Popup Banner Campanha Landini final de ano 2024
NOTICÍA

A FUCHS cresce, inova e protege o clima em 2024

13 Dez 2024

Qual o balanço do ano da FUCHS? Missão cumprida! Ao olhar para as prioridades estabelecidas no início do ano, todas têm o respetivo visto. O maior fabricante independente de lubrificantes do mundo continuou a crescer, a inovar e a proteger o clima.

 

 

Dos inúmeros projetos e conquistas em 2024, quais os marcos a destacar? Quanto ao crescimento: a aquisição do fabricante de lubrificantes especiais LUBCON, quanto à inovação: a abertura da primeira fábrica alemã de produção de eletrólitos para baterias de iões de lítio e quanto à sustentabilidade: o lançamento do conceito ACT para reduzir a própria pegada de carbono, bem como a dos mais de 100.000 clientes a nível global.

 

“O nosso ano começou logo em grande com o DMG MORI Partner Award”, informa Paul Cezanne, diretor-geral da FUCHS Portugal e explica: “Em toda a FUCHS, estivemos muito satisfeitos com este reconhecimento deste líder global no fabrico de máquinas-ferramentas de alta precisão. Para além de atestar a qualidade e fiabilidade das nossas soluções de lubrificação personalizadas, confirma a excelente cooperação na parceria com a DMG MORI”. Desde 2014, a FUCHS é parceira tecnológica da DMG MORI e, desde 2019, parceira oficial de lubrificantes do programa DMG MORI Qualified Products (DMQP). Como parceira DMQP certificada, a FUCHS fornece lubrificantes adaptados às máquinas e processos da DMG MORI: lubrificantes de refrigeração, lubrificantes para tratamento de metais, desengordurantes e massas. Em janeiro de 2024, a FUCHS foi distinguida, pela segunda vez, com o prestigiado prémio.   

 

 

Em abril, a FUCHS adquiriu o Grupo LUBCON. O global player é especialista no desenvolvimento, fabrico, venda e distribuição de massas lubrificantes, óleos e pastas. A aquisição permite à FUCHS reforçar o portefólio de produtos e integrar novas soluções de lubrificação especiais. Desta forma, consegue aumentar a sua competitividade a nível mundial.

 

Em setembro, a FUCHS e a E-Lyte abriram oficialmente a primeira fábrica de produção de eletrólitos em Kaiserslautern, Alemanha. Com um volume de produção de até 20.000 toneladas de eletrólitos por ano, a E-Lyte Innovations GmbH estabelece um marco significativo na produção de eletrólitos de alto desempenho para baterias de iões de lítio, baterias de iões de sódio e “super-condensadores”. Uma grande parte desta produção é disponibilizada diretamente ao mercado de veículos elétricos a bateria. “Estamos a abrir novos caminhos no domínio da nova mobilidade”, sublinha o diretor-geral da FUCHS Portugal e acrescenta: “Com esta produção, estamos agora no mercado das baterias, uma nova área fora dos lubrificantes tradicionais. A nossa vasta experiência em lubrificantes e fluidos funcionais permite-nos cobrir toda a procura ao longo do ciclo de vida de uma bateria.”

 

 

Com o mesmo espírito pioneiro, a FUCHS criou e lançou, ainda em 2024, o novo conceito ACT para transformar os seus processos lineares em circulares e levar o mundo consigo nesta missão de proteger o planeta. “O nome ACT é um trocadilho e um acrónimo. Abrevia as Advanced Circular Technologies e apela para agir”, explica Paul Cezanne. O processo de transformação na FUCHS é transversal. Engloba tudo desde as matérias-primas – aqui as finitas são substituídas por recicladas, de base biológica ou renováveis – à reciclagem no final do ciclo de vida. “O ACT já tem resultados: Na Europa, as embalagens pequenas da FUCHS, por exemplo, são feitas de material 100 % reciclado e são 100 % recicláveis”, informa o responsável e resume: “2024 foi um ano de grande avanço para a FUCHS. Aliás, também em termos financeiros. O nosso Grupo conseguiu um excelente resultado nos primeiros nove meses de 2024 ao alcançar um EBIT de 334 milhões de euros – mais 7 % do que no ano anterior, e isto num ambiente de mercado atual bastante desafiante.”