NOTICÍA

Same Frutteto Platform MY24 com novas especificações

04 Mar 2024

Os tratores da família SAME Frutteto representam as máquinas especializadas mais aclamadas e tecnologicamente avançadas do mercado. Com o lançamento do Model Year 24, a versão plataforma dos tratores Frutteto agora está enriquecida com um pacote de novidades e opções tecnológicas, que tornam os modelos Frutteto de plataforma prontos para a agricultura do futuro, tal como os respetivos tratores com cabine.  

 

Novas funcionalidades disponíveis no Model Year 24:

 

  • Os motores FARMotion 35 e 45 certificados para funcionar com HVO (Hydrotreated Vegetable Oil /Óleo Vegetal Hidrotratado)
  • Nova transmissão com:
    • Powershuttle: mudança de direção sem embraiagem
    • SenseClutch: 5-ajustes de resposta à mudança de direção
    • Stop&Go: possibilidade de parar e voltar a arrancar o trator utilizando apenas os pedais de travão, sem acionar o comando da embraiagem
    • ComfortClutch; possibilidade de acionar a embraiagem carregando num botão na alavanca de velocidades.
    • HML 3-step Powershift: 45 velocidades para a frente e 45 velocidades para trás
  • Suspensão independente da ponte dianteira com Amortecimento Adaptativo, Autonivelamento Ativo, Anti-Dive (antiafundamento), Anti-Roll (antirrolagem) e DTC (Differential Traction Control):
  • TDF dianteira totalmente integrada e elevador frontal com capacidade de 2.100 kg
  • Elevador traseiro controlado eletronicamente com sistema de amortecimento de vibrações ecomandos externos nos guarda- lamas traseiros
  • Tirante direito hidráulico e estabilizadores hidráulicos com possibilidade de regulação através de comandos externos nos guarda-lamas traseiros
  • Até 10 vias hidráulicas traseiras e 4 tomadas hidráulicas centrais
  • Separador de caudal para utilização simultânea dos distribuidores traseiros e dos distribuidores
  • Banco do condutor com suspensão pneumática
  • SDF Fleet Management

 

Com características técnicas excecionais, ergonomia otimizada e um conforto a bordo notável, estes tratores são também os líderes incontestáveis da sua categoria em termos de desempenho. Os potentes e económicos motores FARMotion, perfeitamente integrados com transmissões altamente eficientes, garantem um desempenho excecional, uma economia de combustível fantástica e um conforto imbatível. A distribuição perfeita do peso, o equilíbrio ideal entre um baixo centro de gravidade e uma generosa distância ao solo, assim como a presença de travões de disco nas 4 rodas, asseguram estabilidade e segurança em qualquer situação.

 

Os tratores SAME Frutteto de plataforma oferecem um conforto de classe superior, com um posto de condução concebido de acordo com os mais recentes princípios de ergonomia e uma plataforma suspensa por suportes especiais Hydro Silent-Block. A zona do condutor está equipada com um volante regulável em altura e um banco com suspensão pneumática, enquanto os comandos ergonómicos organizados de acordo com o código de cores testado e aprovado pela marca SAME tornam a utilização do trator incrivelmente simples e intuitiva. Para uma agilidade e compacidade ainda maiores, estes tratores são propostos com duas variantes diferentes de altura de plataforma. Quando equipado com a versão de plataforma baixa e com o tamanho de pneu mais pequeno disponível, a altura do guarda-lamas é de apenas 1,18 m.  

 

Os tratores SAME Frutteto de plataforma estão disponíveis com motores FARMotion 45 e 35. A injeção de combustível Common Rail gerida eletronicamente e o filtro de ar PowerCore formam um pacote de soluções que minimizam o consumo de combustível e maximizam a produtividade. A extraordinária compacidade do conjunto de soluções de pós-tratamento dos gases de escape utilizadas permitiu manter o mesmo perfil exterior geral e as mesmas dimensões, típicas das máquinas SAME Frutteto. Para além das novas soluções tecnológicas aplicadas para cumprir a norma Stage V em matéria de emissões poluentes, todos os motores desenvolvem agora maior binário e potência, com o topo de gama a produzir agora uns impressionantes 116 CV. Os FARMotion 35 e 45 estão oficialmente certificados como compatíveis com HVO e, por conseguinte, podem ser abastecidos com este inovador biocombustível (Hydrotreated Vegetable Oil/Óleo Vegetal Hidrotratado), reduzindo drasticamente as emissões de CO2.

 

O desenvolvimento das transmissões do SAME Frutteto teve como fio condutor proporcionar níveis extraordinários de configurabilidade, eficiência e versatilidade. As muitas opções de configuração vão desde uma versão eficiente de 4 ou 5 velocidades com 3 gamas e inversor sincronizado, até à versão de 45+45 velocidades com HML 3-stage Powershift. As variantes de 5 velocidades podem ser conduzidas também à velocidade máxima permitida de 40 km/h em estrada a baixas rotações do motor, para uma economia de combustível ainda maior, durante o transporte de cargas ou a deslocação entre sítios. Todas as versões estão equipadas de série com relações ultrabaixas para trabalhar a velocidades muito baixas (a partir de 187 m/h) com a velocidade máxima do motor. As variantes de transmissão com powershuttle oferecem sempre as soluções inovadoras Stop&Go, ComfortClutch e SenseClutch.  

 

A TDF traseira vem, de série, com os modos de velocidade universais 540 rpm e 540 ECO, enquanto o modo 1000 rpm e o modo sincronizado estão disponíveis como opção. A TDF dianteira está disponível como opção, juntamente com um potente elevador frontal com capacidade de 2100 kg. A gama SAME Frutteto oferece ainda vastas possibilidades de configuração do sistema hidráulico. A versão de base da bomba principal que alimenta o elevador e os distribuidores tem um caudal de 48 l/min, enquanto um sistema hidráulico de 56 l/min ou 68 l/min está disponível como opção. Este último também pode ser completado com um divisor de caudal, que permite ao condutor regular o fluxo de óleo para os distribuidores e para o elevador traseiro. Todas os tratores Frutteto de plataforma vêm, de série, com um circuito hidráulico separado e dedicado à direção e serviços auxiliares. Estão disponíveis até 10 vias hidráulicas traseiras controladas mecanicamente, enquanto na posição central são oferecidos até 4 tomadas e uma descarga livre. O elevador traseiro tem uma capacidade máxima de até 3940 kg. Ainda como opção, o controlo eletrónico do elevador traseiro está disponível com a versão MY24. O controlo eletrónico do elevador traseiro oferece mais possibilidades de regulação (limitação da altura máxima, velocidade de descida) e inclui o sistema de amortecimento das vibrações, reduzindo a carga de choque durante a condução com alfaias suspensas e, por conseguinte, aumentando o conforto do condutor e reduzindo as tensões nos componentes do trator.  

 

Uma tecnologia adicional, trazida do Frutteto de cabine topo de gama é a exclusiva ponte dianteira ActiveDrive. O ActiveDrive é um sistema de suspensão dianteira independente hidropneumática adaptativa, que utiliza uma unidade de controlo dedicada para gerir a resposta do amortecimento de forma independente em cada lado do eixo, em tempo real. O ActiveDrive não só atenua a rigidez transmitida pelo terreno ao condutor, como também assegura um comportamento dinâmico impecável e a extrema precisão necessária quando se trabalha por baixo das copas de árvores.  

 

Por fim, o módulo CTM completa a atualização tecnológica dos modelos Frutteto Platform MY24, fornecendo ao trator a conetividade necessária para as funções de SDF Fleet Management.