NOTICÍA

Empilhador telescópico Fendt Cargo T740, uma máquina de elevada produtividade

21 Nov 2023

A produtividade não é um problema para o novo manipulador telescópico Fendt Cargo T740. Além disso, esta máquina destaca-se por possuir características únicas como a cabine elevatória ou a grande força de impulso, que a colocam ao nível das carregadoras de rodas. 

 

Ao pensar em equipamentos para movimentação e trabalho com cargas, muitas vezes surge a dúvida entre um manipulador telescópico e uma carregadora de rodas. Com o novo Fendt Cargo T740 deixam de existir dúvidas, pois combina as vantagens de um manipulador telescópico convencional com as de uma carregadora de rodas. Onde os manipuladores telescópicos convencionais não conseguem chegar, o Fendt Cargo T740 oferece mais visibilidade, mais potência, mais segurança e mais conforto. Além disso, graças à sua construção robusta e estável, foi concebido para um funcionamento contínuo e exigente.

 

Sem dúvida, um dos aspectos mais marcantes deste equipamento é a sua cabine elevatória, que lhe confere visibilidade e segurança na realização de todos os tipos de trabalho. Mas esconde também muitos outros aspectos notáveis ​​que o tornam uma referência em produtividade e capacidade de trabalho em todos os tipos de indústrias e, claro, especialmente nos mais variados trabalhos agrícolas.

 

Pontos fortes

Cabine exclusiva, elevatória e com amortecimento de vibrações para uma visão panorâmica perfeita de 360° e uma visão única das ferramentas de trabalho.

Construção sólida e durável para máxima fiabilidade.

Braço telescópico robusto com centralização e orientação lateral.

Enormes forças de desagregação ao nível das carregadoras de rodas.

Raio de viragem pequeno, apesar da ampla distância entre eixos.

Tração contínua poderosa.

Potente sistema hidráulico com aproximadamente 170 l/min.

Bloqueio de diferencial 100%

Grande depósito de combustível (gasóleo).

 

Lança, robusta e precisa

O braço ou lança do Fendt Cargo 740 impressiona pelo seu design sólido que garante um trabalho preciso e eficiente, com transmissão e distribuição de força ideal e uniforme.

 

O braço de elevação é constituído por um corpo básico de 8 mm de espessura, enquanto o braço telescópico tem 10 mm de espessura. Além disso, a forma octogonal com cantos chanfrados permite que o braço telescópico se autocentre, sem qualquer folga, reduzindo todos os tipos de tensão. Esta configuração permite a sua utilização intensiva em todo o tipo de aplicações de elevada exigência, tanto na indústria como na agricultura. O amortecimento da posição final do braço telescópico evita impactos e avarias mecânicas.

 

O braço telescópico do Fendt Cargo T740 está localizado no centro da máquina. Isto permite uma aplicação e distribuição ideal e uniforme de forças no chassis, evitando forças de torção. Quando o braço de elevação é descido, também fica centralizado na lateral da área frontal.

 

Outro destaque do Fendt Cargo T740 é a cinemática em Z no acionamento do implemento. Este recurso proporciona uma alta força de desagregação de 65 kN, semelhante a uma carregadora de rodas. Com a cinemática em Z, o implemento inclina-se para dentro à medida que o cilindro hidráulico se estende. Quando estendido, um cilindro hidráulico exerce muito mais força do que quando retraído. Isto significa que o binário inicial do Fendt Cargo T740 é superior ao de outros concorrentes.

 

Além disso, em termos de distribuição hidráulica, possui válvula adicional na cabeça do braço e sistema simples de engate e desengate dos implementos.

 

Apoio de braço integrado e codificação por cores

Assim como nos tratores Fendt, o apoio de braço do manipulador telescópico Fendt Cargo T740 é montado fixamente no assento. Isto significa que não há movimento entre o operador e o elemento de controlo central, o joystick multifuncional. Esta conexão constante oferece maior conforto e aumenta a sensibilidade no maneio do telescópico, evitando movimentos não desejados.

 

A semelhança com os tratores Fendt também deriva do código de cores do teclado de membrana do painel de controlo, de forma que as teclas laranja permitem atuar nas funções do motor e da transmissão, as azuis são para o sistema hidráulico e carregamento, as verdes os cinzas para as funções do limpa-párabrisas e os cinzas para as luzes de trabalho e restantes funções.

 

Cabine elevatória

Graças à cabine elevatória, não só estão disponíveis ângulos de visão completamente novos, como também é possível trabalhar com um novo conceito de máquina, no qual a visibilidade e a segurança são prioridade. Desta forma, a cabine pode ser elevada hidraulicamente até 4,10 metros de altura através de um pedal. Esta posição da cabine oferece uma visão panorâmica de 360º em volta da máquina, enquanto o párabrisas curvo para cima oferece máxima visibilidade do braço e dos implementos em posição elevada, enquanto o vidro de segurança do piso da cabine permite observar o que está por baixo.

 

Se para determinadas tarefas for necessário utilizar novamente a mesma posição da cabine, esta posição pode ser guardada usando a função de memória. Desta forma, o operador pode, por exemplo, determinar a altura máxima da cabine para a entrada do armazém e recuperá-la sempre que necessário. Quando a função é ativada, a cabine é elevada até a altura memorizada.

 

Por outro lado, a coluna de direção não possui painel, evitando assim pontos cegos. Da mesma forma, a cabine do Fendt Cargo T740 possui cinco postes, graças à eliminação do pilar B. Isso melhora ainda mais a visão panorâmica. Com a cabine ligeiramente levantada, pode até ver o capot direito do veículo acima do braço de elevação.

 

Quando se trata de conforto, o local de trabalho do Fendt Cargo T740 foi idealmente projetado no que diz respeito à visibilidade, à disposição de todos os elementos operacionais e de exibição e ao conforto do amortecimento. O importante é um trabalho descontraído e ergonómico. Isto é possível graças, entre outros elementos, ao amortecimento da cabine, que evita vibrações por possuir um acumulador de azoto, oferecendo assim um conforto único. A dureza do amortecimento pode ser ajustada e é ativada assim que a cabine é elevada alguns centímetros acima da sua posição de repouso. Isto protege a saúde e o conforto do operador.

 

O conforto do operador também é garantido pela suspensão pneumática e pelo assento aquecido. O aquecimento e o ar condicionado garantem um clima ideal para trabalhar em qualquer época do ano. A cabine possui conexão de carregamento USB, além de alimentação 12V/24V e, claro, rádio com interface USB e SD, além de função MP3 e Bluetooth de fábrica.

 

Chassis

O Fendt Cargo T740 foi projetado para operações contínuas exigentes graças à sua construção robusta e estável. Com diversas opções de equipamentos, pode ser adaptado de forma ideal às tarefas e condições de trabalho correspondentes. Possui uma sólida estrutura de aço fechada sob o braço telescópico, assim como a parte inferior, que é totalmente fechada. Isto evita a entrada de sujidade e facilita a limpeza, já que não há buracos onde a sujidade possa acumular. A resistência à torção é máxima e possui grande firmeza graças à distribuição equilibrada do peso.

 

A combinação de uma distância entre eixos de 3,10 m e um centro de gravidade baixo confere ao Fendt Cargo T740 uma estabilidade ideal. Especialmente em terrenos irregulares, o bloqueio opcional do eixo traseiro do pêndulo aumenta a estabilidade. O operador pode escolher entre 3 funções de acordo com a sua necessidade: giro livre; ativação automática em paragem; ou bloqueio permanente.

 

O Fendt Cargo T740 possui eixos Heavy Duty em versão reforçada que proporcionam um ângulo de direção de 38º, de forma que, apesar da longa distância entre os eixos, o raio de giro externo é de 4,15 metros. O bloqueio do diferencial do eixo traseiro evita a derrapagem das rodas. Quanto ao sistema de travões, possui travões de disco em banho de óleo com acionamento hidráulico.

 

Estão disponíveis três modos de condução no manipulador telescópico Fendt, que podem ser alternados dependendo do uso e das necessidades. O primeiro deles é a direção das rodas dianteiras, para condução na estrada e transporte. Por sua vez, a direção às quatro rodas permite um raio de viragem mais reduzido para trabalhar em espaços apertados. Por fim, o modo caranguejo permite uma abordagem mais precisa de objetos ou obras próximas a paredes ou muros.

 

Motor e Transmissão

O novo Fendt Cargo T740 está equipado com um motor de última geração capaz de oferecer potência suficiente para todas as operações da máquina. Especificamente, é um motor Cummins com 136 CV e 3.800 cm3 e binário máximo de 520 Nm com regime de 1.200 rpm. Os 160 litros de gasóleo e os correspondentes 16 litros de AdBlue garantem poucas paragens para reabastecimento. O compartimento para o motor é muito espaçoso e possui passagem de ar adequada, garantindo assim um trabalho contínuo sem sobreaquecimento do motor mesmo nas condições mais severas.

 

As tarefas de manutenção diária são muito fáceis graças ao capot aberto com um toque, combinado com o conjunto de radiador, filtro de ar e vareta de nível idealmente posicionados. O ventilador reversível opcional garante que a entrada de ar esteja sempre desimpedida, mesmo em condições de poeira, proporcionando assim uma refrigeração ideal. Ao mesmo tempo, reduz ainda mais o trabalho necessário para a manutenção diária. Pode ser ativado manualmente, por botão ou automaticamente em 3 intervalos diferentes.

 

A transmissão CompactDrive do T740 com bomba variável de pistão axial de 45° oferece eficiência ideal em qualquer situação de direção. Desta forma, o Fendt Cargo T740 possui transmissão contínua como já é conhecido nos tratores Fendt com transmissão Vario.

 

A transmissão Fendt Cargo T740 oferece três modos de condução: modo carregador, modo empilhamento e modo estrada. No modo carregador, estão disponíveis os regimes máximos do motor para a força total de puxo do balde. No modo de empilhamento, o motor funciona a um regime máximo de 1.600 rpm, o que resulta em menor ruído e maior economia. A velocidade é limitada a 20 km/h e a precisão é aumentada. Por fim, no modo de estrada, a direção é fixada no eixo dianteiro, o sistema hidráulico de trabalho é desativado e a transmissão é otimizada para o tráfego rodoviário.

 

Sistema de sobrecarga

Para não sair da zona segura, o sistema de sobrecarga auxilia o condutor. Um sensor localizado no eixo traseiro detecta o estado da carga e evita que a máquina tombe para frente. Antes que a condição de sobrecarga seja atingida, um aviso visual e acústico é emitido previamente ao desligamento automático do sistema. Se, mesmo assim, for atingida uma situação de sobrecarga, a proteção contra sobrecarga pode ser contornada usando um botão para baixar novamente a carga com segurança.

 

Sistema hidráulico

O sistema hidráulico de trabalho do Fendt Cargo T740 possui a sua própria bomba de pistão axial Load-Sensing com caudal de 170 l/min. Esta bomba fornece a potência hidráulica exata necessária para cada função de trabalho, de forma potente e eficiente. O mecanismo de propulsão, o sistema de travões e o ventilador reversível são acionados por bombas hidráulicas independentes.

 

O processamento de sinais sem atrasos entre o joystick multifunções e o bloco de controlo hidráulico garante uma operação ideal e responsiva de todas as funções hidráulicas.

 

Na cabeça do braço, o Fendt Cargo T740 já possui, de série, uma válvula hidráulica de duplo efeito com descompressão para facilitar o acoplamento e desacoplamento de implementos com função hidráulica adicional. A válvula também pode ser usada para caudais contínuos com quantidade de óleo ajustável. Pode escolher outra válvula de duplo efeito como opção. Há também uma tomada de 7 pólos para conexões elétricas.

 

Para o abastecimento hidráulico dos reboques, existe também uma válvula hidráulica de duplo efeito com caudal de óleo hidráulico de até 65 l/min na parte traseira.