Desde o aumento da capacidade de carga até 55% até uma pegada maior: a CFO é uma oportunidade para os agricultores de hoje de fazer o seu trabalho de forma mais rentável, protegendo o solo.
É do conhecimento geral que reduzir a compactação do solo é bom para as colheitas, tanto em termos de qualidade como de resultados. É por isso que os fabricantes de máquinas e de pneus continuam o seu processo de melhoria neste setor, rumo a uma agricultura cada vez mais sustentável, tanto do ponto de vista ambiental como económico.
Atualmente, os pneus VF (flexão muito elevada) e IF (maior flexão) são a melhor resposta a todos os problemas de compactação do solo, uma vez que têm uma área de pegada maior e requerem uma pressão mais baixa. Estas características permitem à maquinaria agrícola fazer face a cargas mais pesadas.
No entanto, existem tecnologias que nos permitam dar mais um passo em frente?
A resposta é sim.
CFO (Operações de campo cíclicas) é uma marcação especial que surge após o diâmetro nominal da jante, no caso de pneus com rodas motrizes IF ou VF. Identifica especificamente os pneus desenvolvidos para máquinas agrícolas utilizadas em operações cíclicas de campo. Estamos a falar de pneus robustos com uma grande pegada utilizada em ciclos de cargas em movimento que também incluem picos de peso.
Este é, por exemplo, o caso das ceifeiras-debulhadoras durante a fase de colheita ou dos reboques que transportam cereais. No caso destes veículos, registou-se um aumento de peso significativo nos últimos anos em comparação com outros equipamentos.
A CFO pode fazer a diferença.
Normalmente, um pneu radial IF é capaz de resistir a mais de 20% da carga em comparação com um pneu radial padrão. Se o pneu tiver também a marcação CFO para operações de campo cíclicas, pode suportar até mais de 55% da carga sem aumentar a pressão.
Além disso, os pneus com este tipo de marcação são particularmente adequados para condições de campo húmidas ou lamacentas durante a época de colheita. Graças a uma maior pegada no solo e capacidade de flutuação adicional, ou seja, tecnologia IF e VF, combinadas com um planeamento cíclico adequado, os agricultores terão mais oportunidades de colheita. Estas características únicas dos pneus CFO resultam numa maior eficiência e produtividade nas operações agrícolas, bem como num melhor desempenho e durabilidade dos pneus.
A BKT está consciente das grandes vantagens da CFO e decidiu aplicar esta marcação a vários produtos. Entre estes, o AGRIMAX FORCE, um dos produtos de maior sucesso da BKT, destaca-se graças aos 21 tamanhos IF com marcação CFO. Este pneu foi especialmente desenvolvido para ceifeiras-debulhadoras ou tratores de grande cilindrada para operações de colheita, transporte e lavoura. Outros dois produtos perfeitos para operações de colheita que requerem excelente tração nos campos e uma elevada capacidade de carga são o AGRIMAX TERIS e o AGRIMAX RT 600, também estão disponíveis em 6 tamanhos IF com marcação CFO.
Finalmente, outro produto BKT que beneficia da marcação CFO é o AGRIMAX V-FLECTO em dois tamanhos VF. Este pneu topo de gama foi concebido para otimizar o desempenho dos tratores de grande cilindrada de nova geração.
Tal como o CFO é específico para operações cíclicas, para a BKT cada aplicação exige o produto certo. Por esta razão, também através do diálogo contínuo com os seus utilizadores e comunidade, a BKT está empenhada em expandir e melhorar a sua gama de produtos encontrando soluções que se adaptem às múltiplas necessidades de todos.
Empresa Destacada
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
LASO conclui transporte especial de peças de tuneladora
28 Mar 2023
John Deere atinge 2 milhões de tratores produzidos na sua fábrica de Mannheim na Alemanha
27 Mar 2023
Amiga: O microtrator elétrico que pode mudar a pequena agricultura
27 Mar 2023
O grupo GAM integra a empresa Carretillas Mayor S.A
24 Mar 2023