NOTICÍA

A KRONE e a LEMKEN apostam decididamente pela autonomia, num mundo com escassa mão-de-obra

25 Mar 2024

Esta campanha agrícola de 2024 será testemunha de importantes expansões no campo da tecnologia agrícola autónoma. Os especialistas em tecnologia agrícola KRONE e LEMKEN estão a expandir significativamente o leque de aplicações do seu trator autónomo utilizando o espaço do implemento dianteiro.

 

Com o seu projeto conjunto "Combined Powers", a KRONE e a LEMKEN esforçam-se por avançar e destacar não apenas o desenvolvimento de unidades de tratores autónomos, mas também os processos de trabalho associados, realizando desdobramentos práticos adicionais a nível global. As conclusões e resultados dos testes de campo realizados em 2022 e 2023 foram incorporados à otimização e desenvolvimento das várias características dos veículos autónomos.

 

A funcionalidade dos tratores foi significativamente melhorada com a integração de um elevador dianteiro com tomada de força; isto significa que agora existem dois espaços de engate independentes e inteligentes. Esta combinação pode ser utilizada de forma rentável tanto em culturas forrageiras como em culturas herbáceas. Para o especialista em culturas forrageiras KRONE, por exemplo, o uso de uma combinação dianteira-traseira melhora significativamente a eficiência do corte de forragem. As primeiras experiências foram bem-sucedidas utilizando a gadanheira frontal KRONE EasyCut F 320 em combinação com a EasyCut B 950 Collect. A LEMKEN, por sua vez, utiliza a função adicional principalmente nas áreas de processamento de restolho e sementeira, onde agora podem ser transportados e utilizados facilmente rolos e depósitos frontais.

 

As VTE (unidades de engenharia de processos) foram aperfeiçoadas tendo em conta a facilidade de manutenção, a praticidade e a otimização dos suportes dos sensores. Outro destaque é a melhoria da tração diesel-elétrica. A nova geração de máquinas mantém a sua potência de 170 kW / 230 CV e continua a contar com direção às 4 rodas com pneus de grande dimensão para obter a máxima força de tração e a mínima pressão sobre o solo. A solução de transporte apresentada na Agritechnica 2023, que utiliza uma lança (VTS = Sistema de Transporte de Veículos), é possível mesmo em combinação com implementos montados na parte dianteira. As novas unidades automotrizes caracterizam-se pela sua pintura uniforme de cor cinza platina dinâmica.

 

O projeto "Combined Powers" marca um passo decisivo rumo à eficiência e à inovação na agricultura moderna. Os tratores autónomos da KRONE e da LEMKEN permitem realizar testes práticos em grande escala e melhoram significativamente a fiabilidade dos processos autónomos. Os desdobramentos de teste têm lugar em várias explorações agrícolas da Alemanha e dos países europeus vizinhos, com o objetivo de testar a funcionalidade e a comunicação das unidades de engenharia de processos (VTE) utilizando diversas ferramentas em condições reais.

 

A KRONE e a LEMKEN apostam em interfaces abertos e mantêm um intenso diálogo com outros fabricantes de alfaias para aproveitar sinergias e criar valor acrescentado para o cliente. Ambas as empresas esforçam-se por continuar a desenvolver o produto em estreita colaboração com os agricultores e por torná-lo comercializável o mais rapidamente possível. Desta forma, serão criadas soluções orientadas para o futuro para a iminente escassez de mão de obra agrícola qualificada, permitindo que os agricultores atuem no futuro como operadores do sistema de máquinas autónomas e se concentrem mais nas questões relacionadas com culturas herbáceas e tarefas de gestão das explorações.