Popup Banner Toyota Campanha BR Tyro Power Popup
NOTICÍA

Automotive Summit 2023: Competência e flexibilidade portuguesas podem levar o país ainda mais longe

17 Nov 2023

A 5.ª edição do Automotive Summit, organizado pela OPCO, terminou a 16 de novembro, com uma visita à fábrica da Bosch Car Multimedia em Braga. No dia anterior, a consultora e formadora, tinha reunido em Aveiro vários especialistas nacionais e internacionais da indústria automóvel. Mais de 130 profissionais de todo o país assistiram ao evento que abordou a questão do lugar de Portugal no futuro do sector automóvel.

 

Os oradores partilharam informação essencial e útil sobre normas e requisitos da indústria automóvel e promoveram espaços de diálogo entre as empresas e os profissionais do sector, bem como com as associações de outros sectores da indústria. Os intervenientes foram perentórios ao considerar que a competência e a capacidade de adaptação da mão de obra portuguesa são os fatores de diferenciação. O que falta ainda é «sabermos vender-nos mais fora de Portugal e mostrar essa competência», refere Carlos Rodrigues da Toyota Caetano. Nas palavras de Jorge Rosa da MOBINOV, é também «preciso lobby oficial junto dos fabricantes para podermos entrar nas cadeias de abastecimento.» Raynald Joly, diretor-geral da Renault Cacia (HORSE), defende completar as cadeias de abastecimento para aumentar a competitividade e conquistar novos projetos.

 

«É um orgulho assistir à evolução do nosso Summit e perceber que é uma mais-valia para os profissionais do sector. As empresas que participam estão abertas a partilhar conhecimento e experiência e a dar razão de ser ao lema “juntos somos mais fortes”. É por isso que, para o ano, vamos fazer um upgrade ao Automotive Summit», anuncia Pedro Silva, diretor-geral da OPCO. O Summit 2024 vai realizar-se a 24, 25 e 26 de maio e contar com conferências, masterclasses, exposições, visitas, etc. «Sentimos que os profissionais podem beneficiar com um evento que inclua mais temas, mais formação, mais networking, no fundo, queremos trazer ainda mais valor acrescentado.», explica o engenheiro automóvel.