A John Deere apresentou hoje novas máquinas autónomas durante uma conferência de imprensa no Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas, EUA, de modo a apoiar os clientes dos sectores da agricultura, construção e jardinagem profissional. Tendo por base a tecnologia autónoma da John Deere revelada pela primeira vez no CES 2022, o conjunto de autonomia de segunda geração da empresa combina uma visão de computador avançada, IA e câmaras para ajudar as máquinas a navegar nos seus ambientes.
Embora cada um destes sectores enfrente os seus próprios desafios, um ponto comum a todos é a disponibilidade de mão de obra qualificada. “Os nossos clientes dos sectores da agricultura, construção e jardinagem profissional têm trabalhos que precisam de ser realizados em determinadas alturas do dia ou do ano, mão não existe mão de obra disponível e qualificada suficiente para os realizar”, disse Jahmy Hindman, Diretor de Tecnologia da John Deere. “A autonomia pode ajudar a responder a este desafio. Esta é a razão pela qual estamos a alargar o nosso conjunto de tecnologias, de modo a permitir o funcionamento seguro e autónomo de mais máquinas em ambientes únicos e complexos. Isto será vantajoso para os clientes e para todos os que dependemos deles para nos fornecer os alimentos, combustíveis, fibras, infraestruturas e cuidados paisagísticos dos quais dependemos todos os dias.”
Mais máquinas com condução autónoma
- Trator autónomo 9RX para agricultura em grande escala: a mobilização é uma das alturas mais movimentadas do ano para os agricultores. Com o conjunto de autonomia de segunda geração, que inclui 16 câmaras dispostas em cápsulas para permitir uma visão de 360 graus do campo, os agricultores podem afastar-se da máquina e realizar outras tarefas importantes. O conjunto de autonomia avançado também calcula a profundidade de forma mais precisa a distâncias maiores, permitindo que o trator puxe mais equipamento e se desloque mais depressa.
- Trator de pomar autónomo 5ML para pulverização com jato de ar: a proteção das culturas através da pulverização com jato de ar é uma tarefa desafiante e repetitiva. O trator inclui o conjunto de autonomia mais recente com mais sensores da tecnologia Lidar para trabalhar com as densas copas encontradas nos pomares.
- Trator elétrico a bateria: para aqueles que procuram uma solução sustentável para as suas operações agrícolas, a John Deere apresenta o protótipo E-Power, um trator com preparação para autonomia e sem emissões de escape. É indicado para aqueles nos sectores de culturas especiais e laticínios e gado. O trator tem uma potência contínua de 130 hp, fornecendo uma potência e binário instantâneos para cumprir tarefas exigentes.
- Cortador de relva autónomo elétrico a bateria para paisagismo comercial: o paisagismo comercial é um sector muito competitivo e é essencial dispor de colaboradores para apoiar diferentes propostas. O cortador de relva profissional autónomo utiliza a mesma tecnologia de câmara que outras máquinas autónomas da Deere, mas numa escala reduzida, uma vez que a máquina ocupa menos espaço. Graças às duas câmaras na dianteira, esquerda, direita e traseira, é possível conseguir uma cobertura de 360 graus e os colaboradores podem focar-se noutros aspetos da tarefa.
- Camião basculante articulado (ADT) autónomo P-Tier 460 para operações em pedreiras: as pedreiras fornecem as matérias-primas essenciais para a construção de estradas, edifícios e infraestruturas e o processo de extrair, processar e transportar materiais é complexo. Ao utilizar o conjunto de segunda geração, o ADT irá realizar as tarefas repetitivas de transporte de materiais na pedreira para facilitar as diferentes etapas do ciclo.
O conjunto de autonomia da John Deere será fornecido pré-instalado em novas máquinas e como kit de melhoria e atualização para determinadas máquinas existentes, oferecendo aos clientes várias opções, dependendo do quão avançada é a tecnologia das suas máquinas.
As máquinas autónomas são geridas pelo John Deere Operations Center Mobile, a plataforma baseada na nuvem da empresa. Ao deslizar da esquerda para a direita para começar, a máquina pode iniciar o funcionamento quando colocada no local adequado. Através da aplicação, os utilizadores também têm acesso a vídeo, imagens, dados e métricas em tempo real e podem ajustar vários fatores, como a velocidade. Em caso de anomalias na qualidade da tarefa ou problemas da máquina, os utilizadores serão notificados remotamente para que possam realizar os ajustes necessários.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Novas formações – OPCO qualifica indústria automóvel em 2025
07 Jan 2025
Mandriladora WS2 revoluciona operações de reciclagem de metais no centro do país
07 Jan 2025
A John Deere apresenta novas máquinas e tecnologias autónomas no CES 2025
07 Jan 2025
LASO conclui transportes para o Parque Eólico de Los Barrios, Andaluzia
06 Jan 2025