NOTICÍA

Três novas séries de tratores compactos: A CLAAS apresenta os novos ELIOS 200, ELIOS 300 e AXOS 200

19 Jul 2023

Sob o lema "Juntos fazemos mais", a CLAAS apresenta três novas séries de nove tratores compactos com potências de 75 a 103 CV. Os principais segmentos de clientes são explorações agrícolas com culturas mistas e especializadas, bem como pequenas explorações a tempo inteiro e parcial.

 

Simples, confortáveis, versáteis: nove modelos para as mais diversas necessidades e aplicações.

A CLAAS expandiu consideravelmente a sua gama de produtos no segmento de tratores compactos com a adição de três novas séries. Os tratores oferecem uma grande variedade de características técnicas em termos de potência, transmissão de força, conforto e carga útil para se adaptarem às diferentes especificações dos clientes e campos de aplicação. Desde uma potência máxima de 75 a 103 CV, uma transmissão manual de 4 velocidades totalmente mecânica até uma transmissão powershift de 5 velocidades com REVERSHIFT e TWINSHIFT, desde rodas traseiras de 30 polegadas até rodas grandes de 34 polegadas, desde um peso bruto de 5,1 a 6,0 toneladas e uma cabine com túnel de transmissão até um confortável centro de comando com piso plano. O desenvolvimento concentrou-se em quatro características específicas: versatilidade, desempenho, conforto e fiabilidade. Enquanto a "fiabilidade" tinha o mesmo peso nas três séries de modelos, a versatilidade, o desempenho e o conforto diferiam significativamente dependendo da série.

 

ELIOS 200: a maneira mais fácil de fazer mais coisas.

A série ELIOS 200 inclui quatro modelos com potências máximas entre 75 e 103 CV. Enquanto o modelo básico ELIOS 210 apresenta uma aparência familiar e está disponível na versão plataforma ou cabinada com uma altura total a partir de 1,89 m (2,40 m com cabine), os modelos ELIOS 220, 230 e 240 foram redesenhados e estão disponíveis apenas com cabine. A caixa de velocidades de quatro marchas pode ser solicitada na versão puramente mecânica ou com mudança assistida TWINSHIFT e inversor REVERSHIFT. O elevador traseiro tem capacidade de elevação de 3,2 toneladas e um peso bruto de 5,1 toneladas, com o eixo traseiro em rodas de 30 polegadas. Esta combinação de características torna o ELIOS 200 ideal para tarefas simples no terreno e no armazém, para trabalhos logísticos repetitivos com ou sem carregador frontal e para trabalhos de tração entre ligeiros e moderados.

 

ELIOS 300: a maneira confortável de fazer mais coisas.

Ao contrário do ELIOS 200, a série ELIOS 300 tem uma potência mínima de 85 CV e é composta por três modelos. No entanto, a principal diferença em relação ao ELIOS 200 é a caixa de velocidades de 5 marchas com mudança assistida TWINSHIFT e inversor hidráulico REVERSHIFT de série. Além disso, ao contrário do ELIOS 200, o piso da cabine é plano. O conforto adicional oferecido por estas características torna o trabalho com o ELIOS 300 ainda mais agradável, tanto no armazém como em prados, campos, plantações e mesmo florestas. O peso em ordem de marcha inicia-se em 3600 kg, enquanto a largura externa mínima de 1,65 m e a altura mínima de 2,60 m permitem o uso do trator em plantações tradicionais. Com uma largura de via máxima de 2.310 mm, o ELIOS 300 também pode ser usado com segurança em terrenos irregulares e em declives. Para proteção do solo e redução de pegadas ao conduzir em parques e campos desportivos, a CLAAS fornece pneus de relva Trelleborg montados de fábrica sob pedido (traseiros 600/55 R26,5, dianteiros 400/55 R22,5).

 

AXOS 200: a maneira versátil de fazer mais coisas.

O AXOS 200 oferece ainda mais em tudo, o que significa total versatilidade. Dois modelos com potências máximas de 92 e 103 CV completam este segmento de tratores da CLAAS até ao ARION 400. Além de uma maior capacidade de elevação e carga útil em comparação com a série ELIOS, o AXOS 200 oferece rodas traseiras grandes de até 34 polegadas. Isto torna-o um todo-o-terreno robusto, capaz e compacto, que se sai bem mesmo em terrenos difíceis em culturas herbáceas e hortícolas ou em explorações florestais. Com uma altura de 2,62 m, também pode passar por entradas baixas e é surpreendentemente ágil graças a um raio de viragem mínimo de 3,79 m.