NOTICÍA

A New Holland apresenta o T4 Electric Power na Agritechnica 2023

27 Set 2023

- O primeiro trator totalmente elétrico da indústria no segmento dos utilitários com funcionalidades autónomas inovadoras e exclusivas incluídas

 

- Primeira apresentação pública na Europa após a revelação no Tech Day da CNH Industrial no Arizona, em dezembro de 2022

 

- Primeiro marco no plano estratégico da New Holland para a eletrificação

 

O trator utilitário T4 Electric Power da New Holland vai fazer a sua estreia pública na Europa, na Agritechnica 2023, depois de a máquina ter sido revelada ao mundo durante o Tech Day da CNH Industrial nos Estados Unidos, em dezembro de 2022.

 

O trator utilitário totalmente elétrico é o primeiro e único na indústria e representa o mais recente desenvolvimento da New Holland e da CNH Industrial no seu plano estratégico de eletrificação. Sendo um BEV — Battery Electric Vehicle (em português, veículo elétrico a bateria) — totalmente alimentado por bateria, é o primeiro trator utilitário ligeiro com emissões zero e sem motor de combustão interna. O T4 Electric Power junta-se aos tratores T7 Methane Power LNG e T6 Methane Power da New Holland, criando um portfólio completo de soluções de tratores com emissões zero de carbono.

 

Desenvolvido em tempo recorde num esforço comum e bem-sucedido das equipas de engenharia da CNH Industrial nos EUA e em Itália, com a ajuda de uma parceria com a Monarch Trator — empresa inovadora no setor agrícola sediada na Califórnia — o projeto deu prioridade a três objetivos importantes: experiência do cliente, tempo de funcionamento prolongado e desempenho excecional, ao mesmo tempo que se comprometia com dimensões sustentáveis e compactas.

 

Potência

O T4 Electric Power é a solução ideal para operações de baixa potência. É adequado para aplicações de explorações mistas, pecuária, trabalhos municipais, de pomares e especializadas, com uma potência máxima de 120 CV, um binário máximo de 440 Nm e uma velocidade máxima de 40 km/h. Este veículo ligeiro elétrico a bateria de primeira geração pertence ao segmento dos tratores utilitários e é 100% compatível com todos os acessórios convencionais da gama, incluindo os mecânicos. A sua bateria oferece um excelente tempo de funcionamento, com a possibilidade de utilização até um dia inteiro, dependendo da carga de trabalho, e um tempo de recarga com sistemas de carregamento rápido de apenas uma hora. O trator também pode ser utilizado como fonte de energia de reserva para outros dispositivos e máquinas, ou pode fornecer energia a acessórios.

 

“A eletrificação é um recurso importante para o futuro e o mercado está a evoluir rapidamente. Vemos um grande potencial para máquinas de baixa potência. Estamos a falar de uma estratégia de produtos a médio prazo, mas estamos a trabalhar intensamente na eletrificação e a prosseguir as nossas atividades de investigação e desenvolvimento. Esta máquina também demonstra o empenho da New Holland em promover a agricultura de forma sustentável para os agricultores de todo o mundo”, afirma Carlo Lambro, Presidente da Marca da New Holland Agriculture.

 

“O feedback dos testes revelou que o T4 Electric Power proporcionou um excelente desempenho, com grande controlo e capacidade de resposta em comparação com uma máquina a diesel, bem como poupanças significativas nos custos de funcionamento e manutenção, além de uma pegada de emissões zero”, afirma Oscar Baroncelli, diretor de gestão de produtos de tratores e empilhadores telescópicos da New Holland Agriculture. “Os destaques incluem elevados níveis de tração, mudanças de velocidade suaves e uma redução comprovada dos custos de funcionamento até 90% devido à eliminação dos custos de combustível diesel e da manutenção do motor”.

 

O conforto operacional também é melhorado. O ruído é consideravelmente reduzido e a vibração é substancialmente amortecida. Isto respeita os regulamentos municipais rigorosos em matéria de ruído, permite o funcionamento noturno e melhora o bem-estar do gado, especialmente ao trabalhar em áreas cobertas, como celeiros.

 

Funcionalidades de autonomia

Para além de todos os benefícios proporcionados pela transmissão eletrificada, impulsionada pela tecnologia Smart Roof, o T4 Electric Power também oferece várias funcionalidades de autonomia concebidas para reduzir o custo de propriedade do trator, ajudar o operador durante os controlos de condução, melhorar o desempenho/qualidade geral das aplicações e aumentar as competências do operador. Em conjunto, estas tecnologias fornecem soluções líderes que prestam apoio a operadores de todos os níveis de experiência.

 

O Smart Roof consiste num sistema único de perceção de 360 graus que integra sensores, câmaras e unidades de controlo para detetar e evitar obstáculos, sincronizar várias máquinas e verificar o estado dos processos.

 

As excecionais funcionalidades incluem o modo Follow Me, a partir do qual o trator segue o operador quando este se encontra fora da cabine, sendo muito útil em dezenas de eventos diários normais da exploração, como passar por portões ou alimentar o gado. Da mesma forma, o Modo Shadow permite ao operador guiar a máquina através de controlo gestual fora da cabine, evitando a necessidade de ter de estar constantemente dentro da cabine. Com o Live View em tempo real, os agricultores têm a sua frota literalmente na palma da mão nos seus telemóveis, enquanto com a Gestão de frotas, os gestores podem atribuir tarefas a partir do escritório a cada trator da frota no campo. O reconhecimento do acessório garante uma ligação perfeita do trator ao acessório necessário. Os serviços digitais fora de bordo permitem a operação do trator a qualquer hora e em qualquer lugar, bem como a monitorização remota do desempenho.

 

A produção comercial do novo T4 Electric Power deverá arrancar em 2023 nos EUA, seguida de uma oferta de produtos mais ampla, para satisfazer aos mercados que exigem equipamento agrícola sustentável de alta tecnologia.

 

Veja aqui o vídeo de quando foi apresentado o protótipo deste trator: