NOTICÍA

Na EIMA, as soluções inteligentes da McCormick para mais conforto e desempenho

04 Out 2024

A edição de 2024 da EIMA International será o palco ideal para mostrar mais uma vez as novidades da McCormick em termos de conforto, soluções tecnológicas e instrumentos digitais, fruto de fortes investimentos em investigação e desenvolvimento dedicados à agricultura 5.0, rastreável e sustentável. 

 

McCormick X7.6 VT-Drive 

Existem dois modelos na gama McCormick X7.6 VT-Drive: o X7.621 de 200 CV e o X7.624 de 240 CV, sendo este último candidato ao prémio Tractor of The Year 2025 na nova categoria MidPower.

 

 

O McCormick X7.6 é acionado pelo motor FPT NEF 67 de 6 cilindros, que cumpre os requisitos de emissões Stage V. A transmissão de variação contínua VT-Drive de 4 etapas alcança uma velocidade máxima de 50 km/h (em modo eco e onde seja permitido). A suspensão dianteira independente IFS (com suspensão hidráulica e controlo eletrónico) proporciona um grande conforto e uma total segurança de condução em estrada e no campo.

 

A nova cabine Clever Cab oferece 14% mais espaço interior e 16% mais superfície envidraçada para melhorar a visibilidade. Os vidros térmicos das portas são de Comfort Sky®, um composto especial desenvolvido pela Saint Gobain, que, em comparação com os vidros convencionais, proporciona um diferencial de temperatura de até 6 graus, além de reduzir o ruído. A nova posição das pegas também facilita o acesso do operador. No exterior, destacam-se os grupos óticos LED, tanto dianteiros como traseiros, enquanto no interior há um novo sistema de infoentretenimento integrável com Apple Car ou Android Auto, novos espelhos retrovisores e um novo compartimento refrigerado. 

 

Por fim, os controlos foram redesenhados para serem ainda mais fáceis e confortáveis de alcançar, enquanto o painel de instrumentos e as interfaces digitais foram melhorados para oferecer uma experiência de utilizador ainda mais satisfatória. Um novo revestimento interior de materiais plásticos em estilo automóvel e um sistema de áudio Alpine de quatro colunas completam o equipamento. O novo painel de instrumentos digital, situado atrás do volante, beneficia de um design limpo e incorpora novas funções, além de comunicar com o monitor tátil DSM Plus de 12”.

 

 

Entre as características da transmissão VT-Drive do McCormick X7.6, a função SmartPower Zero garante que o trator não se mova após acionar o inversor, oferecendo uma maior comodidade ao operador durante o transporte e as operações no campo, bem como ao acoplar os implementos. O McCormick EazyGrip, por sua vez, é o sistema que gere automaticamente a pressão dos pneus, otimizando o consumo de combustível e a tração, ao mesmo tempo que reduz o desgaste dos pneus e garante uma pressão ótima em todos os momentos, tanto na estrada como no campo. 

 

O McCormick X7.6 conta com sistemas mecatrónicos de assistência à condução e gestão da frota, desde o PSM – Precision Steering Management (sistema de condução assistida por satélite) até ao sistema McCormick Fleet & Remote Diagnostics Management para controlo da frota em tempo real, análise de dados do trator, agendamento de manutenção remota e histórico de atividades através do armazenamento de dados. Os tratores também se integram digitalmente com o McCormick Farm, uma aplicação criada para facilitar a gestão da exploração agrícola do ponto de vista agronómico: o trator está conectado a um sistema inteligente e intuitivo que auxilia em mais de 400 culturas diferentes. Através da aplicação McCormick Farm, é possível visualizar relatórios de desempenho e de cultivo, aceder a mapas de prescrição e identificar limites e obstáculos. Isso permite otimizar a gestão de cada área da exploração.

 

McCormick X5.120 P3-Drive 

O McCormick X5.120 P3-Drive, premiado na Agritechnica 2023 como Tractor of The Year 2024 na categoria Best Utility, representa o modelo mais potente da família X5, onde a principal novidade é a transmissão P3-Drive, 36+12 ou 48+16 com HML e super redutora, desenhada e fabricada integralmente nas fábricas da Argo Tractors. Uma combinação de 3 PowerShift (HML) e 4 velocidades robotizadas está disponível para cada gama, oferecendo 12 relações que podem ser geridas em modo sequencial ou automático para cada uma das 4 gamas. Tudo é controlado confortavelmente através do joystick SmartPilot (na nova consola direita), aproveitando a função Auto PowerShift (APS) que engrena automaticamente a marcha à medida que a velocidade aumenta.

 

 

Equipado com um motor FPT F36 com emissões Stage V, de 3,6 litros, com 4 cilindros e 16 válvulas, a gama desenvolve potências de 95 a 114 CV e binários máximos de 395 a 460 Newton metro, tudo isto num trator compacto com uma distância entre eixos de 2354 mm. O que torna este modelo único em comparação com a concorrência e garante grande conforto ao operador (um aspeto que o torna o modelo Best in Class) é a combinação de eixo suspenso e cabine com sistema de suspensão mecânica.

 

Por fim, graças a um design cuidadoso, o sistema de pós-tratamento dos gases de escape, composto por DOC, DPF e SCRoF, está alojado integralmente sob o capot para garantir uma melhor compacidade e visibilidade. O próprio capot, fabricado numa só peça, oferece uma ampla abertura para facilitar as operações de manutenção e limpeza dos radiadores.

 

Trata-se de um trator versátil e compacto, com um peso de transporte de apenas 4000 kg, ideal tanto para trabalhos na empresa como para tarefas exigentes em campo aberto, mas também para pequenas explorações (trabalhos em estábulos e maneio de materiais com o carregador frontal M20).

 

 

Entre as principais características inovadoras destacam-se a transmissão P3-Drive e a introdução do ADS+ para a direção. O ADS+ é um sistema de condução cujo principal objetivo é melhorar o conforto do operador: combina a direção assistida hidráulica de duas etapas com a função EazySteer, que permite virar completamente com apenas uma volta e meia do volante, facilitando assim as manobras na cabeceira. Além disso, o ADS+ incorpora outras funções, como a redução das vibrações no volante, a predisposição para sistemas de condução assistida por satélite e o aumento da rigidez do volante em função da velocidade. Graças a esta tecnologia, durante as manobras, o volante comporta-se exatamente como o de um carro e é capaz de se realinhar automaticamente após a viragem.