Popup Banner Popup Galiforest Junho 2024
NOTICÍA

Mantas absorventes: Trabalhar com segurança e proteger o ambiente

13 Set 2023

Nem sequer precisa de olhar: Pode simplesmente pôr de lado os componentes sujos com óleo na manta Multitex da Mewa. Ficam lá, de forma cómoda e segura, enquanto se concentra totalmente na reparação. Esta solução limpa também é sustentável, já que a manta de retenção de óleo ultra-absorvente é disponibilizada pela Mewa com sistema de reutilização: A Mewa traz, recolhe e lava as mantas.  

 

Porque será que tantas empresas continuam a trabalhar com os volumosos cárteres do óleo, quando há mantas flexíveis que conseguem o mesmo e são muito mais práticas? Talvez não haja confiança na capacidade de absorção? Maricel Huguet, diretora-geral da Mewa Portugal e Espanha rejeita este preconceito: «A nossa Multitex possui um geotêxtil especial que pode absorver até 3 litros de líquido, consoante o tamanho. Ao mesmo tempo, e isto é uma particularidade da manta, a sua superfície permanece praticamente seca porque o líquido é transportado imediatamente para o interior e armazenado no núcleo absorvente.»

 

Com o seu formato de 58 cm x 88 cm, a manta de absorção de óleo da Mewa é leve e fácil de manusear. Pode ser guardada sem ocupar muito espaço – por exemplo numa prateleira –, colocada por baixo durante os trabalhos de reparação e encaixa-se de forma flexível em qualquer nicho por mais ângulos que tenha. Ela protege, de forma segura e limpa, as instalações, os componentes e o chão contra a sujidade e líquidos perigosos e contribui, assim, para uma maior segurança no trabalho. Pavimentos oleosos e escorregadios são passado com a Multitex. Para áreas maiores, basta juntar duas ou mais mantas.

 

E o que fazer com a manta quando estiver saturada? Colocá-la no contentor de segurança SaCon, com fecho hermético, que a Mewa disponibiliza para este fim. O SaCon faz parte do sistema de reutilização e serve para a entrega, o armazenamento seguro e a recolha pelo motorista de serviço. Assim, o sistema da Mewa está quase explicado. «Entregamos a Multitex diretamente na produção ou na oficina dos nossos clientes», explica Maricel Huguet. «No momento do intercâmbio entregamos mantas limpas e recolhemos o contentor ou os contentores de segurança com mantas usadas, depois lavamo-las de forma ecológica, controlamos a qualidade e devolvemo-las no seguinte intercâmbio. Isto é uma solução limpa e sustentável.»