Produção autónoma de azoto e redução drástica do consumo energético
Aumento da pureza, redução de custos – graças à combinação genial do gerador de azoto e catalisador de hidrogénio, a INMATEC disponibiliza agora uma dupla eficiente de produção de azoto. Desta forma, os utilizadores poupam não só no investimento mas também nos custos correntes. O azoto de máxima pureza não só é necessário como gás inerte e de processo na indústria química mas também utilizado noutros setores como a indústria alimentar e de bebidas. As empresas podem assim escolher adquirir o gás de fornecedores externos ou produzi-lo de forma autónoma. As vantagens da produção própria estão à vista: quantidade, pureza e pressão podem ser controladas de modo ideal e adaptadas consoante a necessidade. Além disso, elimina-se custos de entrega e armazenamento, ficando o gás disponível precisamente nas alturas em que é necessário. A pureza é monitorizada de modo contínuo – outra vantagem da produção no local.
As duas pedras basilares de um conceito genial
Através da combinação de um gerador de azoto PN (PNK) modificado e um catalisador de hidrogénio KAT H2, a INMATEC, empresa pertencente ao grupo BOGE, disponibiliza um sistema da máxima eficiência e eficácia para a produção própria de azoto da classe de pureza máxima (0,001% de O2 [grau de pureza 5.0]). Em relação ao ar comprimido necessário, está disponível um portefólio de compressores adequados e componentes de tratamento. O ar comprimido é filtrado e seco, antes do azoto ser separado do ar ambiente com a ajuda da tecnologia Pressure Swing Adsorption (PSA), através da utilização de um crivo molecular de carbono de alta qualidade. O azoto produzido, que tem uma pureza de 0,1% de O2 (grau de pureza 3.0), é primeiro guardado temporariamente num tanque de reserva e depois enriquecido com quantidades mínimas de hidrogénio no KAT de H2. Ao azoto são retiradas as restantes moléculas de oxigénio que, juntamente com o hidrogénio, se unem ao vapor de água. O azoto tem, em seguida, uma pureza de 0,001% de O2 (grau de pureza 5.0). Existem oito variantes de KAT H2 com uma quantidade de fornecimento de até 300 Nm³/h. Em conformidade com isto, existem oito modelos PNK perfeitamente compatíveis a nível técnico com o respetivo KAT H2.
Custos de investimento e operação nitidamente mais reduzidos
A vantagem deste método de dois níveis para a produção de azoto é uma clara redução de consumo do ar comprimido em cerca de 40 a 50%, em comparação com uma produção convencional de azoto com a pureza 0,001% de O2 (grau de pureza 5.0). Uma vez que o gerador foi projetado de forma definitiva para uma pureza de 0,01% O2 (grau de pureza 3.0), a quantidade necessária de ar comprimido pode ser reduzida quase para metade. Isto tem impacto nos custos de investimento, dado a estação de ar comprimido, os componentes de tratamento e o gerador poderem ser muito mais pequenos. Devido à redução da quantidade de ar comprimido colocada ao dispor, também é possível poupar nos custos de eletricidade e reduzir as emissões de CO2. Uma vantagem adicional: os clientes adquirem o sistema completo, constituído por compressor, preparação de ar comprimido, gerador de azoto e catalisador de hidrogénio de uma só vez. Assim, graças à combinação da tecnologia INMATEC e compressores BOGE, os clientes têm ao seu dispor um sistema completo e fiável que assegura um fornecimento contínuo e particularmente eficiente de azoto.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
AutoIMD realiza primeira venda como Concessionário Oficial da JAMA-REBOAL
14 Jan 2025
FUCHS apresenta estratégia para 2025 em Portugal durante almoço de imprensa
14 Jan 2025
JCB marca início de 2025 com aprovação histórica do motor a hidrogénio para uso comercial
13 Jan 2025
Inovação agrícola em destaque na Feira Abanca Cimag-GandAgro 2025, na Galiza
13 Jan 2025