NOTICÍA

Com as unidades MB Crusher, os descartes de extração e beneficiação retornam ao ciclo produtivo

14 Fev 2023

A manutenção da viabilidade nas pedreiras, como em todos os lugares remotos e de difícil acesso, costuma ser cara, trabalhosa e demorada. Isto ocorre porque o potencial das máquinas operacionais já presentes no local muitas vezes não é totalmente explorado. Por exemplo, pode-se instalar na própria escavadora um balde triturador de mandíbulas MB Crusher, reduzir de granulometria os resíduos e reutilizá-lo como base e sub-base para a manutenção das vias ou criação de novas estradas de ligação. Ou por que não, revendê-lo e então, ter uma nova fonte extra de lucros?   

 

Assim a vantagem é dupla, tal como os lucros:

 

  • Nenhum custo adicional, porque utiliza-se o material de descarte já presente no local, por isso, não há necessidade de adquirir mais agregados de outros fornecedores. Não são necessárias máquinas adicionais, pois utiliza-se a máquina operacional já presente na pedreira ou no estaleiro de obras e o trabalho torna-se mais rápido, havendo então uma enorme economia de tempo. 

 

  • Uma rede de estradas internas eficiente significa otimização de custos, maior produtividade e economia na manutenção dos meios de transporte. Se as estradas estiverem livres, significa que todo o processo de trabalho na pedreira se torna eficiente, principalmente no que se refere ao transporte do material. O que significa: mais produtividade e menor custo por tonelada de material.

 

O descarte deixa de ser um custo

“Com o balde triturador MB Crusher conseguimos controlar os nossos resíduos, trituramos quando queremos e aproveitamos os materiais como queremos”. É assim que pensa a empresa da Região Marche na Itália, Eurocave, proprietária de várias pedreiras, em que extraem Pietra serena e Pietra alberese. A pedra extraída é beneficiada pela própria empresa para realizar elementos e obras de arquitetura. Com o descarte do processamento – britado com um triturador de mandíbula BF120.4 da MB Crusher – consertam-se as estradas na pedreira sem ter que adquirir material britado de terceiros ou revendem-no como inerte para base das estradas. 

 

Antes de adquirir o balde triturador da MB Crusher, acumulavam os resíduos de produção num pátio – e ocupavam bastante espaço – e depois, algumas vezes trituravam-nos com um triturador alugado. Toda a operação empregava grande parte dos trabalhadores e constituía um custo muito elevado para a atividade.

 

Hoje com o balde triturador BF120.4 os descartes deixam de representar um custo ou matéria para administrar, mas tornam-se algo útil para a própria atividade, gerando também um lucro extra.

 

https://vimeo.com/794088298

 

Mais segurança na pedreira

A manutenção das estradas numa pedreira de mármore pode ser extremamente cara. Mas não para a Nordia Energy, na Grécia. Com o primeiro balde triturador BF120.4 deles, britaram o material de descarte das extrações para depois reutilizá-lo para a manutenção das próprias vias internas da pedreira, algo muito importante também para garantir a segurança dos meios de transporte, a eficiência e a velocidade das operações.

 

A utilização do triturador para escavadora MB Crusher foi totalmente lucrativa, já que adquiriram um segundo balde triturador, sempre para trabalhar dentro da pedreira.

 

https://vimeo.com/738220570

 

Nada é para sempre e, vale para as pedreiras também, os bens à disposição são limitados e destinados a acabarem. Por este motivo, é necessário encontrar sempre novas formas de reutilizar com lucro os materiais extraídos, mesmo aqueles que até pouco tempo eram considerados descartes. E, com a solução MB Crusher, todos os materiais podem tornar-se numa fonte de lucro imediato.

A precisão do processo de britagem permite obter agregados que, anteriormente eram destinados unicamente para o descarte, em granulometria homogêneas, para poder reutilizá-los no local, mantendo o equilíbrio de mineração da pedreira inalterado.

O mesmo vale para os estaleiros de obras em áreas remotas, difíceis de alcançar a não ser com um grande dispêndio de tempo, custos e maquinaria. As unidades MB Crusher são instaladas com facilidade na máquina operacional já presente no local, não sendo necessário um transporte excecional. Praticamente é a mesma máquina operacional que se torna num verdadeiro britador: assim o material de extração ou resultante da escavação transforma-se diretamente no local, sem precisar de adquirir outros agregados ou de aguardar longos prazos para os obter. 

 

https://vimeo.com/794101591

MB Crusher MB Crusher