NOTICÍA

A BKT recomenda a não utilização de água nos pneus

23 Nov 2022

Esta prática, na verdade, é um risco de segurança uma vez que os pneus de última geração já proporcionam um desempenho elevado e específico.

 

Por conseguinte, o velho hábito de lastragem de veículos agrícolas enchendo os pneus com líquido está cada vez mais distante da realidade.

 

Nas últimas duas décadas, assistimos a uma enorme evolução em termos de inovação na agricultura, em especial desde que surgiu a digitalização. No entanto, como enraizado em muitas culturas, há ainda uma tendência para a transmissão de hábitos muito distantes da realidade.

 

Um destes é o hábito de encher os pneus agrícolas com água como uma solução eficaz para a lastragem do equipamento operacional.

 

Hoje, com o apoio da BKT, estamos a tentar dissipar esse hábito, que pertence definitivamente ao passado, sobretudo porque um determinado tipo de pneu pertence ao passado, tendo sido substituído por produtos sofisticados com tecnologia inovadora.

 

O que leva os agricultores a lastrar o seu equipamento?

A ideia é que o peso da água proporciona aos pneus uma maior tração, mais aderência e ajuda a evitar o deslizamento.

 

No entanto, a prática de encher os pneus de água pode comprometer seriamente a segurança do operador.

 

Isto porque cada trator é inspecionado e registado apenas com pneus cheios de ar. Estes são a base do cálculo das forças de inércia durante o funcionamento e da transmissão de vibrações, especialmente na estrada.

 

Se os pneus são lastrados com água, especialmente em tratores de alta potência que viajam a velocidades que podem ultrapassar 50/60 km/h, todos os parâmetros de segurança relativos à dinâmica de condução (tais como mudanças de faixa, curvas de subviragem e sobreviragem, etc.) e à transmissão de vibrações são completamente ignorados e isso pode causar problemas graves. Estes efeitos negativos na dinâmica de condução e nas vibrações podem causar problemas graves, tanto para o equipamento como para o operador.

 

Como resultado da investigação e sensibilidade em relação ao seu mercado de referência, a BKT, líder mundial no setor dos pneus off-highway, desaconselha esta prática, não só porque esta técnica afeta a segurança, mas também porque simplesmente já não há necessidade de o fazer.

 

Graças à inovação, existe de facto uma nova geração de pneus capaz de satisfazer completamente as necessidades dos operadores agrícolas, sem o risco de comprometer a segurança. São concebidos produtos específicos para cada situação, terreno e finalidade por forma a oferecer a máxima tração em todas as condições de funcionamento.

 

Os pneus de última geração, por exemplo, incluem pneus VF (flexão muito alta) que permitem à maquinaria agrícola transportar cargas mais pesadas com uma menor pressão. A tecnologia VF foi também concebida para oferecer maior tração e evitar o deslizamento dos pneus.

 

Encher os pneus com água são uma prática proibida para estes produtos. Se enchidos com água, os pneus ficam muito mais rígidos e o desempenho é comprometido. A flutuação, uma característica específica dos pneus VF, deixará de ser possível, perdendo-se a principal vantagem de utilizar estes produtos.

 

A agricultura é uma prática com 10 000 anos, os pneus cheios de água são muito mais recentes. Mas está na altura de esta última ficar na história; o futuro da agricultura, também graças a empresas como a BKT, é muito mais simples do que imaginamos.