NOTICÍA

Eficiente, potente - e agora circular: A STILL torna a tecnologia de iões de lítio mais adequada para o futuro

05 Fev 2024

A STILL está a finalizar o ciclo de reciclagem das baterias de iões de lítio no âmbito da intralogística: o especialista pioneiro em soluções intralogísticas recicla as baterias dos seus equipamentos no final do seu ciclo de vida, na fábrica europeia do seu parceiro estratégico, Li-Cycle. Graças ao inovador processo de reciclagem da Li-Cycle, que atinge uma taxa de recuperação de até 95%, é possível reter e utilizar materiais críticos na produção de novas células de bateria.  Deste modo, a STILL está a liderar o caminho para responder à questão de como lidar com as baterias de iões de lítio " no fim da vida" no futuro.

 

Juntamente com os sistemas de células de combustível, as baterias de iões de lítio são uma das mais importantes fontes de energia para a intralogística do futuro - e um dos principais pilares da transição energética. No entanto, para que este objetivo seja alcançado, é necessária uma solução sustentável e amiga do ambiente para a eliminação e reciclagem das baterias de iões de lítio no final do seu ciclo de vida. Embora o número de baterias de iões de lítio a reciclar tenha sido pequeno devido à sua longevidade e à relativa novidade da tecnologia, a questão de como reciclá-las de forma responsável é uma consideração importante para muitas empresas quando decidem sobre o sistema de energia adequado.

 

Como um dos pioneiros fornecedores de soluções de intralogística, a STILL, está agora a investir no desenvolvimento desta matéria em benefício dos seus clientes, tendo iniciado o processo de reciclagem ecológica das suas baterias de iões de lítio em cooperação com o especialista canadiano em reciclagem, Li-Cycle Holdings Corp ("Li-Cycle"). A Li-Cycle, destaca-se como líder na recuperação de recursos valiosos provenientes das baterias de iões de lítio, inaugurando a sua primeira fábrica na Europa, em Magdeburgo, em agosto de 2023.

 

Até ao momento, o número de baterias tem sido modesto - a STILL forneceu cerca de 150 baterias de iões de lítio à fábrica Li-Cycle. No entanto, a perspetiva é decisiva: "Em primeiro lugar, é sempre nosso objetivo manter as baterias em utilização durante o máximo de tempo possível. Com a nossa parceria com a Li-Cycle, já temos uma solução fiável para a reciclagem responsável de todas as nossas baterias de iões de lítio que chegarão ao fim da sua vida útil em 2030", explica o Dr. Florian Heydenreich, Executive Vice President Sales & Service STILL EMEA.  Ao finalizar com sucesso o ciclo de reciclagem, a STILL está a garantir a sustentabilidade e a circularidade da tecnologia de iões de lítio, para além da sua eficiência, desempenho e zero emissões. Além disso, a STILL está a preparar o caminho para uma logística sustentável e bem-sucedida para os seus clientes com o sistema integrado de retoma.

 

Mínimo esforço e máxima segurança para os clientes

Quando uma bateria de iões de lítio chega ao fim do seu ciclo de vida, a STILL oferece aos seus clientes um transporte seguro para a fábrica Li-Cycle e garante que é reciclada de acordo com os mais elevados padrões ambientais. A STILL utiliza vários contentores de transporte certificados para transportar baterias em qualquer estado para a fábrica de reciclagem de uma forma segura e em conformidade com a lei. Para o cliente, isto representa a máxima segurança e sustentabilidade com o mínimo esforço. "Assumimos a responsabilidade por todo o ciclo de vida das baterias utilizadas nos nossos equipamentos", afirma o Dr. Florian Heydenreich. "Ao utilizarmos baterias produzidas pelo Grupo na Europa para os nossos veículos, recondicionando-as durante o seu ciclo de vida e, finalmente, reciclando-as com uma taxa de recuperação de até 95%, cumprimos os requisitos do Pacto Ecológico da UE. Também oferecemos aos nossos clientes uma oportunidade atrativa de combinar de forma inteligente os requisitos ecológicos e económicos para a sua intralogística."

 

A parceria com a Li-Cycle garante uma reciclagem de baterias ecológica

Através de um processo único, ecológico e eficiente, a Li-Cycle consegue recuperar a maioria dos componentes valiosos das baterias e devolvê-los à cadeia de abastecimento. Este processo fundamenta-se na tecnologia de processamento sustentável da Li-Cycle, que prioriza a segurança, tem o mínimo de resíduos de aterro, baixas emissões e descarga mínima de águas residuais. Numa primeira fase, os metais valiosos, como o cobre, o alumínio e o aço, são separados dos plásticos da bateria. Materiais valiosos como o carbonato de lítio, o sulfato de cobalto ou o sulfato de níquel são recuperados da restante "massa negra" num processo hidrometalúrgico e utilizados para fabricar novas células de bateria.

 

Recuperar as matérias-primas e mantê-las no ciclo europeu de materiais

Para o KION Group, ao qual pertence a STILL, o processo de recuperação sustentável foi um critério importante na escolha da Li-Cycle como parceiro para a reciclagem de baterias de iões de lítio. A escalabilidade do processo e o retorno de recursos valiosos e metais raros ao ciclo de materiais na Europa também foram aspetos importantes. "A parceria com a Li-Cycle garante não só a eliminação segura das nossas baterias de iões de lítio, mas também a segurança do abastecimento da nossa produção de células de bateria e dos nossos fornecedores na Europa", explica o Dr. Florian Heydenreich. A STILL está assim a contribuir a longo prazo para o fortalecimento e expansão do mercado das baterias de iões de lítio na Europa. Especialmente tendo em conta o papel fundamental que a tecnologia de iões de lítio irá desempenhar na intralogística do futuro, este é um investimento que define tendências para uma transição energética bem-sucedida na Europa.