NOTICÍA

Grupo CLAAS com resultados francamente positivos em 2023, lucrando 347 milhões de euros

18 Jan 2024

O Grupo CLAAS encerrou o ano financeiro de 2023 com excelentes resultados. "O ano financeiro de 2023 foi muito bem-sucedido", disse o CEO da CLAAS, Jan-Hendrik Mohr. "O salto considerável nas vendas no ano passado reflete a forte procura por máquinas agrícolas. Uma vez ultrapassados os problemas com a cadeia de abastecimento originados durante a pandemia, fomos capazes de lidar de forma consistente com uma carteira de encomendas extremamente alta e entregar as nossas máquinas agrícolas aos nossos clientes em todo o mundo, graças a um forte trabalho de equipa.”

 

A CLAAS gerou vendas de 6,1 mil milhões de euros, um aumento de quase 25%. "As vendas voltaram a melhorar significativamente na América do Norte e, acima de tudo, na Europa", afirmou o Diretor Financeiro Henner Böttcher. "Além disso, conseguimos mais do que triplicar o nosso lucro antes de impostos. Este indicador, em particular, subiu para 522,3 milhões de euros, contra 166,3 milhões de euros no ano anterior. O resultado líquido aumentou para 347,1 milhões de euros. "A emissão bem-sucedida de certificados de dívida no valor de 350 milhões de euros e o aumento do empréstimo sindicado para 850 milhões de euros, com extensão simultânea da duração, permitiram-nos reforçar consideravelmente a nossa flexibilidade financeira", acrescentou Böttcher.

 

O atual ambiente de mercado é desafiante

"No entanto, no novo ano financeiro, teremos de nos preparar para um ambiente de mercado mais difícil", afirmou Mohr. "Embora a carteira de encomendas esteja a regressar ao normal, o ritmo da atividade económica está a abrandar nos nossos principais mercados da Europa Central e Ocidental e da América do Norte, em grande parte devido à elevada inflação e ao aumento das tensões geopolíticas. À luz dos atuais desenvolvimentos, o Grupo CLAAS prosseguirá a sua estratégia de forma consistente e continuará a desenvolver os seus pontos fortes”. O Grupo concentrar-se-á no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. As soluções tecnológicas que anteriormente eram consideradas isoladamente serão, no futuro, ainda mais estreitamente interligadas e disponibilizadas aos clientes.