NOTICÍA

Investimento em vez de inflação: maquinaria de segunda mão contra a crise

10 Nov 2022

Como as empresas podem utilizar a evolução estável dos preços da maquinaria em segunda mão para tornar o seu próprio negócio à prova de crise.

 

Um inverno rigoroso está iminente na Europa

Após dois anos marcados pela pandemia de Corona, 2022 começou com a perspetiva de uma economia recuperada e mais liberdade na vida quotidiana. No entanto, as atuais tensões políticas estão a conduzir a uma série de dificuldades, tais como problemas logísticos, escassez de matérias-primas e aumento de preços. Especialmente o fornecimento incerto de gás e o horrendo aumento dos preços da energia associados estão a causar incerteza. Muitos estão agora a sentir o resultado na sua vida quotidiana: as prestações de serviços e os géneros alimentícios estão a tornar-se mais caros. A terrível palavra "inflação" adorna as primeiras páginas dos jornais. Isto porque o aumento de preços é o mais elevado de há décadas e uma flexibilização da situação parece estar muito longe de tornar-se uma realidade. Um desenvolvimento que coloca grandes problemas não só aos particulares como também à indústria. Como as máquinas em segunda mão permitem que as empresas invistam e, deste modo, apresentam uma oportunidade na crise.  

 

Custos crescentes, investimentos em queda - paralisação nas empresas 

A guerra na Ucrânia, as quebras nas cadeias de abastecimento, a escassez de matérias-primas, o crescimento enfraquecido na China - o agravamento da situação no mercado mundial está a causar problemas de longo alcance para a economia na Europa. Os custos crescentes da energia, em particular, estão a causar problemas a muitas empresas atualmente e a colocá-las sob pressão. Isto afeta particularmente as empresas que usam eletricidade e energia de forma intensiva bem como aquelas dependentes do gás. Muitas empresas duvidam da sua capacidade de manter as suas operações.  

 

Como resultado, os custos crescentes estão a ser transferidos para os clientes - a consequência é uma inflação, que afeta todas as áreas da vida.

 

Uma medida preventiva que está a ser tomada na Europa pelo Banco Central Europeu (BCE) é o aumento da taxa de juro de referência. Esta determina quanto juro um banco tem de pagar ao pedir dinheiro emprestado ao banco central. A consequência: os empréstimos para particulares e empresas tornam-se também mais caros. As empresas que querem comprar máquinas novas ou expandir a sua produção recorrem, frequentemente, a um orçamento mais reduzido. A partir de 2023, a indústria de construção e instalação de máquinas espera, portanto, um declínio nas encomendas. Um planeamento de segurança não existe e conduz a especulações sobre como agir no futuro.  

 

O aumento dos custos torna assim os investimentos mais difíceis e aumenta o risco de uma insolvência. Mas apesar dos preços elevados das máquinas novas, as empresas ainda podem expandir as suas próprias operações e assim permanecer competitivas – porque, nesta altura, o cenário é mais animador no mercado das máquinas em segunda mão.

 

A alternativa sustentável à compra de maquinaria nova 

Os preços das novas máquinas são fortemente influenciados pelos custos da energia e das matérias-primas. Se estes aumentam, isso terá também um impacto negativo nas vendas. As máquinas em segunda mão são menos afectadas por tais flutuações. 

 

O preço de uma máquina em segunda mão é composto por fatores tais como o tipo, o fabricante, a idade, a procura e a disponibilidade. Casas de leilões industriais como a Surplex ou especialistas em avaliação como a Valuplex têm avaliadores de máquinas experientes que utilizam o seu elevado nível de conhecimentos técnicos sobre máquinas e definem os preços das máquinas usadas de forma justa e precisa.  

 

Para tal, recorre-se a uma avaliação combinada baseada em dados e experiência assim como os longos anos de experiência sobre o valor de uma máquina são combinados com preços resultantes de leilões e preços de concessionário ou de várias plataformas na Internet.

 

Valor estável para um bom desempenho 

Segundo Kai Prager, chefe do departamento de avaliação da Surplex, o preço das máquinas usadas mostra, com frequência, como o mercado está a funcionar atualmente e que tendências estão a emergir. “Há algum tempo, por exemplo, era muito difícil vender máquinas grandes que fossem um pouco mais velhas", diz Prager. " Tal alterou-se novamente em algumas áreas". No entanto, máquinas comuns como as máquinas CNC (torneamento, fresagem, polimento, etc.) ainda são basicamente bem vendidas e com frequência. Isto porque as máquinas em segunda mão oferecem aos seus compradores muitas vantagens.  

 

Estão imediatamente disponíveis e, apesar da boa qualidade, custam significativamente menos do que uma máquina nova. Além disso, as máquinas em segunda mão são uma boa forma de tornar o próprio negócio mais sustentável. Isto porque às máquinas é oferecida uma segunda vida em vez de acabarem no ferro-velho.  

 

Mas qual é o impacto da atual inflação no mercado de maquinaria usada? Espera-se também aqui um aumento acentuado dos preços ou será que as empresas com um orçamento reduzido podem continuar a beneficiar desta situação? 

 

Superar aos riscos da inflação, com máquinas em segunda mão 

"Os preços das máquinas em segunda mão não podem ser determinados pelos parâmetros habituais" explica Kai Prager. O impacto da inflação não aparece imediatamente no caso de máquinas em segunda mão, mas acompanha com atraso as variações de preços das máquinas novas. 

 

"Os sectores em que existe uma maior procura devido às condições económicas também apresentam um aumento nos preços de venda. No entanto, de longe, não em proporção com a taxa de inflação atual".  

 

Kai Prager espera, contudo, que a situação atual do mercado se reflita num aumento da oferta com uma ligeira queda dos preços sobretaxados. Pois quanto mais máquinas forem oferecidas no mercado, mais baixo será o preço. Neste momento pode valer a pena para as empresas verificarem os leilões de máquinas usadas se estiverem interessadas em expandir o seu próprio parque de máquinas e permanecerem competitivas apesar da inflação crescente. Trabalhar com um profissional experiente como a Surplex é uma boa forma de o fazer. A casa de leilão industrial Surplex é especializada na compra e venda de maquinaria usada e apoia de forma competente os interessados desde a primeira avaliação até ao transporte a partir de uma única fonte.