NOTICÍA

Ambigroup confia nas máquinas Liebherr para os seus projetos de reciclagem

22 Mai 2023

A Ambigroup investe nos manipuladores telescópicos Liebherr T 60-9s e T 55-7s, com os quais realizará projetos de reciclagem, gestão de resíduos, manuseamento de sucata e desmantelamento. Na Ambigroup procuravam manipuladores com elevada capacidade de carga, 6 toneladas, que lhes permitissem estabelecer sinergias com a gama industrial do seu parque de máquinas.

 

A Ambigroup está no top 100 das mais importantes empresas de demolição, a nível global, segundo o ranking elaborado pela Demolition & Recycling International, que anualmente elege as 100 maiores empresas do mundo de diversos sectores, incluindo o da demolição. A referida entidade considerou que o Ambigroup ganhou notoriedade com os trabalhos de desmantelamento da central térmica de Elcogás, localizada em Puertollano (Ciudad Real).

 

A Ambigroup, empresa portuguesa cujas origens remontam a 1978 na compra e venda de sucata metálica, adquiriu em dezembro de 2022 os empilhadores Liebherr T 60-9s e T 55-7s para trabalhos de reciclagem, manuseamento de sucata e desmantelamento de instalações industriais. Decidiram investir nestes modelos “porque estão equipados com uma capacidade de carga de 6 toneladas e porque nos vão permitir estabelecer sinergias com a gama de pás carregadoras que temos atualmente na nossa frota”, afirma Luis Días, Ambigroup Service Manager. Outro dos sectores em que estas equipas atualmente trabalham é a indústria da construção naval, uma vez que a Ambigroup dedica um importante ramo da sua atividade ao desmantelamento de navios e tratamento integral dos resíduos derivados desta atividade.

 

Depois de colocadas ao serviço, ambas as máquinas já possuem mais de 400 horas de operação a uma taxa de 8 horas/dia, destacando-se até agora os T 60-9s e T 55-7s pelo seu consumo otimizado de combustível, fiabilidade, versatilidade e produtividade. A Ambigroup possui um parque de máquinas composto por mais de 100 unidades, das quais mais da metade são Liebherr: escavadoras de rodas (A 904C, A 914C), escavadoras de rastos (R 912, R 914 Compact, R 914, R 934, R 945 e R 954), carregadores (L 522, L 544 e L 566), tratores de rastos (PR 734 e PR 754) e manipuladores de materiais (A904, A924, LH 26 M e LH 30 M).

 

A Ambigroup tem cerca de trinta e cinco anos de experiência na gestão ambiental, possui 12 unidades de reciclagem em Portugal, emprega mais de 500 pessoas e fatura mais de 25 milhões de euros por ano. Tendo iniciado a sua atividade na compra e venda de sucata, a visão e estratégia do grupo levou-os a diversificar a sua área de atuação para o domínio do desmantelamento de instalações industriais, demolição e gestão de todo o tipo de resíduos metálicos e não metálicos, para proporcionar sempre valor acrescentado aos seus clientes.

 

Na vanguarda da maquinaria, da logística e da tecnologia, a Ambigroup distinguiu-se no decorrer do seu longo percurso profissional pelo seu caráter proativo e inovador no momento de oferecer aos seus clientes soluções cada vez mais eficientes na reciclagem e tratamento de resíduos em geral.

 

Em 1994 a Ambigroup alargou o seu âmbito de atuação e estabeleceu-se em Espanha com a marca Recifermetal. Com sede em Santurtzi, Biscaia, e com o foco original da sua atividade no desmantelamento de altos-fornos, a Recifemetal dedica-se atualmente à demolição e desmantelamento de instalações industriais.

Liebherr