NOTICÍA

Novo compressor de parafuso SO-3 da BOGE garante aumento de produção

11 Jan 2024

Eficiência energética em destaque: com o SO-3, a BOGE tem um novo compressor de parafuso isento de óleo no portefólio, atingindo este valores máximos das quantidades fornecidas com um consumo de energia específico reduzido. O compressor convence em termos de custo total de propriedade (TCO) devido ao baixo custo total ao longo de toda a sua vida útil. Outras vantagens são a grande gama de controlo, o funcionamento silencioso e com pouca manutenção, assim como a possibilidade de recuperação do calor com temperaturas da água industrial até 90 °C.

 

A BOGE melhorou significativamente a eficiência energética da sua série SO com o compressor de parafuso isento de óleo SO-3, pelo que este ocupa a posição de melhor da sua categoria ou «best in class». Consequentemente, o consumo de energia específico teve um aumento de até 8%. Este aumento resulta de um conceito inteligente.   O nível de compressão recém-desenvolvido do compressor marca pontos devido ao número muito reduzido de rotações e, por conseguinte, às baixas temperaturas de compressão, além do desgaste extremamente reduzido. O motor de acionamento IE4 integrado é mais um contributo para o funcionamento eficiente e económico. Outros aumentos da eficiência são resultado do sistema de refrigeração com baixas temperaturas de compressão e de saída. O compressor de parafuso é muito compacto, permitindo ainda assim uma ótima acessibilidade aos componentes relevantes para a manutenção. Devido a medidas específicas de redução do ruído, foi possível a diminuição eficaz do nível de ruído. Dependendo da necessidade, o compressor está disponível com regulação da frequência e recuperação de calor. Desta forma, a BOGE proporciona a máxima flexibilidade e a possibilidade adicional de aumento da eficiência: isto porque a recuperação de calor permite o aproveitamento máximo de 94 por cento da energia utilizada para aquecer a água industrial e para fins de aquecimento. Por conseguinte, o compressor de parafuso aquece a água industrial até aos 90 °C.

 

Perfeita conformidade com os requisitos existentes

Além disso, o SO-3 está equipado com a ferramenta de assistência BOGE connect de escolha opcional. Os especialistas em ar comprimido podem fazer assim uma gestão abrangente do ar comprimido. «Todos os parâmetros de serviço são continuamente registados, visualizados e analisados no nosso portal», afirma Lutz Knoke, gestor de produto da BOGE. «Tal permite identificar o potencial de otimização e planear as manutenções com antecedência.» Graças à possibilidade de ligação de secadores de absorção e outros acessórios, a BOGE disponibiliza uma solução à medida de muitas áreas de aplicação através do novo compressor de parafuso SO-3. É ideal para aplicações que necessitem de ar comprimido isento de óleo e de alta qualidade em maiores quantidades. O resultado são inúmeras possibilidades de utilização em diversos setores como a indústria farmacêutica, a indústria alimentar e de bebidas até à indústria têxtil, a engenharia mecânica ou oficinas de pintura industrial.