A JCB ultrapassou obstáculos significativos no desenvolvimento do primeiro motor de combustão a hidrogénio do mundo, após obter aprovações históricas de autoridades de licenciamento que permitem a sua utilização comercial em máquinas, anunciou hoje a empresa.
A JCB é a primeira empresa de equipamentos de construção a desenvolver um motor de combustão totalmente funcional alimentado a hidrogénio, com uma equipa de 150 engenheiros dedicada a este emocionante projeto de 100 milhões de libras, que está em desenvolvimento há mais de três anos.
Hoje, a JCB confirmou que 11 autoridades de licenciamento em toda a Europa deram permissão para a comercialização do motor a hidrogénio da JCB no continente, com outras autoridades de diferentes países a seguirem o mesmo caminho em 2025.
"Este é um momento muito significativo para a JCB. Começar o Ano Novo com certificação já estabelecida em tantos países europeus é um ótimo presságio para o futuro da tecnologia de combustão a hidrogénio", disse Lord Bamford, Presidente da JCB.
"A JCB provou nos últimos anos que esta é uma solução real de zero emissões para equipamentos de construção e agrícolas. Esta aprovação formal/certificação abre o caminho para a comercialização e utilização de motores a hidrogénio em todo o Reino Unido e na Europa. Não poderia desejar um melhor início de ano. Acima de tudo, estou extremamente orgulhoso da nossa equipa de engenheiros britânicos que trabalharam incansavelmente para alcançar este marco."
A JCB confirmou que a Autoridade de Veículos dos Países Baixos (RDW) foi a primeira entidade de licenciamento a emitir a certificação oficial, permitindo a comercialização do motor nos Países Baixos. Outras autoridades de licenciamento na Europa seguiram o exemplo da RDW, emitindo as certificações necessárias, incluindo Grã-Bretanha, Irlanda do Norte, Alemanha, França, Espanha, Bélgica, Polónia, Finlândia, Suíça e Liechtenstein. Outras autoridades estão previstas para concluir o processo de certificação ao longo de 2025.
A JCB já produziu mais de 130 motores de avaliação que estão a ser utilizados em retroescavadoras, manipuladores telescópicos Loadall e geradores. Os testes práticos dos equipamentos a hidrogénio da JCB em locais de clientes estão numa fase avançada e a progredir de forma positiva.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Nova TERRADISC HT 12000 reforça gama de grades Pöttinger
01 Set 2025
BKT destaca a importância do conforto acústico no sector agrícola: pneus silenciosos para mais eficiência e sustentabilidade
01 Set 2025
Doosan Bobcat inaugura eFORCE LAB: centro de I&D de baterias acelera desenvolvimento de soluções modulares
01 Set 2025
BUPi: quando o Estado pede aos proprietários para fazer o trabalho que lhe caberia
28 Ago 2025