínima da sua categoria: apenas 1.230 mm do solo para a versão STD, reduzido ainda mais para 1.130 mm na versão GE. Além disso, com o Mistral2 é possível utilizar toda a superfície do campo, reduzindo manobras, tempo, consumo de combustível e esforço do operador, graças à distância entre eixos de 1.790 mm, a mais curta da gama, e ao raio de viragem reduzido. O design elegante e dinâmico descreve perfeitamente a essência da Landini, que sempre ofereceu inovação, produtividade e conforto: O Mistral2combina habilmente estética com aspetos mais técnicos e funcionais.

 

Eficiência: onde a tecnologia encontra o respeito pelo meio ambiente

O Mistral2, um dos tratores mais eficientes da sua classe, é alimentado por um motor Kohler KDI 1903 TCR turbo aftercooler, com potências de 49 e 57 cv e tecnologia Common Rail. Binários máximos de 180 e 200 Nm, disponíveis a apenas 1200 rpm, juntamente com reservas de binário de até 37%, garantem um desempenho sustentado com a máxima eficiência, em qualquer situação de trabalho. Além disso, o depósito de combustível do Mistral2 tem capacidade de 40 litros, o que garante um elevado grau de autonomia de trabalho. Exemplo de inovação que olha para o futuro, combina alto desempenho com atenção à sustentabilidade ambiental, baixo consumo de combustível e total conformidade com as normas de emissões Stage V, garantidas pelo inovador sistema de Recirculação de Gases de Escape (EGR), combinado com o Catalisador de Oxidação Diesel (DOC) e o Filtro de Partículas Diesel de Regeneração Passiva (DPF). Novamente em nome da sustentabilidade – ambiental e humana – o consumo de combustível é otimizado pelo sistema Engine Memo Switch, que memoriza e recupera o regime do motor mais adequado ao tipo de trabalho realizado, simplificando e agilizando o trabalho e, portanto, reduzindo o stress do operador. Ao mesmo tempo, o tratamento dos gases de escape DOC e DPF com regeneração passiva do filtro elimina as pausas de trabalho, aumentando a eficiência dos dias de trabalho. A disposição debaixo do capot também foi pensada segundo critérios altamente inovadores que a tornam intuitiva e prática, privilegiando soluções para simplificar e agilizar a manutenção diária. Tecnologia ao serviço dos profissionais.

 

Conforto: trabalhar com o Mistral2 significa trabalhar melhor

A versão Plataforma do novo trator Landini Mistral2 caracteriza-se pelo design de linhas e superfícies bem distribuídas, combinando estética e funcionalidade. As formas simplificadas e o perfil baixo da máquina facilitam o trabalho entre as linhas mais baixas e mais estreitas. No entanto, a natureza compacta do Mistral2 não limita o conforto do operador; de facto, o assento do operador é espaçoso, confortável, seguro – também graças à distância ideal entre o volante e o assento – e tem uma visibilidade total perfeita. Além disso, todas as alavancas são ergonomicamente projetadas e posicionadas na área do volante, deixando o túnel central livre, garantindo fácil acesso. A versão Cabinada foi projetada para proporcionar um ambiente de condução confortável e agradável em todas as estações e é construída com materiais automotivos, sabendo que isso faz a diferença em termos de menor fadiga e maior desempenho. O tema da segurança é uma das principais áreas de foco do Mistral2: como também é adequado para operação em áreas florestais, a cabine tem aprovação FOPS e, portanto, garante a máxima proteção. Um párabrisas perfilado para melhor visibilidade, um sistema de ar condicionado e luzes dianteiras e traseiras são outras características importantes. E não é tudo! Ergonomia cuidadosa, dimensões compactas e alta potência: o novo Mistral2 é capaz de garantir a máxima produtividade enquanto coloca o operador na vanguarda, garantindo jornadas de trabalho mais confortáveis e ligeiras.

 

Potência: transmissão e sistema hidráulico, os grandes clássicos da Landini

Descrevemos muitos dos pontos fortes do novo trator Mistral2, mas entre eles é essencial considerar a transmissão Speed Four, um grande clássico duradouro, inteiramente projetado e construído em Itália pela Landini. Robusta, eficiente e versátil, a Speed Four tem as velocidades e relações de transmissão certas para aumentar a produtividade em qualquer trabalho: 4 velocidades sincronizadas e até 4 gamas mecânicas, quando equipada com a super-redutora opcional, chegando a 16 F + 16 T. Para trocas de marcha mais fáceis e rápidas, a caixa de velocidades está equipada com um inversor mecânico sincronizado com uma alavanca no volante, fácil de alcançar sem distrair o operador da condução. É esta força combinada com uma ligeireza extraordinária que torna o Mistral2 único: a versão Plataforma pesa apenas 1.600 kg, mas oferece um peso máximo permitido não inferior a 3.050 kg. A força do Mistral2 também se reflete nas suas especificações técnicas que o tornam perfeitamente configurado e dimensionado para atividades em horticultura, estufas, pomares, vinhas e municípios. De facto, o sistema hidráulico do Mistral2 possui duas bombas tandem: uma com um caudal de 35 l/min dedicado ao elevador traseiro e serviços hidráulicos; a outra, com caudal de 20 l/min, serve a direção, para um máximo conforto de condução. Altamente versátil para responder a qualquer necessidade, o sistema hidráulico pode ter até 3 distribuidores hidráulicos: 2 standard e 1 flutuante.

 

Tecnologia: gestão remota para trabalhar no futuro, hoje

O Landini Mistral2 é o trator desenhado para o amanhã, feito para trabalhar hoje. Alta tecnologia e atenção ao meio ambiente já são duas características que representam perfeitamente um produto que se encaixa de forma inteligente no panorama atual, mas a Landini vai mais além, equipando também esses tratores com o sistema de gestão remota de frota. Isto é possível graças ao inovador sistema telemático Landini Fleet Management, projetado para reduzir os custos operacionais e aumentar a eficiência e a rentabilidade, graças a recursos como:

  1. Controlo de frota: exibe a posição dos tratores em tempo real e mede a sua eficiência usando parâmetros como velocidade, desempenho do motor, consumo e evolução do trabalho.
  2. Análise de dados: estabelece a produtividade e o desempenho de cada máquina, permitindo monitorizar os rendimentos.
  3. Memória de dados processados: retém informações para evitar erros e desperdício de tempo e recursos, maximizando o desempenho.