A 47.ª edição da EIMA foi apresentada na Fieragricola, em Verona. A exposição internacional de máquinas agrícolas terá lugar em Bolonha, de 10 a 14 de novembro de 2026. As candidaturas continuam a aumentar e estão previstas novidades ao nível da organização das áreas exteriores de demonstração. Alguns dos temas que integrarão o programa de conferências já foram definidos — afirma Simona Rapastella — e reforçam a feira não apenas como uma oportunidade de negócio, mas também como um espaço de formação contínua para os profissionais da agricultura e da agromecânica.
A edição de 2026 da EIMA International — o grande certame dedicado à maquinaria agrícola — está a antecipar o planeamento organizativo e já entrou na fase de definição do layout. Os pedidos de participação por parte das empresas expositoras continuam a chegar — explica o Departamento de Eventos da FederUnacoma, a Federação Italiana dos Fabricantes de Máquinas Agrícolas, entidade organizadora do evento — mas a capacidade de os acolher depende da distribuição das categorias de produto nos pavilhões e da atribuição dos espaços expositivos.
“É um ‘puzzle’ complexo que tem de ser montado”, explicou Simona Rapastella, diretora-geral da FederUnacoma, durante a conferência de imprensa realizada esta tarde em Verona, no âmbito da Fieragricola, “porque tanto o número de candidaturas como os pedidos de área de exposição estão a aumentar”.
“Alguns setores estão a registar uma procura crescente”, acrescentou Rapastella, “como o setor dos componentes, que conta atualmente com cerca de 800 empresas expositoras e que, também este ano, regista dezenas de novas marcas a candidatarem-se pela primeira vez à feira. A este ritmo, com os seus 14 setores e cinco áreas temáticas dedicadas a categorias específicas de produto, o evento deverá igualar — ou mesmo superar — as 1.750 empresas da edição anterior”.
Entre as novidades anunciadas destacam-se as relacionadas com as áreas exteriores de demonstração. A área Garden E-motion, dedicada à jardinagem, e a área REAL, vocacionada para tecnologias robóticas, estarão localizadas entre os pavilhões 35 e 37. A área EIMA Energy estender-se-á ao longo de dois lados exteriores do Pavilhão 30, enquanto as arenas do Tractor of the Year e do Contoterzista Driver Trophy ficarão situadas junto à Entrada Norte do recinto, que tem vindo a ganhar importância devido à proximidade de novos parques de estacionamento e ao terminal dos serviços de shuttle.
A exposição de maquinaria agrícola apresentará elevados padrões ao nível das infraestruturas e dos serviços, acolhendo visitantes de mais de 150 países e delegações oficiais do ICE – Agência Italiana para o Comércio Externo, cujo número deverá atingir valores recorde nesta edição.
“A colaboração com a Agência Italiana para o Comércio Externo é cada vez mais fundamental e estratégica para confirmar o posicionamento internacional da feira”, afirmou a diretora da FederUnacoma, “em linha com a orientação política definida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional, que identifica as feiras como um instrumento-chave para o desenvolvimento das relações económicas e comerciais entre países”.
“Já estamos a trabalhar intensamente com o ICE”, prosseguiu Rapastella, “porque o número de operadores internacionais nesta edição será significativo, como nunca antes alcançado, com um novo programa que estamos atualmente a finalizar”.
A exposição de maquinaria agrícola apresentará o melhor da produção mundial, lançará estreias em todos os setores e marcas, e destacará soluções de elevado conteúdo tecnológico através do Concurso de Inovação Técnica, que abriu na semana passada e aceitará novas propostas submetidas pelos fabricantes até 16 de junho.
Paralelamente, ao conjugar conteúdos técnicos com questões económicas e políticas, a EIMA International afirma-se como um espaço de diálogo entre as organizações da cadeia de fornecimento agromecânica, as associações profissionais agrícolas e industriais, bem como o mundo da política e das instituições. Entre estas, destaca-se o Ministério da Agricultura, da Soberania Alimentar e das Florestas, que contará com uma área expositiva relevante no salão EIMA Extend.
A maquinaria agrícola é, aliás, um instrumento essencial para alcançar os objetivos de produtividade e sustentabilidade ambiental que estão no topo da agenda política nacional e internacional. Estes temas serão abordados por membros do Governo e do Parlamento italianos, por delegações de governos estrangeiros, representantes diplomáticos e delegações de deputados ao Parlamento Europeu presentes na feira.
O programa de eventos deverá incluir pelo menos 150 conferências, seminários e workshops, entre os quais se destacam temas como:
“Máquinas e tratores autónomos — a regulamentação das atividades robóticas”;
“Gestão de dados na agricultura: enquadramento regulamentar e o projeto CEADS para um ‘espaço europeu comum de dados’”;
“Trabalhar em ambiente seguro: riscos, boas práticas e ‘escudos tecnológicos’”;
“Créditos voluntários de carbono, um incentivo importante para promover uma agricultura e silvicultura de baixo impacto”.
O programa abordará igualmente temas políticos e económicos — como os mercados agromecânicos nas recentes zonas de comércio livre estabelecidas entre a Europa e a Índia, e entre a América Latina e a Europa — bem como questões socioculturais, como “Agricultura imaginada. Design, robótica, tecnologias ‘micro’ e ‘macro’: formas e paisagens do futuro próximo” ou “O toque humano”: competências, processos e soluções gráficas para otimizar a utilização de sistemas digitais.
“Tudo isto faz da EIMA International um espaço de formação permanente para todos os profissionais da agromecânica”, concluiu Simona Rapastella, “e uma ferramenta para ‘desenhar’ o futuro da agricultura, tal como sugere o slogan desta edição: Design Agricultural Future.”
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Escavadoras Caterpillar reforçam a vertente tecnológica em operações de escavação e nivelamento
05 Fev 2026
Zeppelin Maquinaria reforça aposta na FIMA 2026 com presença em três espaços expositivos
05 Fev 2026
EIMA 2026: a “desenhar” o futuro da agricultura
05 Fev 2026
Mercado de tratores arranca 2026 com crescimento de 6,1%
05 Fev 2026