Popup Banner Campanha Landini final de ano 2024
NOTICÍA

A MAN realiza a cerimónia de inauguração da nova unidade de produção de baterias em Nuremberga

05 Dez 2024

- Investimento total de cerca de 100 milhões de euros

 

- Quase 350 postos de trabalho na tecnologia do futuro

 

- Início da produção em larga escala de baterias para camiões e autocarros MAN totalmente elétricos a partir de abril de 2025

 

- A MAN é o primeiro fabricante de veículos comerciais na Alemanha com a sua própria produção em série de baterias

 

- Alexander Vlaskamp, CEO da MAN: “O estabelecimento da nossa própria produção de baterias é um marco para a MAN e um sinal importante para a Baviera e a Alemanha como local industrial”.

 

A MAN Truck & Bus está a fazer a transição para a eletromobilidade de forma rápida: após um período de construção de apenas um ano, a empresa celebrou a cerimónia de conclusão do novo edifício para a produção em larga escala de baterias para camiões e autocarros totalmente elétricos na sua fábrica em Nuremberga. Algumas semanas após a entrega do primeiro MAN eTruck a um cliente, a cerimónia de inauguração é o próximo marco para o fabricante de veículos comerciais com sede em Munique. A partir de abril de 2025, baterias de alta voltagem serão fabricadas industrialmente em Nuremberga, utilizando os mais modernos métodos de produção, em 17.000 metros quadrados. Desta forma, serão criados quase 350 novos empregos para o futuro. A MAN será o primeiro fabricante de veículos comerciais a iniciar a produção própria de baterias em série na Alemanha. O volume de investimento para o novo edifício, incluindo investimentos em logística, infraestrutura, edifícios e instalações de produção, totaliza cerca de 100 milhões de euros.

 

 

Na cerimónia de inauguração marcaram presença o Ministro-Presidente da Baviera, Markus Söder, o Presidente da Câmara Municipal de Nuremberga, Marcus König, o CEO da MAN Truck & Bus, Alexander Vlaskamp, e o Presidente da Comissão de Trabalhadores da fábrica da MAN em Nuremberga, Markus Wansch.

 

Alexander Vlaskamp: "Os motores do futuro estão a ser criados em Nuremberga. Não estamos apenas a desenvolver baterias aqui, mas dentro de alguns meses estaremos também a utilizar as mais recentes tecnologias para as produzir em massa. A cerimónia de inauguração é um marco importante para a nossa empresa no caminho para a grande transformação para a mobilidade elétrica. E é também um compromisso claro da MAN com a Baviera e a Alemanha como local de negócios. Isto foi possível graças à estreita colaboração entre a empresa, o nosso conselho de trabalhadores e os políticos de Baviera.”

 

Atualmente, as  baterias para os veículos totalmente elétricos da MAN já estão a ser produzidos em pequenas séries na unidade de Nuremberga. Com o início da produção em larga escala, a área de produção de pequenas séries será gradualmente convertida para o desenvolvimento da próxima geração de baterias e para o recondicionamento de baterias. A partir de abril de 2025, os módulos entregues serão inseridos em camadas de baterias na produção em larga escala. Estas camadas serão empilhadas umas sobre as outras para formar um conjunto de baterias e, em seguida, serão submetidas a testes rigorosos.

 

 

Mais de 50 estações de montagem manuais e automatizadas e sete estações de teste para garantia de qualidade serão instaladas numa área de 17.000 metros quadrados. A instalação dos primeiros sistemas de produção já começou. A partir de abril de 2025, serão fabricadas até 50.000 baterias por ano, numa primeira fase de expansão. Dependendo da evolução do mercado, esta capacidade deverá ser alargada até 100.000 baterias de alta tensão até 2030. Com mais de 35 metros de altura, o novo edifício é o edifício de produção mais alto do local.

 

Ingo Essel, Diretor da unidade da MAN em Nuremberga: "A entrada na mobilidade elétrica é um passo decisivo para o futuro. Temos décadas de experiência no desenvolvimento e produção de motores e agora também estamos idealmente posicionados para nos estabelecermos como um centro de excelência para tecnologias de propulsão alternativas."

 

O Estado Livre da Baviera também está a financiar o desenvolvimento e a pesquisa adicionais em tecnologia de baterias com cerca de 30 milhões de euros. Isto permitiu, entre outras coisas, a integração de células inovadoras de soldadura a laser. A soldadura a laser é a tecnologia de produção mais inovadora, eficiente e suave na construção de módulos de baterias. Com um potente laser de disco de 8 kW, ópticas guiadas por robôs e sensores ultrafinos, as células individuais da bateria são ligadas eletricamente umas às outras com a maior precisão e qualidade. Juntamente com a Universidade Técnica de Munique, a MAN está a investigar o desenvolvimento desta tecnologia, que será utilizada numa futura geração de baterias.