NOTICÍA

Kubota apresenta a nova série de tratores M5002 Narrow

10 Nov 2022

A série Kubota M5002 Narrow destaca-se pelo seu excelente design compacto –ideal para manobrar em linhas estreitas–, o seu grande desenvolvimento de potência à tomada de força e a sua velocidade, assim como pela sua versatilidade, segurança, facilidade operacional e grande economia de combustível.

 

O novo trator, que incorpora um motor Kubota de 4 cilindros, cumpre com a Fase V de emissões e está disponível em cinco motorizações que vão de 74 a 115 CV para enfrentar com sucesso qualquer tarefa graças à sua potência e rendimento. Os cinco modelos que compõem a série são: M5-072N, M5-082N, M5-092M, M5-102N e M5-112N.

 

Diferentes aplicações

Desenvolvida para responder a diferentes aplicações, a nova série Kubota M5002 Narrow apresenta dois designs de capot diferentes para responder às necessidades de cada aplicação: uma opção é o modelo de cabine que permite uma excelente visibilidade para o eixo dianteiro e para a zona frontal, especialmente indicado para trabalhos em vinhas e pomares, e outra opção, é o modelo de arco de segurança central rebatível, com design de baixo perfil, ideal para trabalhos em estufas e culturas permanentes.

 

A série Kubota M5002 Narrow está disponível em duas transmissões: uma, 18 velocidades para a frente e 18 velocidades para trás; e outra, ainda mais versátil e confortável, a transmissão 36/36 onde com o pressionar de um botão podemos duplicar cada velocidade, convertendo-a em 36 velocidades para a frente e 36 velocidades para trás. Ambas as opções possuem um inversor eletro-hidráulico e sistema de viragem Bi-Speed. O ângulo de viragem de até 35º juntamente com o sistema de viragem Bi-Speed, que quando ativo permite que as rodas do eixo dianteiro girem mais rapidamente exercendo força de tração no solo, fazem com que os tratores M5002 Narrow tenham um raio de viragem reduzido e uma excelente manobrabilidade.

 

Potência para aumentar a produtividade e o rendimento

Para levantar cargas pesadas com facilidade e poder operar com segurança nos diversos trabalhos que estes tratores têm de realizar, a nova série Kubota M5002 Narrow foi equipada com um potente sistema hidráulico com uma bomba de 69 l/min. Graças ao seu engate de três pontos de categoria II, a série M5002 Narrow é capaz de levantar implementos pesados ​​de até 2.300 kg.

 

O sistema hidráulico da série Kubota M5002 Narrow oferece dois distribuidores hidráulicos com controlo de caudal independente de série. Opcionalmente, pode ser expandido até sete distribuidores (14 saídas hidráulicas) entre traseiros e dianteiros (quatro mecânicos e três eletrónicos adicionais), o que permite realizar várias tarefas ao mesmo tempo com implementos dianteiros, ventrais e traseiros trabalhando simultaneamente.

 

Ao trabalhar em culturas em linha, como hortícolas e vinhas, a agilidade é a característica que distingue um bom trator. A excelente manobrabilidade da série M5002 Narrow, juntamente com a sua grande estabilidade e segurança – graças ao seu eixo dianteiro com suspensão hidráulica de dois cilindros – fazem dela a primeira escolha para estas culturas. Além disso, e entre as novidades que esta nova gama incorpora, a suspensão do eixo dianteiro admite diferentes modos e ajustes para se adaptar às preferências e necessidades do agricultor com simplicidade através de dois botões específicos.

 

Um desses botões gere a suspensão do eixo dianteiro e permite escolher entre os modos de operação (Desativado / Ativado / Automático). A seleção do melhor ajuste para cada situação torna a condução no campo e em estrada mais eficiente, confortável e com menos tensão mecânica para os componentes do trator. O segundo botão adapta o comportamento do amortecimento da suspensão do eixo dianteiro em função do implemento, das condições do solo e do tipo de trabalho com as posições.

 

Cabine cómoda, panorâmica e espaçosa

Pensando em longas jornadas no campo, a Kubota projetou uma cabine espaçosa com piso plano e excelente visibilidade panorâmica. A sua ergonomia perfeita garante que o utilizador tenha todos os comandos colocados confortavelmente ao seu alcance, permitindo-lhe concentrar-se totalmente no seu trabalho para obter os melhores resultados, sem ter de fazer concessões em termos de conforto e contando com todos os requisitos para um trabalho agradável e produtivo.

 

Da mesma forma, a cabine pode ser equipada com equipamentos de filtragem CAT IV, de acordo com a norma específica UNI EN 15695-1:2018. Deste modo, o potente sistema de ventilação da cabine, com o seu filtro de carvão ativado certificado, proporciona uma proteção fiável contra produtos fitossanitários, que são frequentemente usados ​​para tratar pomares e vinhas.