NOTICÍA

O novo turbocompressor T 220 da BOGE é compacto e altamente eficiente

04 Mar 2024

Pequeno, leve, energeticamente eficiente e silencioso – o novo turbocompressor T 220 da BOGE convence em todos os aspetos. Para isso, contribui toda a mecânica de acionamento sem óleo. Assim, o novo compressor torna-se numa verdadeira alternativa aos compressores de parafuso sem óleo. O grupo Barry Callebaut – o fabricante líder mundial de produtos de chocolate e cacau de alta qualidade – confia nos turbocompressores da Boge.

 

Quando comparados diretamente: O novo turbocompressor T 220 da BOGE é claramente mais pequeno do que um compressor de parafuso sem óleo com a mesma potência. Assim, por exemplo, a área de instalação tem metade do tamanho; o peso é menor em três terços. Esta redução do espaço de montagem é possível, entre outras coisas, devido à utilização de eixos de acionamento com rolamento de ar e motores potentes num processo de compactação sofisticado. Deste modo, o novo turbocompressor é muito eficiente em termos energéticos e cria um volume de 35,6 m³/min com uma pressão de 7,5 bar. Energeticamente eficiente a baixo custo – foi o que também convenceu o grupo Barry Callebaut pela utilização dos novos turbocompressores. Com a série T, o produtor de chocolates suíço poupa milhares de euros por ano em energia e manutenção.

 

Princípio de compactação de três níveis sem aplicação de óleo  

O princípio de compactação baseia-se numa compactação de três níveis que ocorre completamente sem óleo. Dois motores de íman permanente acionam rotores de titânio de diferentes tamanhos e asseguram uma elevada densidade energética. São geradas 60 000 rotações por minuto sem a utilização de uma engrenagem. Como o eixo de acionamento tem um rolamento a ar e se estabiliza autonomamente, não necessita de energia nem de lubrificante adicional. Isso distingue-o dos convencionais rolamentos magnéticos e de rolos. Uma vez que não é necessária uma lubrificação do mecanismo de acionamento, é possível abdicar de todos os componentes de um circuito de óleo, o que poupa espaço. Além disso, a fiabilidade do sistema aumenta, pois há menos componentes sujeitos de desgaste e manutenção.   

 

Operação sustentável com vantagens económicas

O novo T 220 não produz apenas ar comprimido sem óleo da classe 0, mas também trabalha de forma mais silenciosa com um nível de pressão sonora de 70 dB(A). Os utilizadores beneficiam de um preço de aquisição vantajoso, menos custos operacionais e um custo total de propriedade claramente menor. A segurança do planeamento é o que promete o conceito de manutenção abrangente. Assim, o contrato de manutenção tem uma validade de cinco anos, mas pode ser prolongado várias vezes e alargado a um componente adicional até ao serviço completo. A BOGE, com o princípio de construção sustentável, assegura não só um alívio económico como também ecológico. Para isso contribui não só a ausência de óleo e a redução de emissões de CO2 associada à elevada eficiência energética, até ao aproveitamento de até 80 por cento da energia usada na forma de calor.