NOTICÍA

A história de sucesso da Loughnane Concrete com os pneus BKT

14 Dez 2023

É uma história de resiliência, sustentabilidade e progresso. Estes são os valores sobre os quais a Loughnane Concrete assenta as suas raízes há mais de 70 anos. Fundada na década de 1950 com o objetivo de fornecer areia e gravilha ao mercado irlandês local, a empresa possui atualmente uma pedreira e uma fábrica de betão. Um sítio de 26 hectares no coração da Irlanda, em Birr, no condado de Offaly, que enfrenta diariamente desafios complexos e condições climatéricas e paisagísticas difíceis. Estas são as necessidades reais que levaram a Loughnane Concrete a confiar nos pneus BKT, criando uma parceria unida por um forte foco na sustentabilidade.

 

Christy Loughnane, Diretora-Geral da Loughnane Concrete e o coração da empresa, é uma especialista no setor. O seu percurso profissional tem-se entrelaçado com o crescimento, o progresso e os desafios que caracterizam a Loughnane Concrete, tornando-a uma empresa estabelecida na Irlanda que fornece uma vasta gama de produtos, tais como blocos e betão pronto, areia, cascalho e agregados de pedra de pedreira, bem como pavimentação urbana e materiais de construção.

 

“Hoje podemos dizer que temos uma sólida base de clientes nos domínios da engenharia civil, da construção e da agricultura. No entanto, ao longo dos anos, tivemos de lidar com enormes mudanças no mercado e enfrentámos alguns momentos complexos, desde questões ambientais e regulamentares, bem como a falta de mão de obra qualificada, a períodos de recessão económica, incluindo o mais grave em 2010, que quase nos encurralou“, afirmou Christy.

 

Acrescem ainda as complexidades típicas do ambiente em que a empresa opera, nomeadamente a pedreira, onde é essencial dispor de equipamentos e meios fiáveis que cumpram todos os requisitos de segurança, sem comprometer a produtividade e conseguindo minimizar os tempos de paragem. É por isso que a empresa investiu fortemente em maquinaria de ponta e em operações de manutenção. É um compromisso que a Loughnane Concrete persegue através de um esforço de equipa baseado na paixão e no progresso: e é aqui que entram em jogo os pneus BKT, conhecidos pelo seu desempenho em termos de tração, aderência, estabilidade e durabilidade.

 

“Utilizamos principalmente três carregadoras e quatro dumpers para as nossas operações, mas este é um ambiente que sobrecarrega o nosso equipamento em todos os aspetos“, afirmou Christy. “Assim, por sugestão do nosso distribuidor, há mais de 10 anos, decidimos confiar em pneus BKT específicos para o setor mineiro. Hoje, podemos dizer que estamos extremamente satisfeitos com o seu desempenho e com a elevada qualidade dos produtos BKT.”

 

A Loughnane Concrete escolheu especificamente pneus da gama EARTHMAX: O EARTHMAX SR 50 é fabricado com um composto especial resistente ao corte que reduz o desgaste e garante uma maior durabilidade; o EARTHMAX SR 30 oferece uma excelente tração, estabilidade e durabilidade graças às correias de aço de várias camadas e a um design de blocos rígidos; e, finalmente, para aplicações de transporte, carregamento e nivelamento, o EARTHMAX SR 41 que proporciona muitas horas de funcionamento, bem como resistência aos furos e conforto.

 

Para além de garantir a segurança das suas operações e do ambiente de trabalho, a Loughnane Concrete coloca outra questão importante no centro das suas atividades empresariais, nomeadamente a sustentabilidade – em consonância com o processo de transição para a energia verde empreendido pelo Condado de Offaly no seu conjunto. De facto, a empresa é um fornecedor de materiais rodoviários para a construção de turbinas eólicas que contribuirão para a criação de vários parques eólicos. Mas não é tudo. “O que fazemos é tentar desempenhar o nosso papel, recolhendo a água que sai do local de construção em bacias especiais para ser reutilizada na nossa fábrica de limpeza de materiais. A água utilizada no processo de limpeza é depois bombeada para tanques de decantação e reutilizada. Preocupamo-nos com o ambiente à nossa volta e com o bem-estar das pessoas que vivem nesta zona“, afirmou Christy.

 

Apesar de um ambiente historicamente dominado por homens, a Loughnane Concrete também defendeu o valor da inclusão ao acolher a chegada de Rachel Dermody, que faz parte da empresa há cinco anos. A Rachel está habilitada a conduzir equipamento pesado, como camiões basculantes e carregadoras, e está atualmente a tirar a carta de condução de escavadoras. “Penso que o maior desafio tem sido comigo própria, especialmente porque nem toda a gente está habituada a ver uma mulher neste tipo de ambientes de trabalho. Mas assim que se começa a sentir confortável no seu trabalho, tudo se torna mais fácil. Acredito que qualquer pessoa com persistência e determinação é capaz de o fazer“, afirmou Rachel, que salienta também o maior conforto das máquinas modernas, a começar pelos pneus BKT, que tornam o equipamento mais confortável e realmente ideal em termos de tração. “Em comparação com alguns anos atrás, as máquinas são mais fáceis de operar e muito mais estáveis. Sinto-me muito mais segura, apesar de operarmos em terrenos acidentados e íngremes, especialmente no fundo da pedreira. A este respeito, os pneus ajudam-nos muito, dando-nos a fiabilidade e o conforto de que necessitamos“, conclui.