NOTICÍA

Quando é o momento certo para trocar de trator, segundo a Landini

04 Out 2022

Como calcular a vida útil de um trator, entre manutenção e horas de trabalho

Os tratores têm uma vida útil bastante prolongada, cuja duração depende de muitos fatores, principalmente do nível de manutenção e das horas em que a máquina esteve no campo. Já falamos sobre o grande valor da manutenção em vários artigos. É fundamental cuidar bem do seu veículo, tanto para melhor qualidade e segurança do trabalho como para que não acabe a trocar peças ou a ter de comprar um novo modelo muito antes do esperado. É por isso que a Landini criou Programas de Manutenção Programada, pensados para o bem-estar da máquina, do agricultor e da atividade, com uma equipa Landini dedicada e serviço garantido, para um trator que trabalha sempre com elevado desempenho.

 

Soma-se a isto uma estatística extremamente variável dependendo do histórico da empresa que utiliza o trator: as horas que o trator efetivamente trabalhou no campo. Como exemplo, um trator moderno tem uma vida média de 15.000 horas, que deve ser concluída em 10 a 15 anos. Isto mudou muito nos últimos 20 anos, e é por isso que hoje pode ver máquinas muito diferentes dentro da mesma frota, tratores modernos e veículos com 30 a 40 anos, mas que ainda funcionam bem.

 

Isto porque há muito tempo que o sector agrícola é caracterizado por um elevado índice de envelhecimento e apenas nos últimos anos alcançou outros sectores inovando a tecnologia nas máquinas e reduzindo o seu peso para metade. O público-alvo também mudou, sendo cada vez menos pequenas empresas a favor de negócios agrícolas mais estruturados, com maior procura por frotas de máquinas de última geração.

 

Quando é que um trator envelhece? A idade também depende do modo de vida

Os números acima para horas de trabalho, anos de vida e manutenção do trator são certamente números médios amplos, que podem ser válidos em princípio, mas não devem ser considerados os únicos fatores quando se considera o momento certo para trocar um trator. De facto, outro aspeto fundamental deve ser acrescentado: o tipo de trabalho realizado pelo trator. Os tratores de campo aberto ou especializados têm uma rotina diária muito diferente, assim como os tratores de fenação/transporte de materiais ou tratores pomareiros; o desgaste dos materiais – dos pneus ao motor, da embraiagem à cabine – e, sem dúvida, também a hostilidade do clima e das condições do solo variam.

 

Acrescentado a isto – um aspeto que muitas vezes é negligenciado – é que quanto mais o trator é usado, mais dura: tirar o máximo proveito de uma máquina é útil não apenas para o negócio, mas também para o próprio veículo, enquanto que deixá-lo imaculado e quase sem uso prejudica a máquina muito mais do que se imagina.

 

Trocar o seu trator: como escolher?

Como vimos, optar por trocar de trator não é fácil, nem é uma decisão que possa tomar sem antes avaliar todos os diferentes fatores. No entanto, uma vez que tenha chegado à conclusão de que realmente é hora de trocar de veículo, é muito importante decidir qual abordagem seguir: aluguer, compra de usado ou novo?
Vejamos as suas características e vantagens:

 

ALUGUER: um novo serviço no sector agrícola, o aluguer de tratores é uma das opções a serem consideradas na troca de tratores. As grandes vantagens deste sistema são a de ter uma máquina perfeitamente de última geração, mesmo que apenas por determinados períodos de tempo, sem um custo inicial excessivo, e também de ter pacotes muitas vezes com tudo incluído. No entanto, precisamente pela novidade que esta prática representa no mundo da agricultura, a oferta ainda é extremamente limitada e os valores ainda muito elevados.

COMPRA DE USADO: esta é uma das opções de compra mais rápidas no mundo dos tratores (e noutros sectores), mas hoje em dia é muito difícil encontrar um trator usado em excelente condição com todas as características de que precisa. Precisamente porque, como dissemos, é uma boa ideia usar estas máquinas enquanto tem hipótese. Além disso, a questão do preço é bastante complexa, pois a atribuição de valor não pode ser – neste sector – inequívoca e partilhada. O que é certo, porém, é que os requisitos necessários a serem levados em consideração são: a escolha de modelos atualizados – especialmente pelo nível cada vez mais avançado de inovação tecnológica e digital que caracteriza este sector hoje em dia -, que tenham peças originais, que estejam de acordo com os standards legais e que tenham preços razoáveis. É por isso que esta solução é muitas vezes escolhida por empresas que estão em fase de arranque ou que possuem grandes frotas (esperar por tratores novos ou alocá-los a atividades secundárias), enquanto é menos realizada por prestadores de serviços.

COMPRA DE NOVO: a compra de um trator novo ainda é a escolha preferida de hoje, pois dá total certeza de investir numa ferramenta adaptada às suas necessidades, tanto em termos de tecnologia – que será sempre a mais avançada no momento da compra -, produtividade – graças à maior potência e/ou eficiência, segurança e conforto – essenciais para o bem-estar do operador – e, por último, mas não menos importante, a sustentabilidade ambiental – agora uma característica essencial. Sem contar que suporte e serviço garantidos são duas vantagens que podem fazer toda a diferença na operação e manutenção do seu novo trator desde o início.

 

A compra de um novo trator também é promovida por incentivos à agricultura

Uma vantagem adicional e fundamental de comprar um novo trator no presente ano são os incentivos Europeus ainda em vigor. Aproveitar estas facilidades é também e sobretudo importante para obter o valor acrescentado gerado pelas novas tecnologias disponíveis, em termos de racionalização, produção e sustentabilidade da atividade agrícola.

Portanto, um investimento inicial traz benefícios económicos para o seu negócio, melhora o tratamento da terra e protege o planeta. Não espere: comprar um novo trator no momento certo é a melhor escolha que pode fazer para a sua exploração e para o meio ambiente.