NOTICÍA

STILL torna a automatização ainda mais inteligente

21 Set 2023

O tema da automatização é atualmente objeto de muita discussão na indústria da intralogística. Com o slogan "Automatização - agora ainda mais inteligente", a especialista em intralogística e automação, STILL, dá agora o próximo passo: enquanto a automação na indústria tem sido até então um campo de jogo para inovações tecnológicas, os especialistas de Hamburgo propõem-se a satisfazer as necessidades reais e muito específicas de automação dos seus clientes de forma eficiente e inteligente.

 

Além do objetivo de simplificar os produtos, a STILL verificou uma procura crescente dos clientes por soluções de automatização que possam ser implementadas rapidamente e que sejam escaláveis. "A automatização é também uma resposta à contínua escassez de trabalhadores qualificados, entre outros fatores. Isto deve-se em parte às tendências demográficas. Muitos baby boomers irão em breve passar à sua merecida reforma. Além disso, há uma necessidade urgente de mão de obra em quase todos os setores", afirma Frank Müller, Senior Vice President Brand Management da STILL, explicando esta tendência. As soluções de automatização inteligentes foram concebidas para colmatar estas lacunas.

 

De um modo geral, verificamos que o desejo de automatização já não se limita aos "early adopters", que estão sempre atentos aos últimos produtos e às últimas tendências tecnológicas. Atualmente, para muitas empresas, é a única forma de contrariar a pressão da eficiência. E tem de ser o mais rápido possível, simples e, claro, fiável - e idealmente sem grandes modificações no armazém", acrescenta o Brand Manager da STILL.

 

A automatização torna-se um importante pilar estratégico

Neste contexto, a automatização tornou-se um pilar estratégico particularmente importante para a STILL nos últimos anos. No entanto, Frank Müller adverte: "Não precisamos de mais alto, mais rápido, mais longe - precisamos de mais inteligente!" Por outras palavras, soluções inteligentes com o nível de automatização adequado, que possam ser implementadas rapidamente, sejam escaláveis e possam ser utilizadas em qualquer lugar. Também - e acima de tudo - em edifícios existentes. "Muitos podem equipar um armazém completamente novo num local de raiz com um elevado grau de automação. O truque é trazer a automatização inteligente para uma estrutura de armazém existente, normalmente muito restrita. E é precisamente para estas aplicações que a STILL oferece a tecnologia de automação ideal", sublinha Frank Müller.

 

Soluções inteligentes para edifícios existentes

No início, os requisitos para o ambiente eram rigorosos, de forma a garantir que os assistentes inteligentes se conseguissem orientar, mas atualmente isso pode ser feito em praticamente qualquer lugar. Uma nova fábrica ou um novo armazém num local de raiz com tudo o que a tecnologia robótica pode oferecer é uma exceção e não seria construído apenas com o objetivo da automatização. Isto significa que as soluções de automatização têm de ser integradas nas estruturas de armazém existentes ("brownfield"). Corredores estreitos sem cadeias de processo ideais onde todas as rotas são livres, mas onde, em vez disso, pode haver algo no caminho num ponto ou noutro. No entanto, o desafio particular reside nas operações mistas, em que os veículos automatizados têm de operar em conjunto com veículos manuais e transporte de passageiros, uma vez que a "automatização vedada", ou seja, a automatização numa área separada, não é possível num armazém industrial. A STILL também tem soluções adequadas para este fim: empilhadores com capacidade de autoaprendizagem que se podem deslocar de forma segura e eficaz mesmo em condições desfavoráveis - juntamente com a divisão inteligente do transporte horizontal e vertical com equipamento adequado para operações mistas.

 

Automatização inteligente

Uma divisão inteligente das operações de transporte vertical e horizontal requer uma grande variedade de tipos de veículos disponíveis. Assim, cada veículo pode assumir exatamente as tarefas para as quais é mais adequado - e, portanto, o preço e o desempenho também correspondem aos requisitos e expetativas do cliente. Porque é que um veículo comparativamente volumoso, como um porta-paletes de alta elevação ou um empilhador retrátil, deve ser utilizado para o transporte de longa distância em vez de um robô móvel autónomo (AMR)? Para além do facto de o empilhador nem sequer chegar diretamente aos trabalhadores da linha de produção, devido às condições de espaço restritas. Neste caso, é preferível utilizar um AMR, que chega rapidamente ao local de trabalho na linha de produção e até se destaca em termos de custos de aquisição. Com o seu design compacto, ocupa apenas metade do espaço de um empilhador para recolher e entregar a carga. Além disso, na STILL pode optar entre a versão de entrada ACH, que navega por código QR no solo, e a AXH para uma flexibilidade ainda maior. O AXH entra em ação quando se trata de aplicações mais complexas. Também funciona bem em operações mistas, ou seja, em interação colaborativa com outros veículos guiados automaticamente (AGVs), tais como os selecionadores de encomendas verticais ou empilhadores retráteis. Mas funciona igualmente bem com veículos não automatizados.

 

Adaptar o nível de automatização às necessidades

A principal diferença entre os modelos é o grau de autonomia que um robô móvel deste tipo proporciona. Trata-se, portanto, de saber até que ponto o AMR é inteligente, de modo a poder lidar com situações imprevisíveis ou com um ambiente menos ideal. Na prática, isto significa que um robô autónomo inteligente não precisa de um ambiente idealizado, mas - tal como os seus colegas humanos - pode adaptar-se ao que o rodeia. Os obstáculos no caminho da viagem podem ser contornados e, no caso de bloqueios totais, pode reorganizar completamente a sua rota predefinida e encontrar caminhos alternativos para o destino. São precisamente estas capacidades que permitem a utilização de robôs inteligentes em aplicações industriais, também em operações mistas com veículos operados manualmente.

 

O primeiro veículo de transporte autónomo da STILL é o OPX iGo neo. Uma máquina de seleção de encomendas inteligente e autónoma que apoia os funcionários no trabalho como um robô de assistência ("co-bot"). Mas o veículo pode fazer muito mais. Em vários projetos de investigação, a STILL demonstrou que o neo também é capaz de funcionar de forma totalmente autónoma. O interessante é que os sensores necessários já estão instalados, pelo que pode servir como uma plataforma ideal para novos passos no sentido de desenvolver as suas capacidades de IA.

 

A tecnologia de automatização inteligente necessita de modularidade no hardware e no software

Mas não é tudo: a STILL torna a automatização dos processos industriais ainda mais inteligente ao torná-la escalável e ao utilizar o princípio do plug-in. "Para acompanhar os requisitos dos clientes e a velocidade necessária, tanto na produção como na implementação de veículos automatizados, são necessários módulos normalizados que podem ser combinados para criar soluções individuais - tanto para os veículos como para o software", explica Frank Müller. Apenas módulos normalizados permitem conceber soluções automatizadas escaláveis. Müller: "Precisamos desta modularidade na forma de um kit de construção para podermos produzir veículos e colocá-los em funcionamento mais rapidamente. Manutenção, reparação e reequipamento, tudo é facilitado pela tecnologia de porções". Para além disso, o design modular permite a integração de novas funcionalidades adicionais muito mais rapidamente e, assim, reagir de forma mais flexível às tendências, desejos dos clientes e novos requisitos.

 

VDA 5050

Face à contínua escassez de mão de obra e à crescente pressão sobre os custos, a visão da STILL é fornecer soluções automatizadas ao público em geral. Os sistemas de transporte sem condutor (AGVs) não devem ser soluções de nicho, mas sim adequados ao mercado de massas. Um passo importante nesse sentido é a interface VDA 5050 - a " linguagem" universal, por assim dizer, para vários sistemas existentes. Num mundo ligado em rede, já não é possível que cada fabricante desenvolva os seus próprios sistemas. Pelo contrário, as frotas mistas com veículos de diferentes fabricantes também devem poder ser automatizadas sem compromissos. É por isso que vários utilizadores e fabricantes de AGVs uniram forças para realizar este projeto de uma interface comum. E com sucesso: como parte do Campo de Testes de Intralogística durante os Dias de Testes IFOY 2023, os veículos da STILL e de cinco outros fabricantes operaram juntos dentro de um sistema de controlo do KION Group pela primeira vez. Este cenário de teste em Dortmund decorreu durante quatro dias - e funcionou de forma fiável, demonstrando como funciona a transmissão de encomendas e dados sobre o estado. De 27 a 30 de junho de 2023, o projeto terá lugar na feira automatica em Munique - e a STILL voltará a participar. Ao mesmo tempo, a interface de comunicação está a ser desenvolvida para que, no futuro, seja o padrão integrado em todos os novos veículos automatizados da STILL.