NOTICÍA

Os criadores das carregadoras compactas Bobcat conquistam um lugar no National Inventors Hall of Fame da América

26 Jan 2023

Cyril e Louis Keller, os irmãos que inventaram a primeira carregadora compacta do mundo (mais tarde chamada de carregadora compacta Bobcat), foram selecionados para fazerem parte do Salão Nacional da Fama de Inventores (NIHF) dos Estados Unidos em 2023. O NIHF reconhece anualmente inventores, promove a criatividade e fomenta o espírito inovador e empreendedor.

 

Como tudo começou

Na década de 1950, os irmãos Cyril e Louis administravam juntos uma pequena oficina de metalurgia-serralharia no Minnesota, EUA, onde fabricavam e reparavam máquinas para os agricultores da região. Um agricultor levantou a necessidade de uma carregadora automotriz suficientemente leve para erguer até ao segundo piso de uma exploração de perus e suficientemente pequena para limpar em torno dos postes verticais do armazém. Em resposta, em 1957, os Kellers construíram uma carregadora de três rodas com duas rodas motrizes dianteiras e uma roda giratória traseira, a antecessora da carregadora compacta moderna.

 

A carregadora chamou a atenção da Melroe Manufacturing Company (agora Bobcat), que convidou os Keller para demonstrar a sua invenção no seu stand na Feira Estadual de Minnesota em 1958. Após o sucesso da sua demonstração na feira, os irmãos Keller concederam à Melroe Manufacturing Company os direitos exclusivos para fabricar a máquina mediante royalties e foram mesmo contratados para aperfeiçoar o projeto e colocar a máquina em produção.

 

A primeira verdadeira carregadora compacta do mundo

Para melhorar o design da carregadora, um segundo conjunto de rodas motrizes foi adicionado à parte traseira da carregadora em 1960. Com essa tração às quatro rodas, a M400 tornou-se a primeira verdadeira carregadora compacta do mundo. A máquina conta com um sistema de direção exclusivo, que lhe permite girar dentro do seu próprio comprimento. Mais tarde, a marca Bobcat ficou famosa pela robustez, velocidade e agilidade da máquina.

 

Joe Keller, filho de Louis, afirmou: “A carregadora Bobcat teve um impacto positivo na vida de milhares de funcionários que têm trabalhado para a empresa, dos distribuidores que vendem as máquinas e dos clientes que usam o equipamento todos os dias para ganhar a vida. Embora nem sempre nos apercebamos destas repercussões, elas são parte integrante do nosso dia-a-dia, desde o apoio às explorações agrícolas que se traduzem em alimentos nas nossas mesas, ao transporte de materiais numa obra que constrói as nossas casas e escritórios.»

 

Sessenta e cinco anos depois

Ao mesmo tempo que a Bobcat comemora 65 anos desde a invenção da máquina que criou a indústria de equipamentos compactos, continua a moldar o futuro desta indústria através da inovação e visão de futuro.

 

A Bobcat oferece agora mais de 100 produtos nos sectores de equipamentos compactos, manutenção de terrenos e industriais, e produz mais de 150 famílias de implementos.

Centrocar Bobcat